sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Sarampo: um terço da população baiana com menos de 50 anos não se vacinou

Um terço da população baiana com menos de 50 anos não está imunizada contra o sarampo. De acordo com informações da Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até setembro, a cobertura vacinal na Bahia contra a doença nessa faixa etária era de 66%. Ou seja, 34% do público que te direito a se vacinar na rede pública não estava imunizado.

Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, é a primeira cidade no estado a registrar um surto da doença, com sete casos já confirmados: seis dos que contraíram a doença não eram vacinados e um não completou o ciclo de vacinação – duas doses. A campanha nacional de vacinação começa na segunda (7). “A meta é vacinar 95% para garantir uma imunidade coletiva eficaz. Se eu vacinar 95%, até o indivíduo que não tomou a vacina fica protegido pela imunidade de grupo, porque quem tomou a vacina protege os outros”, explica o responsável pela Coordenação de Imunização da Sesab, Ramon Saavedra.

O último boletim da Sesab aponta 467 casos da doença notificados na Bahia em 2019 – 254 descartados, 204 em investigação e nove casos confirmados, sendo sete em Santo Amaro, um em Jacobina e um em Salvador, importado da Espanha. Houve outros três casos de pacientes de São Paulo e Minas Gerais que passaram pela Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário