terça-feira, 30 de junho de 2020

Mudança climática pode alterar rota e levar nuvem de gafanhotos para o Brasil

Embora autoridades argentinas tenham informado na manhã desta segunda-feira (29/6) que a nuvem de gafanhotos tenha se deslocado para oeste, em direção ao Rio Paraná, autoridades fitossanitárias brasileiras estão preocupadas com possíveis mudanças climáticas que poderiam facilitar a entrada da praga no Rio Grande do Sul.

“A nossa preocupação é com a influência meteorológica. Se tivermos uma convergência dos ventos, os gafanhotos podem se deslocar para o norte da Argentina e convergir com o oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, o que possibilitaria a formação da nuvem e a entrada em território brasileiro”, afirma o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura do RS, Ricardo Felicetti.

Por isso, o governo estadual aumentou de 8 para 11 fiscais agropecuários em vigilância nas sete cidades próximas à fronteira com o país vizinho - São Borja, Itaqui, Alegrete, São Luiz do Gonzaga, Barra do Quaraí, Uruguaiana e Santa Rosa. Esse monitoramento tem ocorrido junto com as prefeituras e produtores locais.

“Temos um plano operacional elaborado, mas dependemos ainda de algumas informações do Ministério da Agricultura. Só falta isso ser publicado. Havendo a nuvem, a ação de impacto seria a pulverização, dependendo do deslocamento, já que ela pode entrar coesa ou espalhada, sem um ponto fixo”, conta Felicetti.

9 comentários:

  1. A pior praga de todo o universo está tornando a vida no planeta Terra impossível: a praga chinesa.
    Uma simples praga de gafanhotos, causa prejuízos financeiros que podem ser recuperados. Afinal, pragas de insetos ocorrem desde tempos de antanho e jamais provocaram a mortandade em massa de humanos.

    ResponderExcluir
  2. Viadagem da porra de nuvem de gafanhotos deixa eles vim , aproveita e manda eles para o STF .

    ResponderExcluir
  3. Já comecei a pesquisar algumas culinárias feitas com gafanhotos kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huum vou até para de compra carne
      Pra come gafanhotos no paletito

      Excluir
  4. Que venha todos esses
    Gafanhotos aqui pra o
    Brasil,não comer nossas
    Lavouras, e sim come
    Todos os políticos
    corruptos lá de Brasília

    ResponderExcluir
  5. Eu queria saber de que país
    Foi originado esse Gafanhotos

    ResponderExcluir
  6. FOI na ALERJ. Quando da distribuição do dinheiro da RACHADINHA.

    ResponderExcluir
  7. Venham a mamãe está esperando vocês!

    ResponderExcluir