terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Irã convoca representante do Brasil em Teerã após nota em apoio aos EUA

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta segunda-feira (6) que a encarregada de Negócios do Brasil em Teerã, Maria Cristina Lopes, foi convocada pela chancelaria iraniana. Segundo o Itamaraty, o teor da conversa é reservado e não será divulgado. A informação sobre a convocação foi publicada pelo site do jornal "O Globo" e confirmada pela TV Globo.

Na semana passada, o principal general iraniano, Qassem Soleimani, foi morto em um ataque ordenado pelo governo dos Estados Unidos. Segundo o presidente dos EUA, Donald Trump, o ataque serviu para "parar" uma guerra, não iniciar uma.

Um dia após o ataque, o Itamaraty divulgou uma nota na qual disse apoiar a "luta contra o flagelo do terrorismo". Na nota, o governo brasileiro condenou um ataque à embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, cidade onde Soleimani foi morto, mas não condenou a morte do general iraniano.

"Informamos que a Encarregada de Negócios do Brasil em Teerã, assim como representantes de países que se manifestaram sobre os acontecimentos em Bagdá, foram convocados pela chancelaria iraniana. A conversa, cujo teor é reservado e não será comentado pelo Itamaraty, transcorreu com cordialidade, dentro da usual prática diplomática", informou o Ministério das Relações Exteriores nesta segunda.

'Poderio bélico'

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer, antes de o Itamaraty divulgar a nota, que o Brasil não se manifestaria sobre o assunto por não ter "poderio bélico".

Bolsonaro afirmou ainda que conversaria com autoridades americanas porque os dois países são aliados em muitas questões.

"Eu não tenho o poderio bélico que o americano tem para opinar neste momento. Se tivesse, eu opinaria", afirmou o presidente na ocasião.

Efeitos da crise

Um dos efeitos da crise entre Estados Unidos e Irã foi o aumento no preço do barril de petróleo. Segundo a Reuters, a alta chegou a 0,45% nesta segunda-feira, com o barril a US$ 68,91.

No Brasil, Bolsonaro tem afirmado que o governo não vai interferir no preço dos combustíveis, mas que a alta é o que "mais preocupa" neste momento.

Nesta segunda-feira, o presidente se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e com o presidente da Petrobras, Roberto Castelo Branco. Após o encontro, Castelo Branco disse que há "liberdade total" no Brasil para os preços de derivados de petróleo, como os combustíveis.

Outro efeito provocado pela crise foi a queda no fechamento das bolsas de valores internacionais.

27 comentários:

  1. Deus esqueceu da humanidade, sempre há sanguinários!

    ResponderExcluir
  2. ou é bandido ou é artista, meio termo não há, o brasil como já se esperava e é rabugem dos americanos, o brasil é vasilha de escarro dos EUA, então também é inimigo, quero ver só as bombas explodindo aqui neste podre e marginalizado povo evanjegue e psicopata, torço para o Irã e repeito a força e a vontade de povo verdadeiro. só quero ver o finado brasil explodindo!

    ResponderExcluir
  3. Bolsonaro que se mete aonde não cabe ele , o exercito brasileiro não guenta com a guerra do tráfico no rio, vai guenta uma guerra contra irá.

    ResponderExcluir
  4. Por favor Bozo não mije pra trás garanta suas calças já sabemos q vc gosta de fala uma coisa e na o q o bicho pega vc volta atrás garanta suas ideias e convoque os patriotas q votou em vc pra essa guerra eles já estão mais q preparados pra morrer pelo Brasil kkkk obs só chamem os bolsominions os esquedopas não tem competência pra uma missão tão importante

    ResponderExcluir
  5. Viva os ESTADOS UNIDOS. Tem que acabar mesmo com esses terroristas no mundo.a começar pela esquerda aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só ladeiraa abaixo

      Excluir
  6. BRASIL TEM QUE SAIR DESSE PAÍS, BERÇO DE TERRORISTAS.

    Qassem Soleimani, NUNCA FOI UM GENERAL. FOI UM CHEFE DO TERROR, QUE MATOU E TORTUROU MILHARES DE PESSOAS.

    O BRASIL, AGORA, NÃO APOIO TERRORISTA.

    A MORTE DE UM TERRORISTA ESTÁ INCOMODANDO QUEM APOIO O TERROR, QUEM TINHA UM CHEFE AMIGO DO IRAN..

    ResponderExcluir
  7. morte aos americanos, morte aos brasileiros evanjegues, kkkkk dar pra ver pos soldados brasileiro armados de estilingues e bolas de gude kkkkkkkkk a milícia está mais bem armada que o exercito brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC é é tão burro que parece não saber o efeito de uma guerra ou de uma bomba lançada... Tremendo idiota que não sabe o que está falando.

      Excluir
    2. PELO BEM E PELA PAZ, PESSOAS COMO VOCÊ SÃO MINORIA E NÃO CABEM NA LISTA DE PESSOAS HUMANAS E COM SENTIMENTOS...

      VOCÊ SÓ ENCONTRA POSSUI MUITO ÓDIO E DESILUSÃO EM SUA VIDA, POR ISSO PENSA ASSIM E NÃO TEM CONSCIÊNCIA QUANDO DESEJA MORTE A BRASILEIROS E AMERICANOS QUANDO O ASSUNTO TRATA DO FIM DE UM CHEFE TERRORISTA QUE MALTRATOU E MATOU MILHARES DE PESSOAS....




      Excluir
    3. Bolsonaro chamou os militantes petistas de "idiotas úteis", eu os chamo de "idiotas inúteis"...

      Excluir
  8. O Bozo tá achando q a milícia dele vai lutar numa guerra de cachorro grande

    ResponderExcluir
  9. Mais uma do bolsobosta vai abrir a boca pra abraçar uma causa que nao é nossa...nao basta nossa propria guerra contra o trafico de drogas que estamos perdendo vai esse quadrúpede rinchar aos 4 cantosdo mundo que apoia a ação daquele outro asno chamado trump atraindo assim uma possivel atenção de terroristas aqui no Brasil. Mas aos apoiadores desse quadrupede se alistem voluntariamente no exercito e vao para o Iraque combater os terroristas boa viagem e não voltem mais.

    ResponderExcluir
  10. CAMBADA DE TERRORISTA, CHAME TAMBEM AS VITIMAS DO ONZE DE SEMTEMBRO SEUS LIXOS PARA DIZEREM COMO ESTAO, TA PENSANDO QUE O BRASIL AINDA ERA DO TEMPO DE LULA E DILMA, QUE BAIXAVA AS CALÇAS PARA TUDO QUE E PAIS DE BANDIDOS, ESTES LIXOS NAO PASSAM DE TERRORISTAS, VAO SE LASCAR, O BRASIL AGORA E OUTRO SOBERANO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bandido são os evanjegue pangaré que rouba os alienados com promessas de cura e riquezas.

      Excluir
    2. ou viadinho das 12,41 o lula peno menos foi convidado e foi o único a realizar diplomacia naquela época. nem a suiça foi chamada, somente o lula foi! e agora bolso-bosta arriou as calças pros americanos meter sem vasilina e ainda raspado, kkkkkk e o brasil é outro? outro o que? e o tal soberano que vç cagou pelo fucinho, soberano aonde? de que? kkkkk

      Excluir
    3. Um exemplo da dessa soberania é a riqueza da Amazônia brasileira sendo saqueada por vários outros países.

      Excluir
  11. BRASIL FILHOS DA PUTA, FICA DE LADO, ESQUECE A VIDA DOS OUTROSD, VÃO BABAR OS OVOS DOS AMERICANOS E ELES FUDENDO TODOS NO BRASIL, DEIXA ELES SE FUDEREM SOZINHOS, POIS ISSO SOBRA PRA QUEM NÃO TEM NADA A VER, FICA NA SUA BRASIL, AQUI JÁ TEMOS PROBLEMAS DEMAIS, QUE NINGUEM AJUDA, SÓ ATRAPALHAM, PAIS ONDE AS MULHERES SÃO TIDAS COMO PUTAS, OS HOMENS VAGABUNDOS, ENTÃO DEIXA A VIDA DOS OUTROS PRA LÁ.

    ResponderExcluir
  12. EUA também vão atacar com drones as refinarias do PCC que exportam drogas para lá?

    ResponderExcluir
  13. vamos povo do irã , varrer o brasil, botar bombas até onde puder, o bozo não queria eliminar 36 milhões de brasileiros, então manda ver! tem que começar pelo brasil! se é que o Irã vai gastar bombas a toa com carniça de brasileiros né mesmo!

    ResponderExcluir
  14. Falou BURRICE como sempre, agora vai ter se justificar.

    ResponderExcluir
  15. o problema do oriente médio é eterno! isso devido as crenças e qas desavenças dos povos que são muitos, agora os EUA não pode sair matando quem quiser e ou invadir qualquer país a esmo!. foi assim no iraque, no camboja no vietinan e outros! acho que a soberania pertence a cada país e eles que tem que decidir seus problemas internos sem interferência de ninguém , principalmente dos americanos! imagina se o Irã matasse o presidente dos EUA , será que eles iriam gostar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soberania só Deus é

      Excluir
    2. Verdade, vale lembrar que Jesus Cristo morreu na cruz e ninguém correu para acudir.

      Excluir
    3. morreu na cruz mas os crente da assembleia de deus de itabuna recabe o espirito dele e ainda conversa com o povo.

      Excluir