A equipe do Verdinho Itabuna foi acionada, na manhã desta quinta-feira (09), por um (a) funcionário (a) dos Hospital Regional da Costa do Cacau, em Ilhéus, para publicar grave denúncia relacionada à unidade hospitalar e à pandemia de coronavírus.
De acordo com os relatos da fonte, que por motivos óbvios prefere não se identificar, as ocorrências de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no município são expressivamente maiores do que os números divulgados pela Secretaria de Saúde local.
Conforme o depoimento, existem 27 funcionários afastados com suspeita de coronavírus, além de, no mínimo, seis casos já confirmados em funcionários do HRCC. As imagens em destaque nessa matéria são de itens das enfermarias, que foram desmontadas para higienização. E o que agrava a situação, é que, consoante o que diz o relato, os infectados não têm qualquer tipo de suporte da unidade, tampouco de outros órgãos de saúde atrelados ao município.
A nossa fonte também informou que dentre os casos confirmados na equipe profissional do HRCC, dois são de médicos. Acrescentou ainda que o hospital e a Vigilância Epidemiológica de Ilhéus não divulgam os reais índices de contaminação no município, escondendo a realidade da população.
Por fim, a pessoa que nos acionou, por meio de mensagens do aplicativo whats app, ressaltou que a situação é crítica, e que muitos colaboradores do hospital estão aflitos e preocupados. Alguns já estão realmente desesperados, principalmente porque, ainda de acordo com os relatos, faltam materiais essenciais como equipamento de proteção individual para os funcionário e kits de testes para Covid-19, sendo que não há esses kits nem na unidade e nem Sesp e em clínicas particulares. Uma situação delicada e que merece um olhar diferenciado por parte das autoridades competentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário