terça-feira, 13 de agosto de 2019

Estudo aponta que 87% das pessoas acham a conta de energia cara

Um levantamento feito pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) em parceria com o Ibope, mostrou que 79% dos entrevistados gostaria de ter um mercado livre para escolher a sua fornecedora de energia.

O percentual é 10 pontos percentuais maior do que o obtido na avaliação de 2018. Segundo a Pesquisa de Opinião Pública 2019 sobre o que pensa e quer o brasileiro do setor elétrico, lançada hoje (12) na capital paulista, 68% dos entrevistados trocariam hoje a sua fornecedora de energia.

Os dados revelam que 87% das pessoas consideram sua conta de energia cara, número que subiu 4 pontos percentuais em relação ao ano passado. Aqueles que consideram excessivos os impostos cobrados em sua conta de luz são 65% e 64% disseram fazer esforço para economizar energia para não atrapalhar o orçamento familiar. Para 57% da população o custo da energia cairia caso houvesse abertura do mercado.

De acordo com a Abraceel, o objetivo da pesquisa foi o de saber a opinião dos cidadãos sobre a possibilidade de escolher seu fornecedor e até mesmo de produzir sua própria energia. Foram ouvidas 2.002 pessoas, entre os dias 23 e 27 de maio, de 16 a 55 anos, em todas as regiões do Brasil.

“Os resultados apontam um crescimento constante no interesse do brasileiro em ter liberdade de escolha. O Brasil não pode caminhar na contramão do mundo. Países desenvolvidos abriram seus mercados de energia e desfrutam de uma economia e de um crescimento de produção que o nosso mercado também merece”, disse o presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros.

Segundo Reinaldo Medeiros, o mercado livre no Brasil já existe, embora restrito a grandes consumidores, que alcançaram uma economia em torno de R$ 185 bilhões nos últimos 16 anos.

7 comentários:

  1. cara é apelido .... pagar 150 de energia sem nem ficar en casa é um absurdo

    ResponderExcluir
  2. Concordo com os 87% não é cara é um assaltooo kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Caríssima. Pago mais de cem reais com o nis ainda.

    ResponderExcluir
  4. Primeiro cometário se não fica em casa e porque chega conta alta? a maioria das pessoas tem tudo que consome energia e não quer que chegue contas altas só a internet e antenas por assinaturas é o que comem mais energia não querem pagar faz um gato como muitos fazem nas casas dos eletricistas msm é onde estão os gatinhos.

    ResponderExcluir
  5. Isso é verdade na casa dos eletricistas e funcionários da coelba tbm e não é só eles ñ são muitos e muitos gatos na energia eles liga o gato a noite e desliga pela manhã coelba seja mais espertos e faz uma visita pela noite em muitas muitas casas porque ao dia vcs não ver nada

    ResponderExcluir