quarta-feira, 3 de junho de 2020

2ª fase da pesquisa do Ibope para mapear Covid-19 começa nesta quinta em Itabuna

Itabuna recebe a partir desta quinta-feira (04), a segunda etapa da pesquisa EPICOVID19-BR, que aponta a proporção de casos de coronavírus no Brasil. Moradores de diversos bairros da cidade poderão receber a visita de entrevistadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), que atuarão em parceria com a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde. 

As visitas devem ocorrer até sábado (6). Caso o número de entrevistas mínimo não seja atingido neste período, a coleta poderá ser estendida. Itabuna foi uma das 133 cidades escolhidas pelo estudo financiado pelo Ministério da Saúde. No total, 250 pessoas serão abordadas aleatoriamente. A terceira e última fase ocorrerá 14 dias após o término da ação desta semana.

“É muito importante que os moradores recebam os pesquisadores e aceitem participar do estudo. Além de ficar sabendo o resultado do exame, cada participante contribui com dados que serão fundamentais para a definição de estratégias de enfrentamento da pandemia com base em evidências científicas”, diz a epidemiologista Mariângela Freitas da Silveira, que integra a coordenação do estudo.

A pesquisa EPICOVID19-BR, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas com financiamento do Ministério da Saúde, é o maior estudo populacional do mundo a estimar a prevalência de coronavírus e avaliar a velocidade de disseminação do contágio pela doença. A primeira etapa, realizada entre os dias 19 e 21 de maio, forneceu as primeiras evidências sobre o percentual de pessoas com anticorpos na população de 90 cidades brasileiras. Para cada diagnóstico confirmado, o estudo estimou que existem ao redor de sete casos reais não notificados. Os números somam 760 mil pessoas que têm ou já tiveram o coronavírus, contra o total de 104.782 casos notificados nessas cidades.

9 comentários:

  1. TOMEM CUIDADO

    ESSE PESSOAL VAI NAS CASAS E COLHEM SANGUE

    EU MESMO NÃO CONFIO

    ResponderExcluir
  2. SE BATEREM NA MINHA PORTA EU NÃO VOU ABRIR. PODEM ME CHAMAR DE IGNORANTE.

    POR QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE NÃO ESTÁ DIVULGANDO ESSA PESQUISA? NÃO OUVI EM RÁDIOS NEM TELEVISÃO.

    ACHO QUE ESTAMOS SENDO COBAIAS MAIS UMA VEZ. ALIÁS, NÓS, O POVO, SÓ SERVIMOS PARA ISSO: OBJETO DE PESQUISAS SABE LÁ COM QUE OBJETIVO.

    NEM VEM QUE NÃO VAI TER, VAI CONTAMINAR OUTRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EXATAMENTE, NÃO EXISTE UMA DIVULGAÇÃO AMPLA

      VOU CONFIAR NO SITE DO "VERDINHO"?

      NEM PENSAR NÉ!

      Excluir
    2. Seu burro, o ministério da saúde não existe mais.
      Tem só um periquito do pé preto com fubá no prato e um microfone na bigode.

      Excluir
    3. Se gosta tanto de politica, aconselho q vá estudar, pois seu comentário é um verdadeiro mico.

      Excluir
  3. verdade isso mesmo . eu nao vou fazer nao
    desta forma nao

    ResponderExcluir
  4. porque o misterio da saúde nao divulgou. isso ta certo nao. ma so povo acredita em tudo

    ResponderExcluir
  5. ESSES SÃO OS MESMOS QUE FICAM COM #FIQUE EM CASA NO TWITTER

    ResponderExcluir
  6. O BAIRRO DE FÁTIMA É O CAMPEÃO

    ResponderExcluir