quinta-feira, 26 de março de 2020

Famílias carentes dependentes de programa habitacional são despejadas em Itabuna

À redação do Verdinho Itabuna, chegaram, nesta tarde de quinta-feira (26), por meio de redes sociais, mensagens com denúncias acerca de uma atitude desumana de uma mulher, cujo nome não nos foi informado.

De acordo com esses relatos de moradores da Rua A, no bairro Nova Itabuna, onde ficam essas casas, a mulher é proprietária de casas em um espaço habitacional, beneficiado por um programa social municipal. 
Contudo, ainda de acordo com os relatos, esse contrato da proprietária com a prefeitura não estaria mais em vigor, e a mulher decidiu de modo abrupto, expulsar as famílias da localidade. Pais, crianças, algumas portadoras de deficiência física estão sendo obrigados a se retirar, sem ao menos, um plano de contingência para abrigar essas famílias. 

Os vizinhos ficaram revoltados com a situação e pedem as autoridades competentes do poder público municipal que interfiram em favor dessas famílias, já que a dona do local não demonstrou qualquer sensibilidade para com as famílias, todas de baixo poder aquisitivo.

A Secretaria Municipal de Assistência Social emitiu uma nota se posicionando sobre o ocorrido. Confira, na íntegra, a nota da SAS.

Após veiculação acerca de a Secretaria Municipal de Assistência Social de Itabuna (SAS) esclarece que, enquanto garantidora de direitos à população, segue realizando o seu papel para que famílias em situação de vulnerabilidade social sejam assistidas e tenham seus direitos garantidos. 

Sobre a Família citada em matéria veiculada na internet, a SAS esclarece que, no mês de janeiro, informou à família que seria necessária a desocupação do imóvel e sugeriu outros espaços para abrigamento, mas nenhuma das possibilidades propostas pela SAS foi aceita. Diante deste cenário, a família assinou documento tomando ciência da decisão e se comprometeu a esvaziar o imóvel. A família seria beneficiada ainda pelo Aluguel Social, recebendo o valor correspondente a 3 (três) meses de aluguel para manterem sua moradia, conforme garantido por lei, mas por erro nos dados apresentados o valor foi estornado pela Caixa Econômica Federal. A SAS informa que, para ter acesso ao valor, o responsável pela família precisa comparecer a uma agência da CEF e atualizar os dados. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social informa ainda que esta família é acompanhada por uma equipe técnica multidisciplinar e recebe cestas básicas para garantia de alimentação, além de ser acompanhada, também, pelo conselho tutelar, após inúmeras denúncias de maus tratos às crianças por parte genitor das crianças, que demonstra não ter condições legais de cuidar das crianças que convive no ambiente familiar.

28 comentários:

  1. A pessoa que faz uma coisa dessa,não é humano e sim um bixo sem sentimento,como pode jogar uma familia tão necessitada e com crianças deficietes no meio da rua?
    Isso só e no Brasil msm! se fosse em um pais de primeiro mudo essa pessoa tinha sindo punida pelos seus atos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva para sua casa, se a prefeitura avisou eles tinha que procurar outro local, agora a forma como foi feito, cabe indenização.

      Excluir
  2. A pessoa que faz uma coisa dessa,não é humano e sim um bixo sem sentimento,como pode jogar uma familia tão necessitada e com crianças deficietes no meio da rua?
    Isso só e no Brasil msm! se fosse em um pais de primeiro mudo essa pessoa tinha sindo punida pelos seus atos

    ResponderExcluir
  3. Deixa eu entender:
    Uma mulher proprietária de um imóvel que ela adquiriu e que foi formado um acordo com o poder público que daria a ela um valor para que essas famílias tivessem como morar neste local.
    Depois a prefeitura para de pagar o devido á dona do imóvel, e as pessoas ficam chateadas com a dona do imóvel que não recebe o devido pelo espaço que é dela?
    É chato a situação das famílias, mas quem tem uma casa e aluga e fica sem receber o valor devido?
    por favor quem tiver condições arque com o aluguel social, ajudando tanto as famílias como a dona do imóvel.

    Ah, outra coisa, pode ser que ela tenha tido uma oferta vantajosa pelo imóvel, e ela tem a obrigação de manter essas pessoas? não seria da prefeitura alocar essas pessoas em programas como minha casa minha vida? que eu saiba tem um novo do minha casa minha vida no jorge amado.

    ResponderExcluir
  4. Que falta de amor ao próximo, como diz a música AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA

    ResponderExcluir
  5. Meu deus entrar com providências na vida dessa pessoas meu pai eu lamento e uma pena eu não ter como ajudar essa família 💔

    ResponderExcluir
  6. Com fé em deus vai da certo alguém de bom coração pra ajudar essa família há sair da miséria

    ResponderExcluir
  7. Cadê você Fernando Gomes vamos rever isso aí direitinho , ou então dá uma casa dessas de MINHA CASA MINHA VIDA

    ResponderExcluir
  8. Quem foi essa desumana que fez isso ? Bota o nome dela aqui, pois estava comendo muito dinheiro da prefeitura .

    ResponderExcluir
  9. Que falta de coração meu Deus logo em um momento como esse cadê a prefeitura com os auxílios

    ResponderExcluir
  10. Que Jesus tenha misericórdia.
    Passamos por um período de muitas tribulações. É momento de orar, louvar, clamar ao Senhor por misericórdia.

    ResponderExcluir
  11. No Brasil é assim, sempre culpam a vítima, faltou a explicação da Prefeitura de Itabuna, por que não paga o aluguel? Para onde vai o dinheiro da assistência social destinado a esse tipo de programa? Onde está o ministério publico? Para que serve? Hoje no...

    ResponderExcluir
  12. Acho bom se informarem melhor de todo o ocorrido,a prefeitura não renovou o contrato, na qual desde janeiro essa senhora vem tentando comunicação com a o setor e a resposta que deram foi " se vire", sem contar que os moradores não fazem por onde, destruíram o imóvel e a própria vem sofrendo desde sempre ! Acorda verdinho, procura se informar melhor!!!

    ResponderExcluir
  13. Eleição está chegando minha gente. Quando forem aí pedi voto, coloca tudo pra correr debaixo de pau.
    Abraços do amigo Jabailton

    ResponderExcluir
  14. Por que os vizinhos não se juntaram pra pagar o aluguel?

    ResponderExcluir
  15. A sas deveria olhar para as meninas que tão saindo do conjunto penal e não tem pra onde ir de outras cidades e acaba morando nas ruas ou correndo perigo de vida esse aluquel social só sai quando a pessoa tá debaixo da ponte cadê as autoridades de Itabuna que não toma uma posição sobre isso elas tbm merece uma segunda chance

    ResponderExcluir
  16. Essa senhora vem sofrendo horrores com essa família, na qual destruíram o imóvel dela, essas crianças vivem pela rua jogadas, se banho, se cuidados. Procura se informar melhor verdinho .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ate que fim alguém que falou algo certo, quem pariu Mateus que balance, a pessoa lutar pra ter um imóvel, alugar, dai param de alugar porque a família tem problemas, ajudar é uma coisa agora ter q se responsabiliza pela familia e da o imovel é outra,ninguém que se diz tão humano daria sua casa, tenho certeza

      Excluir
  17. No fim nem a proprietária é o monstro que foi pintado, nem a prefeitura foi tão negligente e nem a família é tão inocente! Bahia de todos os santos, terra das histórias de Jorge Amado.

    ResponderExcluir
  18. pede pro pastor de crente que ele fala com jesus e te arrumar uma casa aleluia

    ResponderExcluir
  19. Nesses condomínios tem muitos e muitos apartamentos fechados estão todos sobrando muitos estão alugados pq donos não precisa então bota quem precisa para morar verdinho tem que informar isso na caixa econômica federal tem muitos que nunca pagou um mês ai pega e aluga para os bestas sou morador daqui do Pedro Fontes 2 e sei muito bem disso muitos que já tinha casas carros e conseguiu casas aqui não sei como foi isso deve ter sido trambiques muitos tem ater casas em praias a caixa tem que vir verificar isso aqui em todos os apartamentos ai vai achar muitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu comentário isso é vdd mesmo mais se a caixa não for agora já está mais perto do que muitos imagina Ok

      Excluir
  20. Essa secretaria de assistência social do dificuldade tudo, pois um cara lá que resolve mais tem que votar nele pois o mesmo é pré candidato a vereador, e tem o total apoia da secretaria de assistência social, A Sandra Neilma que dá um total apoio a esse cara então os demais funcionários da secretaria de assistência social, só faz o que esse pré candidato a vereador manda,pra resumir a secretaria de assistência social, trabalhando em troca de favores só se resolve algo nesta secretaria se já se comprometer a votar nesta tal pré candidato a vereador!esse pre cansado a vereador tem a cesso a todo o serviço desta secretaria, tudo que se faz nesta secretaria são a notados nomes endereço números de todos os documentos inclusive o do título de eleitor se caso não tiver tem 2 dois funcionários da própria secretaria para rolar o título pra que essas pessoas já fique fechada com o pré candidato a vereador!
    É MUITO fácil IVESTIGAR ESSA SITUAÇÃO CABE OS VEREADORES DE ITABUNA FISCALIZAR ESTA SITUAÇÃO E CABE AO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL TAMBÉM IVESTIGAR ESSA ACAO NEGATIVAS SAO TROCA DE FAVORES SENDO QUE O CIDADÃO TEM O DIREITO PRA UTILIZAR DOS SERVIÇOS DESTA SECRETARIA POREM SÃO ACURALADO ELES PRETA O SERVIÇO POREM NA GARANTIA,QUER EM OUTUBRO VOTAR NO CANDIDATO DA SECRETARIA SANDRA NEILMA,NO MOMENTO ESQUECE O NOME DO TAL PRE CANDIDATO,A VEREADOR MAIS VOU LÁ NOVAMENTE PRA SABER O NOME DELE É DIVULGAR AQUE NO VERDINHO,POIS ESTE CARA JA FOI 2 VESES CANDIDATO POREM NAO SE ELEGEU,AGORA ELE TENTA NOVAMENTE!O PLEITO DE VEREADOR, AGUNS FUNCIONÁRIOS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AINDA FALA ASSIM MEU VEREADOR ELE SAI DANDO RISADA, AINDA SE VOCE NAO FOR DESTA VEZ PODE DESISTIR!
    O PIOR QUE ELE RODA COM OS CARROS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA FAZER ACAMPANHA DELE COM DIREITO A MOTORISTA, ENTAO É SO PRA QUER ESTA SECRETARIA FUNCIONA!
    É UMA VERDADEIRA BAGUNÇA ESTA CIDADE!UMA FALTA DE RESPEITO COM O CIDADÃO, E OUTRA É TUDO ABERTAMENTE SEM NEHUMA RESTRIÇÃO!

    QUEM QUISER RESOLVER QUALQUER COISA NA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ITABUNA É SO DIZER QUE VAI VOTAR NO CANDIDATO A VEREADOR DA SECRETARIA SANDRA NEILMA, QUE TUDO É RESOLVIDO RAPIDAMENTE!

    UMA VERDADEIRA FALTA DE RESPEITO AO POVO QUE NESSESSITA DA QUELE ATENDIMENTO!

    ResponderExcluir
  21. Gente, é só ler a matéria toda que irão entender... A nota da secretaria é completamente esclarecedora e o proprietário do imóvel não está errado.

    ResponderExcluir
  22. SIM A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ESTA FAZENDO O SERVIÇO,A ESSA FAMÍLIA O CERTO, PORÉM ESTOU SO DENUNCIANDO O QUE ESTA ACONTECENDO LÁ NA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL POR ESSE PRÉ CANSADO Á VEREADOR!

    ResponderExcluir
  23. Qual o salário de um vereador, um juiz, um promotor, dos deputados, senadores? Prestem bem atenção, trata-se de uma família de cidadãos brasileiros integrantes da base da pirâmide, aqueles que não possuem direitos por serem ignorantes, miseráveis e estúpidos. O Brasil é um país habitado por energúmenos e idólatras de ladrões e escravistas cruéis e insensíveis. Trata-se de um povo inerte, covarde, preguiçoso, dormindo eternamente em berço de capim e chafurdando na sarjeta. Nunca se libertará de sua sina de mantenedores de sanguessugas!

    ResponderExcluir