sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Estudantes de Direito promovem júri simulado em Itabuna


Na noite desta quinta feira (5), aconteceu no auditório da UNIME Itabuna o 1° Júri Simulado, organizado pelos alunos do 8° semestre do curso de Direito, sob a coordenação e supervisão do professor e Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Inocêncio de Carvalho Santana. 
A atividade teve como intuito demonstrar, através da simulação de um caso concreto, todos os eventos e ritos de um Júri Popular, pelo Tribunal do Júri, de acordo com Código de Processo Penal Brasileiro, que visa a participação da sociedade nas decisões do judiciário. 

Os alunos puderam interpretar os papéis essenciais neste rito (juiz, advogados, promotor, jurados, e servidores do judiciário). Ao final, os jurados (representantes da sociedade), após analisar as discussões da defesa e acusação, decidiram pela absolvição do réu ora acusado na simulação. 

Para o público presente, o júri simulado serviu de grande valia, pois a demonstração das atividades desenvolvidas neste âmbito, trazem os esclarecimentos necessários para os que desconhecem tão importante vertente do Direito. 

O professor Inocêncio de Carvalho apresentou um breve discurso, no qual enfatizou a importância do empenho dos discentes para uma sociedade mais justa, onde os futuros operadores do Direito devem exercer a profissão com zelo e dedicação.
O professor ainda destacou a necessidade de incentivo a esse tipo de atividade prática como forma de permitir ao estudante de Direito uma maior vivência da realidade que os aguarda no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário