terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Desvalorização da moeda se deve a fatores externos, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse, ontem (2), não ver como retaliação ao Brasil a decisão do governo dos Estados Unidos de aumentar as tarifas para importação de aço e alumínio brasileiros. Segundo o presidente dos EUA, Donald Trump, Brasil e Argentina estariam forçando uma desvalorização de suas moedas, o que tem prejudicado os agricultores daquele país.

"Não vejo isso como retaliação”, disse Bolsonaro em entrevista à Rádio Itatiaia na manhã desta segunda-feira (2). Na avaliação do presidente, a correlação não procede porque a desvalorização das moedas locais são em consequência de fatores externos. “O mundo está conectado. A própria briga comercial entre Estados Unidos e China influenciam o dólar aqui, assim como coisas que acontecem no Chile, nas eleições na Argentina e no Uruguai. Tudo está conectado”, argumentou o presidente.

Bolsonaro disse que o assunto será conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda hoje. “Se for o caso, vou ligar para o Trump. A economia deles é dezenas de vezes maior do que a nossa”, disse.

A retomada das tarifas foi anunciada pelo presidente dos Estados Unidos (EUA) em sua conta no Twitter. Segundo ele, “Brasil e Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas, o que não é bom para os agricultores norte-americanos. Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todos os aços e alumínio enviados para os EUA a partir desses países”, disse Trump na rede social.

“As reservas também devem agir para que os países, dos quais existem muitos, não aproveitem mais nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportar seus produtos de maneira justa”, acrescentou o presidente norte-americano.

12 comentários:

  1. HÁ SIM AGORA ESTÁ EXPLICADO É QUE O "MITO" NÃO SABE O QUE SIGNIFICA INTERNO E EXTERNO, QUE BURRO DA ZERO PARA ELE!! QUEM MANDA OS EVANJEGUES, OS PSICOPATAS E O GADO VOTAR NUMA DESGRAÇA DESSA, IGUAL A ELES ! ESSE AÍ JÁ AFIRMOU QUE A TERRA MÉ OLANA, IMAGINE O RESTO ! POVINHO MERECE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o que você é,mas só lhe digo uma coisa os evangélico não são cegos, a ponto de defender de unha e dente um marginal da alta periculosidade igual a Lula.

      Excluir
    2. concordo, essa da terra ser plana segundo o guru desse traste foi demais. na realidade bolsonaro quando ofereceu capim com as mãos cheia no video ele estava fazendo um lanchinho.

      Excluir
  2. Coitado está mais perdido que cego em tiroteio estamos nas mãos de um louco!

    ResponderExcluir
  3. Bem, em parte ele tem razão mas veja, para atacar Dilma esse argumento de dolár em alta servia. A questão aí é a interpretação do TRUMP e a demonstração de que essas relações diplomáticas são mais frágeis do que Bolsonaro insiste em demonstrar.

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que eu ouvir em entrevista o presidente dos dizer que político pra ele é o presidente de outras nações que o BOLSONARO ele considera como fã.
    Então pra mim o BOZO é apenas um pau mandado,puxa-saco,sinico,falastrão.
    Esse governo que está aí vai ser a destruição da nação brasileira.

    ResponderExcluir
  5. ou tadinho, a economia deles é dezenas de vezes maior que a nossa, más, bosta naro não doou o petroleo , a base de alcântara dentre olutros aos "amigos" americanos ? tão pobrezinho eles né mesmo ? kkkkkkkkkkkkkkkk brasileiro que se lasque, vão chupar parafuso para virar pregos, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Para os esquerdopatas só existe um:Lulaladrão, mais conhecido nas caminhadas petistas como o "Rei do Ovo".Todo lugar que ele passa recebe uma chuva de ovos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até existir lulaladrão. Mais tenho certeza que saiu um ladrão e entrou uma família inteira pra roubar o pobre brasileiro.
      O maior mau é ver quem votou e defendeu esse asno e não tem coragem de aceitar que esse governo é o final de linha para o desenvolvimento econômico, e crescimento da nação em geral. Não só o crescimento dos poderosos.

      Excluir
  7. vc entende lá de economia vagabundo, vc só entende puxar o saco de países desenvolvidos.. Isso é um toloco de merda ambulante..

    ResponderExcluir
  8. O povo tá fudido com esse aí , carne já não tá dando pra comprar, ainda bem que existe carne de soja kkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Bolsonaro é a raiz de todo o mal...Esse cara só fez afundar mais o Brasil.

    ResponderExcluir