quarta-feira, 8 de julho de 2020

Casos de chikungunya crescem 434% na Bahia entre 2019 e 2020, aponta Sesab

O número de casos notificados de chikungunya na Bahia, entre dezembro de 2018 e junho de 2019, pulou de 4.365 para 23.311, entre dezembro de 2019 e 2 de junho de 2020, de acordo com informações da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). O que representa um incremento de 434% nas notificações da doença, se comparados os dois períodos. Das três arboviroses provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, dengue, zika e chikungunya, esta última vem causando preocupação às autoridades sanitárias do estado.

Não houve nenhum outro país, em todo o mundo, com mais casos de chikungunya em junho que o Brasil, de acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças, órgão de vigilância da União Europeia. Dentre os mais de 40 mil casos no país, a maioria está na Bahia. De acordo com o Ministério da Saúde, 41,5% das notificações foram registradas em nosso estado.

No total, 261 municípios realizaram notificação para esse agravo, sendo que 85 destes municípios apresentaram incidência de 100 casos/100 mil habitantes e 41 municípios apresentaram incidência de 300 casos/100 mil habitantes. Até o momento, constam três óbitos confirmados laboratorialmente para chikungunya, todos ocorridos em Salvador.

7 comentários:

  1. VAI PRECISAR O BOLSONARO MANDAR RESOLVER TAMBEM MAIS ESSE CASO?
    POIS AQUI DOENÇA SÓ AUMENTA,
    ESSES SO DESTRUIRAM A BAHIA.

    ResponderExcluir
  2. O problema do estado da Bahia continua sendo os ladrões petralhas. O estado está há mais de doze anos afundando num charco de merda e o povo teimando em eleger ladrões galhudos para tentar soerguer a economia do estado com a exportação de galhas. Ora, este tipo de produtos não tem mercado no exterior, pois lá, galhadas são comuns e descartáveis. Aqui, existe até o maior ladrão do planeta que, além de campeão de roubalheira, é o maior corno da parada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Bozo só inaugura obras que o pt construiu.
      Kkk
      Até o auxílio emergencial vem do fundo de reserva emergencial que o lula criou, 280 milhões de dólares.
      Bozo pegou a carteira cheia pra poder distribuir e enganar os inteligentes que nunca estudaram.
      Kkkk

      Excluir
    2. JUMENTO PETRALHA, VC PRECISA APONTAR UMA OBRA CRIADA PELO PTLIXO, MAS PRECISAMENTE PELO LARÁPIO CACHACEIRO, A NÃO SER AS OBRAS DOS PAÍSES COMUNISTAS QUE O VERME DESVIOU DINHEIRO VC DEVE SER UM DOS MUITOS JUMENTOS ADESTRADO QUE ACEITOU AS ESMOLAS DO PT E DEVE TER SAÍDO DA EXTREMA POBREZA, Ñ FOI COMEDOR DE PÃO COM MORTADELA.

      Excluir
  3. Lógico agora só falam em covid19 e se esquecem das outra pestes

    ResponderExcluir