sábado, 6 de junho de 2020

Após passar horas fora do ar, portal do Governo sobre o coronavírus volta com dados "enxugados"

O site que hospeda o Painel Coronavírus de responsabilidade do Ministério da Saúde e do Governo Federal, local no qual era atualizado o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, volta ao ar após passar horas em manutenção desde a última sexta-feira (5) e sofreu mudanças em seu layout e exposição de dados.

Antes do período de manutenção, o Painel apresentava mapa da incidência da covid-19 nos estados, municípios, gráficos com evolução dos casos confirmados e dos óbitos. Além disso foi retirado o total de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil e os óbitos registrados. No site constam apenas informações do boletim da última sexta.

Os dados estão sendo abertamente questionados por integrantes do Governo Bolsonaro,  Carlos Wizard Martins, escolhido para ser o novo secretário de ciência e tecnologia da pasta, questionou os critérios utilizados para contabilizar dados e mortes pela covid-19. 

Vamos rever os critérios com que estão sendo contabilizados os dados. Não é rever o passado, não vamos desenterrar mortos”, afirmou. Sem apresentar provas, Wizard declarou suspeitar dos números de mortes. A declaração do novo secretário é contrária ao entendimento adotado pela pasta em gestões anteriores e de especialistas da área que alertam para uma subnotificação no número de casos e de óbitos no Brasil.


Um estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas estimou que os números de casos sejam sete vezes maiores que os registrados oficialmente pelo Ministério da Saúde.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou, neste sábado (6), uma nota em seu Twitter que criticava a forma como a divulgação era feita. "Ao acumular dados, além de não indicar que a maior parcela já não está com a doença, não retratam o momento do país. Outras ações estão em curso para melhorar a notificação dos casos e confirmação diagnóstica", afirma o texto da nota publicada por Bolsonaro.

Após dois dias seguidos com divulgação tardia e recorde de mortes, o presidente afirmou que "acabou a matéria no Jornal Nacional" ao comentar sobre a troca no horário de divulgação do boletim.
Para divulgar os dados, a Rede Globo realizou um Plantão durante a novela apresentada no horário das 21 horas.

O Tribunal de Contas da União (TCU) afirmou que em parceria com os Tribunais de Contas Estaduais (TCEs), deve passar a consolidar os dados diários de mortes e contaminações. A ideia é que os tribunais estaduais junto com as secretarias de saúde de cada Estado recolham as informações diárias até às 18h de cada dia. Depois disso, os dados seriam enviados ao TCU, para consolidação e divulgação.

Bruno Dantas, ministro do TCU, afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que  “O Estado tem uma obrigação com a sociedade de prestar informações verdadeiras em tempo hábil para que medidas e decisões sanitárias, sejam tomadas levando em consideração o quadro real do País".

34 comentários:

  1. para tristeza da Globo e seus adeptos, a manipulação dos numeros por prefeitos e governadores para receber mais grana foi descoberta e denunciada. ESTÃO REVISANDO OS NÚMEROS. esse papo de maquiagem dos números não passa do choro da globo e seguidores.

    ResponderExcluir
  2. Se o presidente fosse ladrão como os outros, a imprensa deixaria o mesmo "trabalhar"!!! Verdinho toma vergonha, acho até que estava levando algum dinheiro na outra gestão!! Só pode

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais outro gado detectado...kkkkkk

      Excluir
    2. O que a população quer é ajuda e foco na covid e não opinião de racista e a alienados.

      Excluir
    3. Mas os dados eram do próprio ministério da saúde , ou seja do governo federal cujo chefe é o presidente da República. Então temos uma ação do presidente que iguala o país à Venezuela. É o segundo Nicolás Maduro.

      Excluir
    4. os ratos piram qd vê a PF...............KKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  3. Acabou a farra da manipulação.Até mortos por acidente e tiro estavam sendo jogados na conta do covid-19

    ResponderExcluir
  4. Claro estão fazendo um pente fino e tirando as mortes forjadas

    muitos governadores e prtefeitos serão presos
    esperem e verão

    ResponderExcluir
  5. Logo toda essa farça acabará

    ResponderExcluir
  6. Teve gente que perdeu emprego.

    Outros perderam seu negócio.

    Alguns não puderam se despedir dos entes queridos que morreram.

    Milhares morrerão por doenças não diagnósticas e tratadas.

    Era tudo pela saúde, diziam. Até que protestos esquerdopatas demonstraram a grande farsa.

    ResponderExcluir
  7. As estatísticas de covid-19 são uma afronta a todos os infectados e não infectados. São milhares de óbitos em investigação, decorrência dessa absurda categoria dos "presumidos", que revoltaram famílias na hora do luto e propiciaram a roubalheira. A devassa é mais do que urgente.

    ResponderExcluir
  8. A situacao fugiu do controle ne seu Ministro?

    ResponderExcluir
  9. Kkkkkkk
    Eu me espanto a cada dia.
    Perdão Brasil.
    Perdão por essa loucura!

    ResponderExcluir
  10. Meu presidente tá certo mesmo tem que esconder nosso Brasil vai ser o pior é B17

    ResponderExcluir
  11. Remédio para redução de mortos: PF.

    ResponderExcluir
  12. A federal vai bater na porta desses prefeitos que manipula número para ganhar mais dinheiro...e o pior que recebe o dinheiro e não compra respiradores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto vc ganha para escrever bobagem

      Excluir
    2. Quanto o TRump ganhou para criticar a politica do Bolsonaro para com a questão da pandemia? Será que pagaram o TRump com mortadela?

      Excluir
  13. Que esconder o desgoverno depois que colega americano fez críticas.

    ResponderExcluir
  14. Isso foi infirmadi pelo própria presidente. O Verdinho deveria saber.

    ResponderExcluir
  15. O verdinho tá igual Boner não tira Bolsonaro dá boca, quando não tem notícias verídicas colocam a tendenciosa mesma

    ResponderExcluir
  16. Governo sem noção e sem direção,estamos fudidos,Fora Bozo!

    ResponderExcluir
  17. Somos 70% fortes!Fora Bozo!

    ResponderExcluir
  18. Sinceramente o governo bolsonora só dececiona. Eu votei nele e me.arrependo.pois o mesmo não tem postura como presidente.tudo que ele defendendo na9nsoa os empregos do trabalhadores.e a turma de empresários.amigos.e suas riquezas. Agora que desço ser a desgraça que ele deixou crescer no país. Pois desde o i icop ele.debocava dizendo ser só uma gripezinha e.qie só morreria os idosos e pessoas com.comorbidade.estamos vendo morrendo pessoa jovens e sem.doencas pré resistentes. E o pior é o monte de alienados políticos e fanático achando q8e o Bolsonaro é o Salvador do Brasil. Salvador.so.dos filhos dele.pra não ir.preso.fala sério

    ResponderExcluir
  19. Esse governo e uma Mentira Fora Bozo Lixo Fascista Genocida fld

    ResponderExcluir