domingo, 22 de março de 2020

Hospital de Base emite nota esclarecendo casos suspeitos de Covid-19



Na noite deste domingo (22), o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, conforme antecipado no dia anterior, emitiu nota pública, esclarecendo à população acerca dos casos suspeitos de Covid-19, em Itabuna. 

Nela, o hospital deixa claro que recebeu uma paciente no sábado (21), com quadro de diabetes elevada e pneumonia, e que em função deste quadro clínico, a paciente veio à óbito. Inicialmente, os exames feitos pela unidade hospitalar não apresentaram resultados típicos de Covid-19, mas o hospital fez o determinado pelo Ministério da Saúde: enviou amostras coletadas da paciente para o Lacen, Laboratório Central, em Salvador.

Nas últimas horas têm sido muito fortes as especulações em grupos de redes sociais em Itabuna e região, acerca de possíveis casos suspeitos que estariam sendo "escondidos", pelo hospital. Alguns internautas falavam em um caso, outros em dois casos. 

Essas especulações em grupos de rede social é bastante comum.. Entretanto, quando originadas de mídias e veículos de comunicação, por meio de formadores de opinião, precisam ser repassadas com grande cuidado e ponderação, pra não gerar pânico na comunidade. 

A situação já é caótica demais no país, muitas pessoas estão com medo. O Verdinho Itabuna faz questão de apurar bem antes de informar, e mais que isso, nos preocupamos em não amplificar as especulações e burburinhos que só amedrontam a população. 

Caso posteriormente se confirme o que era apenas especulação, aí sim, traremos aqui, como forma de notícia e informação de credibilidade. 

Confira, a seguir, na íntegra, a nota enviada pelo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. 


Nota Hospital de Base de Itabuna-Covid 19

O Hospital de Base Luís  Eduardo Magalhães - Itabuna, recebeu no dia 21 de março uma paciente com quadro de cetoacidose diabética e pneumonia, e em função da gravidade do caso, ela evoluiu para óbito.  O quadro não apresentava resultados tomográficos típicos de Coronavírus,  mas foi realizada coleta de COVID-19, como exige o protocolo  do Ministério da Saúde. O exame foi encaminhado ao Lacen em Salvador  e o Hospital de Base divulgará o resultado assim que a Vigilância Epidemiológica do Município receber a análise do material coletado.

O Hospital de Base de Itabuna reforça a recomendação para que as pessoas permaneçam em isolamento social, como medida de prevenção ao Covid-19, e que só procurem a unidade hospitalar caso apresentem problemas respiratórios.

Eduardo Kowalski Neto 
Diretor Médico do HBLEM


Diagnóstico laboratorial de infecção pelo SARS-CoV-2


Pacientes com suspeita de COVID-19 devem ter amostras coletadas e enviadas para o Lacen-BA quando estiverem em um dos seguintes critérios abaixo-relacionados:
1. Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;
2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;;
3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas
Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não tem indicação para coleta de amostras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário