quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Bahia está entre os estados que podem ter surto de dengue este ano, diz Ministério da Saúde

A Bahia pode ter um surto de dengue a partir de março deste ano. Todos os estados do Nordeste, assim como Espírito Santo e Rio de Janeiro, poderão ter uma intensa proliferação da doença, afirmou o Ministério da Saúde ao portal G1. De acordo com o órgão, a dengue é uma doença sazonal e o quadro é dinâmico e pode mudar em pouco tempo. “Os nove estados do Nordeste e as regiões do Sudeste com grande contingente populacional pouco afetadas em 2019 estão no nosso alerta”, explicou o porta-voz do Ministério da Saúde, Roberto Said.

No ano passado, a Bahia já registrou um crescimento de 658,3% no número de casos de dengue registrados no estado de 30 de de dezembro de 2018 a 8 de novembro deste ano. O dado é do último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Enquanto em 2018 foram registrados 8.647 casos prováveis da doença, em 2019 já foram notificados 65.574. Além disso, 80 notificações de óbito estão relacionadas à doença. A dengue é transmitida por quatro sorotipos do vírus: o sorotipo 1, 2, 3 e 4, todos em circulação no Brasil.


A intensidade de circulação desses sorotipos se alterna pelo país de tempos em tempos. Os surtos de dengue costumam ocorrer, segundo Said, quando há mudança na circulação do tipo de vírus.

Além da dinâmica de circulação dos sorotipos do vírus da dengue, ele alerta que o surto da doença também está relacionado a fatores ambientais. “Estamos em um momento propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue [Aedes aegypti]: altas temperaturas e chuvas intensas”.

Zika e chikungunya

Os dados de registro de zika ainda estão baixos no Brasil. “Mas temos a confirmação laboratorial de que o vírus do zika está em circulação por todos os estados do país, menos o Acre. Por isso, ainda há alerta de infecção para as gestantes”, informa Said.

6 comentários:

  1. JÁ VOU COMER A MINHA FAROFA DE JABÁ ACEBOLADA COM DOIS LEITÃO BEM GELADO PRA FICAR FORTE PRA O MOSQUITO NAO ME PEGAR.

    ResponderExcluir
  2. Por isso que todo dia como meu acarajé e meu abará com pimenta, acompanhando de uma Skol gelada e toda noite bato saco com a nega véia. Mosquito da dengue nem chega perto 😉

    ResponderExcluir
  3. KKKKKK É ONDA 😁😁😁😁😭😭😭

    ResponderExcluir
  4. esse virus só pega nos idolatras do mundão nos evangelico brasileiro apoiador de bolsonaro não pega.

    ResponderExcluir
  5. Em Ilhéus vai dar epidemia, os agentes da dengue não querem trabalhar, a maioria estão ocupando outros cargos. Sem necessidade.

    ResponderExcluir
  6. Todo dia inventam nome pra muriçoca tenho 40 anos esses bichos nunca me fizeram mal criei meus filhos tudo sem essa doença. Eles inventam todo dia nomes de novas doenças pra não dizer q essas doenças são causada por um monte de vacina afim de diminuir a população mundial pobre.Eu como não tomo vacina nem q a porca força o rabo por isso nem sei os sintomas dessas doenças. Engraçado q só o pobre fica com essas doenças por eles força obriga a pessoa tomar tanta vacina por se não tomar sua renda dada pelo governo corta ,teus filhos não podem estudar etc.Eu perco tudo mas não tomo essas vacinas ivenenadas .

    ResponderExcluir