domingo, 15 de março de 2020

Secretaria de Saúde confirma novo paciente com coronavírus na Bahia e nº de casos sobe para 8

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, na manhã deste domingo (15), o registro de um novo paciente com coronavírus e com isso, o número de casos na Bahia sobe para 8. O resultado foi confirmando por meio de testes. O paciente é um homem de 49 anos, morador de Salvador, que teria sido infectado após viajar para Alemanha e Espanha. Segundo a Sesab, ele está em isolamento domiciliar e adotou medidas de precaução.

Dos casos registrados na Bahia, até este domingo, quatro foram na cidade de Feira de Santana e outros quatro na capital. A primeira paciente infectada no estado foi liberada de isolamento domiciliar, na sexta-feira (13). Ela passou por um novo exame do coronavírus, e o resultado deu negativo para o vírus.

A Bahia registrou 289 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus), de janeiro até as 17h de sexta-feira (13), conforme a Sesab. Apesar da confirmação do novo caso de contaminado, neste domingo (15), a secretaria não atualizou o boletim.

Desse total, 153 foram descartados e 129 aguardam análise laboratorial. Ao todo, 26 municípios da Bahia fizeram notificações oficiais. O diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave.

A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário