quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Prefeitura de Itabuna desenvolve ações para qualificar atendimento na saúde do município

A partir do desenvolvimento de um conjunto de medidas e ações, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde ampliou e qualificou o atendimento na área de saúde do município. Somente em janeiro, a Prefeitura contratou 19 médicos para reforçar o atendimento nas Unidades de Saúde do município. A medida garantiu à população maior eficácia na Atenção Básica, responsável por ser a porta de entrada do Sistema Único de Saúde.

Outra importante ação em desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Saúde é o projeto “Itabuna sem Aedes Aegypti”, que reúne 150 agentes de endemias numa verdadeira operação de limpeza para combater o mosquito transmissor da dengue. A ação teve início no bairro Antique e percorrerá bairros do município que possuem o maior índice de infestação do mosquito.

Em conjunto a essas medidas da Secretaria de Saúde, o principal hospital público do município, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, está implantando novo modelo de gestão do Pronto Socorro, que é a porta de entrada da unidade. O projeto permitirá a identificação, durante a triagem, da classificação de risco, a detecção dos sintomas e dos procedimentos a que o paciente será submetido e a melhoria do tempo de resposta dos exames pelo laboratório. O Hospital de Base também está implantando um sistema de otimização da aquisição e utilização de medicamentos.

As ações fazem parte do processo de humanização do hospital, garantindo um atendimento digno e eficiente aos pacientes e acompanhantes. Essas ações incluem a ampliação das enfermarias, aquisição de 160 poltronas reclináveis e a reabertura da terceira sala cirúrgica, para agilizar e dinamizar o fluxo de atendimento de urgência e emergência de pacientes politraumatizados, com novos equipamentos como aparelho de anestesia de última geração e bisturis eletrônicos de alta frequência.

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