quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Ensaio mobiliza para resgate de Maria Fumaça em Ilhéus

O fotógrafo Clóvis Lunardi realiza o ensaio fotográfico “Vertigens e Ruínas de Uma Maria Fumaça 12 – Estrada de Ferro Ilhéus (2019)”, que retrata, em 50 fotografias coloridas e em preto e branco, o descaso e abandono de um patrimônio público e uma relíquia da moderna indústria ferroviária. A exposição está no em formato virtual. 

Acesse o link no site: www.salvemariafumaca12ios.com.br. A primeira e a última Maria Fumaça da E.F. Ilhéus encontra-se abandonada no pátio da 13º Ciretran de Ilhéus, no Bairro Iguape. De acordo com Clóvis, “a locomotiva é um monumento de valor histórico inestimável, contudo, essa jóia está sendo reduzida a um ferro velho”. Ele pede ao poder público o imediato isolamento da máquina a vapor” para proteção de intempéries, ação necessária para estancar a chuva e a maresia que alimenta a voraz ferrugem que por décadas vem corroendo o seu corpo metálico em avançado estágio de decomposição. 

O fotógrafo defende ainda o Tombamento do Patrimônio Público por Decreto Municipal e a realização de “Estudo de Viabilidade para a Restauração e Reinstalação da Maria Fumaça 12. “A exibição da Maria Fumaça em praça pública, “e a sua inclusão no roteiro de Monumentos da Cidade, contribuirá significativamente para o fortalecimento da Política Municipal de Cultura e Turismo”, afirma.

9 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, Precisamos recuperar a história de nossas cidades, fazendo como outros centros fazem, utilizando com visitação turística.

    ResponderExcluir
  2. BOM DE REFORMAR E ALMENTAR SAO AS FROTA DE ÔNIBUS,COLOCAR AR CONDICIONADO DAR MAIS CONFORTO PARA OS PASSAGEIROS OU SEJA FAZER COISA MAIS ÚTIL OARA A SOCIEDADE ISSO SIM...( C ) IGUAI-BA

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkk meu Deus o povo é bruto mesmo. Não tem memória de nada, passa por cima de tudo atropelando sem piedade, nosso passado, presente e futuro.
    Só cachaçada, farra, droguinha, tiro, e etc Quanta ignorância realmente.
    Precisamos sim, com prioridade de muita coisa para nossa população. Mas ao mesmo tempo devemos lembrar da nossa história,os erros e acertos do passado nos fortalece o presente, e preparamos um futuro de decisões com probabilidades de sucesso.
    Apoio comida e ônibus com ar condicionado, mas a ideia do tombamento e restauro dessa locomotiva, seria um ótimo incremento atrativo turístico para Ilhéus.

    ResponderExcluir
  4. 18:54 boas palavras!!!👍

    ResponderExcluir
  5. Comentário 16:58 deveria ter ficado calado seria mais viável ...esse é o tal do mente vazia

    ResponderExcluir
  6. TEMOS QUE TER COISAS NOVAS NAS CIDADES E NAO RECUPERAR COISAS VELHAS QUE SÓ VAI ENCHER OS BOLSOS DESSES FI DA PESTE, NAO QUEREMOS SABER DE COISAS DO PASSADO E SIM DO FUTURO, MAIS COM ISSO EM MENTE FICA DIFÍCIL

    ResponderExcluir
  7. o bom seria implantar de novo uma linha ferrea que interligassem conquuista a itacaré. seria bom para o povo,,,,mais as empresas de onibus jamais vam permitir

    ResponderExcluir
  8. Em Iléus Ou Iléos tudo é possível.

    ResponderExcluir