domingo, 24 de maio de 2020

Interno do Conjunto Penal de Itabuna testa negativo para Covid-19 na contraprova

Reviravolta no caso do interno que supostamente foi contaminado pelo coronavírus no Conjunto Penal de Itabuna. O exame de contraprova, realizado após o teste rápido ter indicado infecção pelo coronavírus, desfaz o erro e indica que o vírus não circula entre a população carcerária do Conjunto Penal de Itabuna (CPI). O resultado do Laboratório Central (Lacen) foi divulgado na manhã deste domingo (24) (veja na imagem).

“O interno NÃO ESTÁ COM CORONAVÍRUS, e esse resultado negativo é o mais lógico”, declara Yuri Damasceno, gerente administrativo da Socializa, empresa que operacionaliza a unidade prisional em regime de cogestão com o Governo do Estado. “Implementamos todas as medidas de contenção preconizadas pelas autoridades de saúde, especialmente as indicadas pela SEAP e Sesab”, reforça.

Damasceno afirma que os cuidados vão ser mantidos e ampliados a cada dia. “Em parceria com a Direção, seguiremos com a mesma responsabilidade com a vida humana, tanto de nossos colaboradores como dos internos que custodiamos”, declara o gerente.

Visita

Na última quarta-feira (20), o juiz da Vara de Execuções Penais, Antônio Carlos Maldonado, acompanhado dos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Itabuna (OAB-Itabuna), Dr Moisés Figueiredo, e da Defensoria Pública do Estado da Bahia – 4ª Regional, Drª Priscilla Renaldy, visitaram o Conjunto Penal de Itabuna (CPI). Foram conhecer as barreiras sanitárias implementadas na Unidade Prisional.

Conheceram todas as medidas adotadas, desde o transporte dos colaboradores, obedecendo o distanciamento, até o refeitório, que foi reformado e agora só recebe 15 pessoas por vez. Dentre as ações, destacam-se a implantação de uma câmara de desinfecção, que asperge solução de hipoclorito de sódio, além de lavabos nos principais acessos aos diversos setores da unidade, bem como seis monitores de ressocializações destacados para acompanhar e orientar sobre a correta lavagem das mãos.
Ações

Outra ação implementada foi a lavagem da área externa da unidade, em que são utilizados produtos desinfetantes apropriados, a fim de garantir maior proteção contra a contaminação pelo coronavírus. Para complementar esse cuidado, todos os veículos que necessitem adentrar a área interna do CPI são lavados. Os visitantes conheceram ainda a área em que funciona o serviço de saúde, que foi totalmente isolado do restante dos setores – ali só adentra pessoal autorizado.

Essas ações se somam a outras, que foram adotadas ainda no início da guerra ao vírus, com a limpeza constante de balcões, mesas, maçanetas, telefones e outros objetos de uso compartilhado. Além disso, colaboradores da área de saúde, monitores de ressocialização e reeducandos que são autorizados a trabalhar na área externa utilizam constantemente equipamentos de proteção individual (EPIs), como forma de minimizar os riscos de contágio.

9 comentários:

  1. AI ESTA O PROBLEMA, ESTES VAGABUNDOS DE ITABUNA, FAZEM EXAMES COM TESTES RAPIDOS VINDO DA CHINA, CUJA EFICACIA NAO CHEGA A 30% E DA TUDO POSITIVO, QUANDO NA VERDADE SAO OS EXAMES DA CHINA QUE SAO VAGABUNDOS, MANIPULADOS PARA DAR RESULTADOS SEMPRE POSITIVOS, JA QUE ENVOLVE RECURSOS DE ESTADO DE EMERGÊNCIA, SAO UNS LIXOS, NAO ACREDITO NESTES NÚMEROS DE ITABUNA, PRINCIPALMENTE DEPOIS DA "DOACAO" DO GOVERNADOR DOS TESTES DA CHINA, TEM QUE HAVER CONTRA PROVA, E AI SE FIZEREM CAI PARA MAIS DA METADE. UNICA CURVA QUE NAO DESCE EM TODO O ESTADO DA BAHIA FORA URUÇUCA É O DE ITABUNA

    ResponderExcluir
  2. Pq vcs não falar dos agentes penitenciário q estão infectados?

    ResponderExcluir
  3. O criminoso criador da facção DMP Tiago Penteado saiu do presídio de Itabuna mesmo? E as vítimas dele fica como?
    Indignado

    ResponderExcluir
  4. Esse segundo exame pode da erro dependedo da que foi expostado o certo é testa todos os intenos da unidade pra garante a vidas di todos que si encontra na unidade esse segundo teste é o mais certo mais si for feito correto até no jeito di guarda tem que ter muito cuidado pois quando chega lá pode da erro si espero que no presidio não chege mais sim chega o direito tem que ser transparente com todos os presos e os familiares. O direito mesmo escondeu sobre os funcionários deles imagina os dos presos que testarem positivo

    ResponderExcluir
  5. SIM, ENTÃO ESTÃO ASSUMINDO QUE LIBERARAM CHEFES DO TRÁFICO DE DROGAS AQUI DA CIDADE POR CAUSA DE UM EXAME FALSO? E AGORA? O POVO QUE SE FÔDA É ISSO?

    ResponderExcluir
  6. Quero sabe quando vai visita ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que a volta da visita seja lá no ano 3000, isso que aqueles vagabundos merecem, se quisessem ver seus familiares, não praticavam o que andam praticando, vagabundos safados, ficar sem visita ainda é pouco, eu quero é mais, isso que eles merecem, porque, cada um tem o que merece né

      Excluir
  7. Vasso ruim num quebra, se fosse uma pessoa honesta pai de família, trabalhador, já tinha era morrido,do mesmo modo um passoa trabalhador pra fazer o exame é o maior trabalho do mundo, nem consegue no SUS,se quiser tem que desembuchar quase 500 reias em uma clínica particular,já esse BANDIDOS basta doer uma unha do dedo mindinho, não lhe faltam nada. Brasil de filhos das pestes.

    ResponderExcluir
  8. LAMENTAVEL, UMA GRANDE PENA Q O TESTE DEU NEGATIVO PRA ESSES BANDIDOS.

    ResponderExcluir