terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Cidade mineira diz ter segunda morte suspeita por cerveja contaminada

Uma segunda pessoa, desta vez uma mulher, morreu com sintomas da síndrome nefroneural, causada pela contaminação por dietilenoglicol, substância encontrada em garrafas da cerveja Belorizontina, da Backer. Ela era moradora de Pompéu (a 174 km de Belo Horizonte). A informação é da prefeitura do município mineiro.

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde ainda não deu informações sobre a suposta segunda morte. Ainda sem a informação desta paciente de Pompéu, o governo  mineiro informou que são 17 os pacientes sob investigação. Desse total, quatro foram confirmados, com uma morte, e os demais ainda estão em apuração.

Presente em lotes da bebida, a substância causa sintomas como insuficiência renal, alterações neurológicas, vômitos e diarreias.  

Sobre o caso de Pompéu, a secretaria municipal da Saúde diz que a mulher esteve em Belo Horizonte a passeio na casa de parentes entre os dias 15 e 21 de dezembro no bairro Buritis. Ela apresentou os sintomas da síndrome nefroneural e morreu em 28 de dezembro.


"O Pronto Atendimento [onde a mulher foi internada] entrou em contato com familiar da paciente, em que foi relatado ingestão da cerveja Belorizontina", diz o município, em nota.  

A cerveja Backer pediu que os consumidores não bebam a Belorizontina e a Capixaba (mesma bebida mas com rótulo diferente para ser vendida no Espírito Santo), independentemente do lote. 

"Aqui na fábrica nunca foi usado o dietilenoglicol e tudo que está acontecendo ainda é um mistério para gente e para as autoridades", afirmou a diretora de marketing da Backer, Paula Lebbos, nesta terça-feira (14).

A fábrica da Backer, no bairro Olhos d'Água, em Belo Horizonte, passou por uma nova vistoria na manhã desta terça por equipe da Polícia Civil e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

No dia anterior, o ministério havia mandado recolher todas as cervejas e chopes que tenham sido produzidos pela Backer de outubro de 2019 até hoje.  Na ocasião, por meio de nota, a cervejaria havia informado que iria recorrer da decisão judicial. Mas hoje a informação da cervejaria é a de que vai acatar a determinação do ministério.

Ainda segundo a empresa, todas as cervejas Belorizontinas foram produzidas no tanque que está sendo investigado pela polícia.

O tanque, de 18 mil litros, produz cerca de 33 mil garrafas por braçagem. Como a cervejaria informa não saber como a substância dietilenoglicol se propagou, recomenda que ninguém consuma garrafas dos dois rótulos. 

A empresa, diz Lebbos, passa por vistorias constantes, todas auditadas, e que prefere não fazer julgamentos sobre o que pode ter causado a contaminação. "Nós fomos surpreendidos, assim como vocês".  

A Backer produz as seguintes marcas, que estão envolvidas no recall pedido pelo ministério: Belorizontina, Capixaba, Backer Pilsen, Backer Trigo, Backer Pale Ale, Backer Brown, Medieval, Pele Vermelha IPA, Bravo, Exterminador de Trigo, Três Lobos, Capitão Senra, Corleone, Tommy Gun, Diabolique, Pilsen Export, Bohemia Pilsen, Julieta, Backer Reserva do Proprietário, Fargo 46, Cabral e Cacau Bomb.

17 comentários:

  1. EU EM. É POR ISSO QUE GOSTO DO MEU LITAO DE ITAIPAVA LEVADO A UM FEIJAO COM JABÁ MAIS NEGA VEA SÓ FURUFANDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique sabendo que sua Tapava tb pode ser sabotado.😛😛😛😛

      Excluir
  2. Si tiveci na igreja naum tava asim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você dividisse o tempo da igreja com a escola não escreveria tão errado e certamente teria a língua menor. Se manque babaca.

      Excluir
    2. Que burro, dar zero pra ele, numa única palavra conseguiu errar três vezes.

      Excluir
    3. 3 so kkkkkkkkkkkkk? vamos aos erros ( si,tiveci,naum,tava,asim)
      (se, estivesse, não , estava ,assim )kkkkkkkk

      Excluir
  3. Se desse pra um cachaceiro raiz a cerveja é quem morria kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Se estivesse no centro de macumba não tinha acontecido isso!!

    ResponderExcluir
  5. País sem fiscalização,deixa rolar os impostos estão entrando nos cofres....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pare de escrever o que não sabe, se vc parasse de ficar fumando maconha e assistisse o jornal, saberia que foi sabotagem, e tem um suspeito que foi demitido, e jurou se vingar.

      Excluir
  6. O CRENTE BEBENDO CERVEJA, OU SEM BEBER VAI PROS QUITO DO INFERNO DE QUALQUER JEITO.O QUE O CRENTE FAZ DE DIFERENTE DE QUEM NÃO É PRA IR PRO CEU, SÓ PORQUE DA DINHEIRO PRO LADRÃO DO PASTOR E GRITA FEITO LOUCOS ABUSNDO OS VIZINHOS COM AS MÚSICAS DIABÓLICAS. SÓ ESSA É A DIFERENC IA PORQUE ESSA RACA NÃO AJUDA O SEU SEMELHANTE E A LÍNGUA E UMA DESGRAÇA SEM FALAR QUE SÃO CALOTEIROS E VEACOS.

    ResponderExcluir
  7. Por isso bebo so pitu

    ResponderExcluir
  8. Esse corno ai da jabá ele assa carne pra pé de pano ou corno que fala fica no Verdinho sua nega veia fundando com pé lã

    ResponderExcluir
  9. Pra vc do comentário das 21:43 tantas pessoas na igreja q são pior q os q não vão. Tá na igreja não quer dizer nada por la entra cachorro ,gato,ladrão, estuprador etc. Eu não vou a igreja mas sei o certo e adoro meu Deus no meu quarto .Vc acha tomar cerveja é pior q roubar desfaçado os bestas das igreja e ficar de olho nas crentizinhas?? Deus deixou o livre arbítrio ok? Agora vou tomar uma davarsa gelada porq pra isso Deus me deu direito e condições 🍻🍻🍻🍻🍻🍻

    ResponderExcluir
  10. Pra vc do comentário das 21:43 tantas pessoas na igreja q são pior q os q não vão. Tá na igreja não quer dizer nada por la entra cachorro ,gato,ladrão, estuprador etc. Eu não vou a igreja mas sei o certo e adoro meu Deus no meu quarto .Vc acha tomar cerveja é pior q roubar desfaçado os bestas das igreja e ficar de olho nas crentizinhas?? Deus deixou o livre arbítrio ok? Agora vou tomar uma devarsa gelada porq pra isso Deus me deu direito e condições 🍻🍻🍻🍻🍻🍻

    ResponderExcluir
  11. Mineiro inventa coisa.

    ResponderExcluir
  12. Rapaz, liga para o JAIR que ele resolve.

    ResponderExcluir