quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Liberação do FGTS pode limpar nome da metade dos negativados na Bahia

Pesquisa recente divulgada pela Serasa Experian revela que o estado da Bahia possui 3.935.430 pessoas em situação de inadimplência, liderando o ranking de pessoas endividadas do Nordeste. A reportagem da Tribuna da Bahia conversou com o economista do órgão Luiz Rabi, que alerta para o fato, de que o estado, por ser mais populoso lidera em números, mas em termos de porcentagem a realidade é outra, pois apenas 35% da população adulta está em dívida, enquanto a média brasileira é 40,3% .

Destes 3.935.430 inadimplentes baianos, praticamente a metade tem dívidas, que chegam até R$ 500,00. Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio grande do Norte e Sergipe representam 30,3 % do total de 23 milhões de pessoas nestas condições em todo o país. A Bahia é o estado que apresenta mais volume de pessoas com contas pendentes nestas condições, no Nordeste com 2.065.433 endividados. 

Para o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, para evitar que uma pequena dívida se transforme em uma ‘bola de neve’ impagável, o consumidor deve priorizar o pagamento de dívidas com juros mais elevados, que geralmente, são as dívidas bancárias. “A substituição da dívida por uma outra que cobra juros mais baixos é uma opção a ser levada em conta, como é o caso do consignado, que tem juros mais baratos que o do cartão de crédito, por exemplo.”

Segundo dados divulgados pela Serasa, o número de brasileiros endividados e com o nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito, bateu o recorde histórico, desde 2016. Ao todo, o número de pessoas negativadas chegou ao alarmante patamar de 63 milhões. Esse dado revela, portanto, que 40,3% da população adulta está inadimplente no Brasil.

Levando em consideração, os segmentos que geram mais dívidas, estão os bancos e cartões de crédito. Eles batem na casa dos 28,1% dos registros de inadimplência. São seguidos pelos serviços públicos como água, luz e gás (19%) e telefonia (11,6%).

Os estados que lideram a lista de maior parcela da população adulta inadimplente são: Roraima (62%); Amapá (53%); Amazonas (51%); Acre (50%); Rio de Janeiro (46%). Dos 63,4 milhões de inadimplentes no Brasil, 15.403.452 estão no Nordeste.

9 comentários:

  1. eu na pindaíba da porra vou pagar dividas este dinheiro não ti pertence credor um abraço para o spc e um beijo para o Serasa

    ResponderExcluir
  2. Tirar um dinheiro que é pra segurança quando desempregado, vai tirar pra pagar dívida com juros assombroso, fica atrás que eu pago. Pago uma porra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de qualquer jeito quando vc sair vai ter que pagar todo mundo que ta devendo e vai ficar sem nada do mesmo jeito. a não ser que vc prefira ficar com nome sujo e sem crédito na praça.

      Excluir
  3. fui ver meu saldo do FGTS R$: 65,30, nem pra isso eu tenho sorte sllk

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkk que piada

    ResponderExcluir
  5. O cabra suja o nome com 500 contos e muita vergonha esse 500 conto da nem pra tomar uma

    ResponderExcluir
  6. 500 reais hj n dar pra fazer ND me polpe viu ainda mais limpa nome essa piada do ano .. aliás do século

    ResponderExcluir
  7. É muita inocência ou falta de senso acreditar que vão pegar o FGTS pra pagar dívidas.

    ResponderExcluir
  8. kkkk, tem vergonha não Verdinho, limpar o nome com 500,00 conto é pra rir né?

    ResponderExcluir