terça-feira, 13 de agosto de 2019

Citado para 2022, Rui Costa testa estratégias para confrontar Bolsonaro

O governador Rui Costa recuou na estratégia de partir para o confronto direto com o presidente Jair Bolsonaro. Se, há cerca de duas semanas, o embate público em torno da inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, rendeu espaço nos principais jornais do país, nas mais recentes críticas do presidente ao Nordeste, o que se viu foi um Rui discreto. O petista preferiu assumir uma postura mais contemporizadora, ao invés da disputa explícita por controle das narrativas em torno dos rumos políticos do Brasil. Enquanto isso, Bolsonaro seguiu sua metralhadora retórica, conversando com os próprios eleitores “de igual para igual”.

Para quem planeja uma ascensão em 2022, essa retração de Rui é ligeiramente incomum. O baiano é citado como um dos possíveis nomes do PT para o Palácio do Planalto e, naturalmente, aproveitaria qualquer oportunidade para ganhar visibilidade como um contraponto a Bolsonaro. Todos sabem que ambos não se bicam e não há republicanismo que permita que governador e presidente dividam o mesmo espaço sem troca de farpas. Porém, depois de um pico de exposição, parece que o petista mudou o rumo escolhido até então.

Foram diversas as oportunidades registradas do episódio do aeroporto até agora em que seria possível divulgar algum tipo de crítica a Bolsonaro. Até julho, também foi possível observar “estocadas” de Rui em Bolsonaro. Agora, parece que o governador prefere ser evasivo. O posicionamento mais claro nesse sentido foi registrado logo após a segunda passagem do presidente pela Bahia em menos de 15 dias. Naquela segunda-feira, Bolsonaro sugeriu que os governadores queriam transformar o Nordeste em “uma nova Cuba”.

A resposta veio nas redes sociais, mas com um tom muito mais brando. “Não tenho tempo para nutrir preconceito contra ninguém. Luto por uma Bahia, um Nordeste e um Brasil de igualdade e sem ódio”. Ou “Meus pais me ensinaram amor, tolerância e respeito ao próximo. Não abrirei mão dos meus valores por causa um problema conjuntural que o Brasil enfrenta hoje que é do ódio e da intolerância”.

Ambas, como se vê, têm um alvo muito bem definido, porém sem ser personalizado. Bolsonaro é o principal adversário político do grupo de Rui e, a partir do momento em que o presidente se comporta como candidato à reeleição, qualquer tentativa de minar sua influência política deve ser aproveitada. Por isso, a nova estratégia do governador baiano parece ser mais ponderada. No confronto de retóricas, até agora, Bolsonaro tem levado a melhor. O que não quer dizer que vai se sustentar nos mesmos níveis até o próximo pleito. Rui então vai testando qual a melhor forma de confrontá-lo. Às vezes, é preciso dar um passo para trás para dar para, em seguida, avançar dois para frente. As informações são do Bahia Notícia

53 comentários:

  1. Olha aí povo taboquense, o sujeito que construiu teatro para os ricos, fez banquete e pagou shows na inauguração deixando os abestalhados ao relento tomando chuva, quer o voto de vocês. E o sistema de saúde de Tabocas como está?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o estado é responsável pelo SUS?cavalo, jumento, Fidequenga, se faz é ruim se não faz não presta, a fidumaégua.

      Excluir
    2. Até o comedor de traveco do Alexandre Frota que vcs bozolinos botaram na câmara dos deputados está criticando o Bozo e vai até expulso do PSL, já vcs continuam defendendo, vá ser burro assim nos infernos.

      Excluir
    3. #BolsonaroAté2026 o nordeste acordou e aceito mais migalhas! Chega de mentiras, roubos e conversa bonita, o PT não engana mais ninguém!
      Estudantes, não se deixem enganar por esses hipócritas!

      Excluir
  2. Citado para quê mesmo? ainda bem que ninguem paga para sonhar, com o que ele faz com o servidor e povo é muita ilusão. a Bahia está na merda.

    ResponderExcluir
  3. VOTO EM RUI PARA PRESIDENTE, NÃO A ESTE BOZO QUE SÓ FALA BOSTA E SE MELANDO
    COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS, NÃO SABE SE EXPRESSAR, NÃO TEM NENHUMA EXPERIÊNCIA POLÍTICA, SÓ SABE FAZER OFENSAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vc diz: não tem experiência política, vc quer dizer não sabe mentir, nem roubar e nem tem processos por corrupção na justiça, né isso mesmo?

      Excluir
  4. Bolsonaro não criticou o nordeste como diz a noticia, e sim alguns governadores nordestinos que fazem obras com dinheiro do governo federal e ficam alardeando que foram eles que realizaram.

    ResponderExcluir
  5. Rui Costa e mais alguns governadores querem fazer propaganda inaugurando obras realizadas com recursos federais sem reconhecer isso.Com Bolsonaro a parada é pesada.

    ResponderExcluir
  6. Governadores petistas aliados do PCC, querendo fazer graça com obras do governo federal.

    ResponderExcluir
  7. Só vocês do verdinho que dão foco a este governador medíocre, quando ele retirou a polícia de está resguardando seus eleitores,mostra o quanto ele não tem personalidade diante de seu povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu fica o dia todo mandando mensagem, vai trabalhar corno, tua mulher, tu sabe o que ela tá fazendo quando tu tá falando mal de Rui, deixa de ser otário que Rui teve mais de 1 milhão de votos de frente, e os bozolinos que ler e acredita no Bozo não vai mudar isso, bem quero que vcs virem na gente, fica com o Bozo pra tu corno de goteira

      Excluir
  8. Fico me perguntando como um governador que mantém seu estado no último lugar no quesito educação (isso por anos)...que enfrenta greve de docentes de universidades estaduais cortando ponto dos servidores, que faz com que a saúde do estado, ao lado do saneamento estejam em situação para lá de precária...Será que o PT vai entrar numa barca dessas e topar este nome?

    ResponderExcluir
  9. Só vocês do verdinho que dão foco a este governador medíocre, quando ele retirou a polícia de está resguardando seus eleitores,mostra o quanto ele não tem personalidade diante de seu povo.

    ResponderExcluir
  10. Kkkkkkk esse para presidente kkkkkkk é BOLSONARO ATE 2026 E DEPOIS SERGIO MORO TCHAU COMUNISTAS

    ResponderExcluir
  11. RUI meu voto é seu, agora depois que seu Moro fez, bozo não fez nada a não ser falar bobagem.

    ResponderExcluir
  12. Rui esta sendo um pessimo governante , fora que é envolvido na lava jato , quem bem souber nao vota nesse canalha !

    ResponderExcluir
  13. Bolsonaro vencerá tranquilamente as eleições de 2022...e vai ser no PRIMEIRO TURNO!!!

    ResponderExcluir
  14. 2022 ele estará cumprindo pena com Lula

    ResponderExcluir
  15. Mas vai tomar uma lavada, ...!!!

    Só pode ser leso, querer disputar com Bolsonaro, representando um partido que está mais para organização criminosa, ...!!!

    Vai, abestalhado, ...!!!

    Creio que nem o PT irá apoiar esse abestalhado, ...!!!

    ResponderExcluir
  16. Bolsonaro só é presidente porqué ele armou com Sergio moura

    ResponderExcluir
  17. Bolsonaro só é presidente porqué ele armou com Sergio moura

    ResponderExcluir
  18. Rui que governa para os bajuladores dele aqui? KKKKKKKKKKk Presidente? KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  19. SAFADEZA DESSE ESQUERDOPATA DO INFERNO INDIOTA TINHA QUE TAR PREOCUPADO COM O DESENVOLVIMENTO E MELHORIA DO ESTADO DA BAHIA E NÃO DEFENDER PARTIDO QUE O MAIOR LÍDER TA NA CADEIA .

    ResponderExcluir
  20. Bolsonaro só é presidente porqué ele armou com Sergio moura..vai pra Escola esquerdopata kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A família BOLSONARO movimentos mais de 60 milhões de reais com um laranja.
      Vivas ao BRASIL .

      Excluir
  21. COITADO. UM GOVERNADOR QUE NAO FAZ NADA PELO ESTADO DA BAHIA. A SAÚDE NAO EXISTE A CADA DIA UM HOSPITAL E FECHADO. A EDUCAÇÃO UMA BOSTA. EA SEGURANCA NÃO EXISTE PORQUE HOJE VC NAO PODE TER UMA MOTO QUE O LADRAO LEVA. ENTÃO UM VAGABUNDO LADRÃO DESSES QUER AINDA SER PRESIDENTE. TOME VERGONHA NESSA CARA DE VIADO.

    ResponderExcluir
  22. A saude em itabuna se acabando e o governador deu de mão beijada quase 1 milhão de reais pras bandas tocarem na inauguração do teatro,, e ainda tem quem o apoie,,é a pessoa não ter coração. É só entender que o atual presidente jamais faria isso conosco.

    ResponderExcluir
  23. Prefiro meu presidente falando as verdades na cara , do que um cara que quer falar bonito e nao faz nada ,o tempo pt acabou , ngm se ilude mais ,so quem tem problemas mentais !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu bostanagua e os demas politicos são todos ladrões agora vc falar que seu presidente fala há verdade na cara c tá de brincadeira né um mentiroso que caga pela boca

      Excluir
  24. O bom é que quando o TRE totaliza os votos todos sãos contados com os mesmos pesos, por isso sendo analfabeto ou doutor, todos têm o mesmo valor.

    ResponderExcluir
  25. 12:40 falou tudo!!!

    ResponderExcluir
  26. Rui presidente 2022!!!

    ResponderExcluir
  27. EXCELENTE IDEIA, SÓ ASSIM SEPULTAMOS O PT PARA SEMPRE.

    ResponderExcluir
  28. (12:39, 12:40, 13:06) Sérgio Moura é o par de chifres enterrados em seu furico cornão repetitivo! Vá ser burro assim na casa de Lulaladrão!

    ResponderExcluir
  29. BOLSANARO FALA BESTEIRA. MAS É HONESTO. O PIOR E LULADRAO QUE ESTA PRESO POR ROUBAR A DIGNIDADE DE UM POVO SOFRIDO QUE HOJE TEMOS UM PRESIDENTE HONESTO QUE PRENDEU E ACABOU COM A MAIOR QUADRILHA DP MUNDO.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns povo Baiano pelo melhor governador do Brasil, pois a Bahia está uma maravilha, vamos aos índices, ou seja fatos: pior educação do Brasil, nos níveis de ensino: básico, fundamental e médio, ou seja, os jovens vão à procura de emprego ainda analfabetos, segundo pior índice de desemprego do Brasil, e um dos estados mais violentos do Brasil. Você acha que um estado tem condições de se desenvolver, com índices tão ruins ? Viva o governador Rui Costa, futuro presidente, viva Bahia!!! Na realidade triste Bahia.

    ResponderExcluir
  31. É um absurdo isso, de um lado os defensores do pt que acabou com o Brasil, do outro lado os defensores desse louco que se acha presidente, e que também vai foder com o Brasil, vão procurar o que fazer ao invés de tá comentando absurdos sobre essas pessoas que chamamos de políticos, a pior espécie de ladrões de todos os tempos, vamos defender o nosso Brasil e não esses vermes.

    ResponderExcluir
  32. ESSE DESGRACADO DESSE RUI BOSTA ACABOU COM A BAHIA. AGORA QUER ACABAR COM O RESTO DO BRASIL. SAO PRA LÁ FILHO DA DESGRACA VAI MATAR O CÃO DIABO. PETRALHA NUNCA MAIS.

    ResponderExcluir
  33. Bolsonaro é um incompetente. CadÊ os empregos que v prometeu? A eleição acabou queremos ver trabalho!

    ResponderExcluir
  34. Rui é inifnitas vezes melhor que bozo. Lixo de governo

    ResponderExcluir
  35. Flávio Bolsonaro é ladrão. Bandido filho do presidente.

    Kd Queiroaz? Bandido safado.

    ResponderExcluir
  36. 13 milhões de desempregados e o bozo mandando a gente cagar dia sim dia não.

    ResponderExcluir
  37. Rui correria não é um palanque de bosta não.

    ResponderExcluir
  38. Bolsonaro precisa respeitar o nordeste.

    ResponderExcluir
  39. Meu voto é do senador FLÁVIO BOLSONARO.

    ResponderExcluir
  40. Ruim Bosta é aliado de Fernando Cuma o grande prefeito do vilarejo de Tabocas, com ruas esburacadas, sujas, fedorentas e uma empresa de limpeza que recebe 1,6 milhão de reais e não limpa o chiqueiro. Um vilarejo feio com um lindo teatro para a classe rica dominante, a empresa municipal de saneamento entregue a parceiros em troca de ricas propinas para o prefeito e vereadores. Um povo ignorante, interesseiro, estúpido e venal. Daqui a pouco, assim que tiver início a campanha de enganação com festas e distribuição de esmolas, todos ficarão felizes e reelegerão Cuma e seus cúmplices. Certeza insofismável. Alguma dúvida?

    ResponderExcluir
  41. Vcs PETRALHAS de MERDAS, sempre vão ser os atrasados da vida.
    Quem só sabe assistir a GLOBOSTA, nunca vai saber do que o PRESIDENTE está fazendo. Vão se inteirar dos assuntos atuais seus RETARDADOS, a GLOBOLIXO e vcs são uns atrasos de vida.
    Quem falou que Bolsonaro ñ olha pra o Nordeste?
    Leiam mais e procurem se informar melhor BABACAS.
    PREGUIÇOSOS ANALFABETOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que ele faz é cagar pela boca e quem votou nele fica tentando explicar as merdas que ele fala e detalhe esse bosta não fez nada até agora

      Excluir
  42. Todos os políticos são fascistas, esse ditador Zinho ganhou as eleições na esperança de salvar o país, mais até agora o que se tá vendo é emendas e decretos para exterminar os pobres e os assalariados do Brasil, com essa reforma da previdência e outras. Hoje o presidente é louco, mentiroso, só falar besteira, resumindo ate agora só embromação, e para terminar ainda tem pessoas sem noção nenhuma que defende esse verme fascista.

    ResponderExcluir
  43. Esse bozo vagabundo não vale nada so tá fazendo bosta e acabando com os pobres inda tem gente descarados que fica punindo esse verme e assim vais gerá mais ladrão no brasil

    ResponderExcluir