quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Centro de Controle de Zoonoses inicia iscagem de ratos e caramujos


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é o órgão municipal com atribuição fundamental de prevenir e controlar as zoonoses. Nesta semana, iniciou o trabalho de prevenção com iscagem de ratos e caramujos em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com o responsável técnico do CCZ, Aloísio Leite, através desta ação o órgão pretende combater a população de ratos e caramujos no município e eliminar os riscos de transmissão de doenças, como a meningite eosinofílica, esquistossomose, leptospirose, entre outras.

A equipe de combate é formada por cerca de sete pessoas, sendo um agente de controle de endemias, três vaqueiros e três auxiliares de veterinária. A iscagem de ratos é feita por meio de raticida, tendo como um dos princípios ativo o bromadiolone. Nas residências e locais como feira livre é usado o pó de contato. Para inibir a proliferação de caramujos, por exemplo, o CCZ utiliza a isca metaldeído 5%, segura para humanos e animais, como cães e pássaros.


Aloísio Leite alerta que a área portuária é um dos pontos estratégicos para a proliferação desses roedores e moluscos, oriundos, na maioria das vezes, de países asiáticos e do norte do continente americano. Ele ressalta, contudo, que a inspeção já está sendo realizada. O coordenador destaca ainda que o órgão trabalha desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e vigilância ambiental em saúde.

“Orientamos que a população ilheense proteja a caixa d’água com tampa, para dessa forma evitar a contaminação através das fezes e urina do rato. Se a pessoa tocar em um caramujo ou entrar em contato direto com as suas secreções é indicado lavar bem a região com água e sabão. Contudo, é recomendável que a pessoa informe ao Centro de Controle de Zoonoses ou ao setor de atenção básica do município”, explica Aloísio.

8 comentários:

  1. No antigo fórum tem uma porrada.

    ResponderExcluir
  2. Bairro Sarinha,especificamente próximo ao canal infestação de caramujo

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Sarinha estamos encontrando grandes quantidades de caramujos,especificamente próximo ao canal

    ResponderExcluir
  4. Sarinha está com grandes quantidades de caramujos especificamente próximo ao canal

    ResponderExcluir
  5. No bairro São Pedro em Itabuna os ratos não param a comunidade não aguenta mais 🤔

    ResponderExcluir
  6. Muitos caramujos na rua B Nova itabuna

    ResponderExcluir
  7. NAS IMEDIAÇÕES DO ANTIGO CORREIO DA INÁCIO TOSTA APARECEM VÁRIOS DESSES.

    ResponderExcluir
  8. a galera do comentário acima pega o caramujo e faz escargo seus otário ...

    ResponderExcluir