sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Lavagem do Beco do Fuxico abre oficialmente o Carnaval Antecipado de Itabuna


Considerada uma das principais manifestações culturais da cidade, a Lavagem do Beco do Fuxico abriu oficialmente o Carnaval Antecipado de Itabuna – Itabuna Folia 2020. Já era fim de tarde desta quinta-feira (06), quando a rua Duque de Caxias, travessa Adolfo Leite, avenida Cinquentenário e a praça Adami se transformaram num verdadeiro circuito de carnaval, reunindo milhares de pessoas que foram se divertir ao som das tradicionais marchinhas e curtir essa que é uma das maiores festas do interior da Bahia.

Realizada pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com o apoio do Governo do Estado da Bahia e da Bahiatursa, a 41ª Lavagem do Beco teve a participação de diversos blocos e afoxés da cidade, além de grandes atrações como Sine Calmon (Morrão Fumegante), Ilê Aiyê, que se apresentaram num Trio Elétrico situado na praça Adami.
Dando início às apresentações, As Baianas de Pai Gildo entraram no circuito da Lavagem trazendo sua mensagem de paz para todos os foliões. Em seguida, entrou na rua Duque de Caxias o microtrio Rixô Elétrico, que, sob o comando da guitarra baiana de Fred Menenzes, resgatou clássicos dos carnavais da Bahia e puxando os foliões pipocas. Na sequência, os blocos Hora Extra, Casados I...Responsáveis e Maria Rosa fizeram suas apresentações, seguidos pela Charanga da Alegria, Ilê Odara, e pela talentosa percussão do Encantarte. Também desfilaram os blocos Planeta Reggae e Dez Casados. A novidade deste ano ficou por conta do bloco Tabokas Rock, que ao som de muito rock’n’roll fez a alegria do público.
Umas das principais atrações da Lavagem do Beco do Fuxico, o banho de água do carro pipa não ficou de fora desta edição do evento. Parte da folia que simboliza a história dos carnavais de Itabuna, o banho deste ano foi comandado pelo prefeito Fernando Gomes, que subiu no carro pipa, garantindo mais um ano desta tradição no município.
Um espaço democrático, que reuniu diferentes estilos musicais e expressões artísticas e culturais das mais diversas foi cenário da abertura da folia de momo em Itabuna. A Lavagem do Beco do Fuxico integrou jovens, adultos, crianças e idosos com um único propósito: curtir em clima de paz. Todos que marcaram presença na festa puderam se divertir com a irreverência dos blocos e com o som que marcou época nos antigos carnavais.



Itabuna Folia


Nesta sexta-feira (06), a folia continua no circuito oficial do Carnaval Antecipado, nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre. As atrações começam suas apresentações a partir das 18 horas com a banda Sem Censura Samba Club. Ainda nesta sexta-feira a avenida recebe as bandas Amor a Dois, Constelação da Bahia, Jarley e Banda, Buzão da Fuleragem, Jorge Cardeal, Ely Marques, Babado Novo, Chiclete com Banana, Cris Mel, Lordão e Trio da Huanna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário