terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Vetor disciplinar será implantado em mais quatro escolas de Itabuna


As  escolas municipais Margarida Pereira,  localizada no Pedro Jerônimo, Caic Jorge Amado, no jardim Primavera,  Lourival Oliveira Soares,  em Ferradas e Flávio Simões, no Califórnia  serão geridas pelo  vetor disciplinar neste ano  letivo. A adesão ao  novo regime aconteceu em  Salvador, nesta terça-feira, 14, durante a assinatura dos termos de  cooperação técnica entre  a Prefeitura Municipal de Itabuna e  a Polícia Militar do Estado da Bahia. 
A assinatura aconteceu no gabinete do comando da polícia militar,  e teve  as presenças do comandante da PM, coronel Anselmo Brandão e da secretária municipal da educação de Itabuna,   Nilmecy Gonçalves. No   ato, o prefeito Fernando Gomes  destacou a  educação de qualidade como um dos pilares do vetor. “ É bom, pois ajuda a educar os alunos, organiza as escolas e permite que os professores possam dar aula num ambiente organizado e dinâmico”, disse. 

Para a secretária municipal de educação, estender o vetor disciplinar para outras escolas foi um ato de coragem do prefeito  Fernando Gomes. “Se estamos num tempo em que infelizmente os índices de vulnerabilidade entre crianças e jovens, em Itabuna, são alarmantes, nada mais assertivo do que levar uma ferramenta importante como o vetor disciplinar para ajudar, para contribuir com o trabalho pedagógico que já está sendo conduzido na rede municipal de ensino, dando aos diretores pedagógicos, aos coordenadores, aos professores e aos próprios estudantes caminhos mais auspiciosos na garantia do direito de aprender”, frisou. 
A secretária disse ainda, que a assinatura de mais termos é motivo de  felicidade para  a gestão municipal e para Itabuna. Ela aponta que a experiência do vetor disciplinar nas escolas não é uma ação inédita no estado da Bahia. “ Ao  longo dos anos, a PM vem se aproximando cada vez mais das questões sociais e se aproximando de uma maneira mais acolhedora, contribuindo na melhoria da vida das pessoas em diversos aspectos, a rigor da criação da ronda escolar, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (proerd) e da ronda Maria da Penha. 

 Nas próximas semanas, a prefeitura de Itabuna estará desencadeando uma força-tarefa inédita no município com a perspectiva de preparar as escolas que vão receber o vetor. Essas unidades  terão um novo fardamento, nova identidade visual, próxima daquela que é praticada pela polícia militar, nas cores branco, azul e vermelho,  e os integrantes das equipes do vetor de cada  escola  serão escolhidos pela polícia militar.
O Colégio IMEAM, foi o primeiro  da cidade e ser inserido na disciplinar. A adesão aconteceu no ano passado, e alterou o regimento interno para quase 1.400 estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário