segunda-feira, 6 de julho de 2020

Itabuna já realizou mais de 18 mil testes para a detecção da Covid-19

A Secretaria de Saúde  de Itabuna adquiriu cerca de 20 mil testes rápidos e pretende ampliar as ações para detectar  a Covid-19 em  outras categorias e locais com grande incidência de casos da doença. 

De acordo com  secretario Municipal  de Saúde, Juvenal Maynart, a identificação de casos positivos assintomáticos  ou ainda no estágio inicial permite um maior controle sobre a incidência da doença. “ 

É nesse momento   que se traça  um quadro real sobre a pandemia na cidade, com  o trabaho de prevenção, e servindo de base para a reabertura da economia da cidade, cujos estudos estão sendo feitas através de uma parceria com   Universidade Federal do Sul da Bahia e a Universidade Estadual de Santa Cruz”, disse. 

A ampliação do  teste rápido para detectar a Covid 19,  é uma das  principais ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Itabuna no enfrentamento à á doença, já que  a  maioria das pessoas,  não apresentam os sintomas da Covid. 

Mais de  18 mil testes rápidos  já foram realizados na cidade. Com, isso  foi  possível identificar, isolar e fazer o acompanhamento dos pacientes positivados, evitando o contágio de outras pessoas. 

Além da realização de testes em casos suspeitos através de drive thru no estacionamento do Teatro Municipal Candinha Dória e de moradores do bairro de Fátima, local de maior incidência da doença, a Secretaria de Saúde vem efetuando a testagem de categorias profissionais como trabalhadores em supermercados, funcionários dos correios, bancários e servidores públicos municipais.

Os espaços  que registram  casos positivos são interditados temporariamente e passam por um processo de desinfecção. A  Prefeitura também fiscaliza o cumprimento das regras de 
higienização, distanciamento  e uso de máscaras protetoras.

19 comentários:

  1. E o que fazer quando a pessoa dar pisitivo e não se isola e fica andando mo meio das pessoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, cadê à vigilância.

      Excluir
    2. Testaram a Prefeitura e a família desse prefeito Safado ,

      Excluir
  2. E DAÍ?
    TESTA,
    O CARA DÁ POSITIVO E FICA CIRCULANDO NORMALMENTE PELAS RUAS CONTAMINANDO OS OUTROS ,ESSA É A CULTURA DESSE POVO,SE EU PEGUEI os outros que se foram,
    NÃO EXISTE ACOMPANHAMENTO,DA VIGILÂNCIA NAS RESIDÊNCIAS, E SÓ MENTIRAS,E TAMPOUCO ISOLAMENTO PRA QUEM ESTÁ POSITIVADO.

    ResponderExcluir
  3. O que são 20 mil testes para uma população de quase 300k

    ResponderExcluir
  4. Mentira deste prefeito Fernando Gomes de Oliveira,os supermercados cheio de pessoas as fábricas da Barry callebalt,operando com os horário de doze horas para seus funcionários,qual fiscalização está tendo?vocês falam de redução de carga horária para combater o vírus é o que não vejo está fábrica,cadê os testes prefeito?só existe moradores no bairro de Fátima? Já faz uns dois ou três meses destes testes foi logo no início da pandemia, Pedro Gerônimo, são Caetano, Maria Pinheiro, conceição,zizo,zildolandia,Sarinha,gegeu,novo são Caetano estes tem moradores libera a verba que veio para combater o vírus,vc tem em caixa sessenta e oito milhões oriundos dogoverno federal para combate desta pandemia,ou vai me dizer que este dinheiro foi gasto com tratamento da covid,isso é mentira prefeito Fernando Gomes de Oliveira.

    ResponderExcluir
  5. Sou profissional da saúde, estou na linha de frente, já passei pelo COVID-19 e afirmo: o tratamento precoce com Hidroxicloroquina e azitromicina e ivermectina, salva vidas!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber onde esses testes foram feitos. PQ A ÚNICA COISA QUE FOI FEITO MESMO FOI A EMISSÃO DA NOTA FISCAL PRA ROUBAR OS ITABUNENSES.

    ResponderExcluir
  7. As festa tá rolano souta nos barrio perifiria. Uma ruma de diagrasaa bebeno, ouvino som auto, bebeno, usano droga, maconhia. Vai nus barrio e veja. Uma relentagi da pesti depôs vão tudo passiar no chopin e na cincuentenario impistia os outros essas disgrassa dos infernu

    ResponderExcluir
  8. ISSO É UMA VERDADEIRA PALHAÇADA E FALTA DE RESPEITO A VIDA HUMANA.
    A Vigilância Epidemiológica está brincando com a vida humana. Eles liberaram um idoso do Pontalzinho para ir ao banco, (ele não mora sozinho, a Vigilância sabe, tanto que não foram fazer o exame na neta e na filha) porque ele alegou que estava a 18 dias infectado, mas que não estava mais com os sintomas. A Vigilância Epidemiológica informou a ele que ele poderia ir sim no banco, contanto que ele utilizasse de máscara.
    A Vigilância Epidemiológica não estão refazendo os testes para saber se o paciente não está transmitindo o vírus.
    Dessa forma de trabalhar, o vírus tão cedo irá terminar.
    Eles esqueceram do rapaz com 1° caso aqui em Itabuna. Eles liberaram o rapaz do isolamento, sem fazerem o reteste, após 20 dias de infectado, mas o rapaz não saiu e acabou fazendo o exame no particular.
    O que aconteceu?
    Deu positivo para transmissão do vírus.

    ResponderExcluir
  9. GOVERNO FEDERAL, NA PESSOA DO BOZO,ESTA MANDANDO 15 RESPIRADORES E DEMAIS EQUIPAMENTOS E INSUMOS,OLHA PRA NÃO TER PAI NAS ENTREGAS,
    PORQUE ATE AGORA NINGUÉM SABE E NINGUÉM VIU AS VERBAS QUE VIERAM PRO ESTADO, PORQUÊ SO SABEM CONFINAR A POPULAÇÃO, ATITUDES NINGUÉM VÊ, ESPERAMOS QUE A POLÍCIA FEDERAL DESCUBRA COMO FOI GASTO O NOSSO DINHEIRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE NÃO SABE O QUE FALA, OU SE Ñ FALA COISA COM COISA, FIQUE CALADO

      Excluir
  10. O povo brasileiro, em sua maioria absoluta, foi condicionado pelos seus algozes a aceitar e praticar a ignorância, a desonestidade, a subserviência covarde como uma filosofia de vida, pois o que importa é "viver feliz". Ora, quem passa fome, não possui assistência médico-hospitalar, um bom padrão escolar e desconhece seus direitos, como pode identificar o que seja felicidade? Um povo que, desde seu nascimento adota o chicote e o temor como seus limites para a contenção de suas "ações condenáveis", desconhece o freio moral que a educação familiar, de berço pode incutir no âmago de cada indivíduo e conduzi-lo vida à fora, jamais adotará a obediência consensual como padrão de vida. Ademais, analisem o comportamento e a "qualidade" do administrador público.

    ResponderExcluir
  11. Meu esposo estava doente, foi na barreira que vai pra ilhéus fez o teste rápido deu positivo. Eles Pegaram o endereço pra vim na casa fazer no restante da família e até agora não veio ninguém. Estou grávida minhas 2 filhas e mãe e irmã pegaram.
    Só uma filha minha não teve nada graças a Deus.
    É uma falta de respeito com o povo.
    Eles manda ficar em casa pra ver quem vai morrer.
    Mas graças a Deus estamos bem os sintomas não se agravou.
    Só Jesus por nós, todos dias peço proteção pra todas as famílias. Eles precisam ir nas casas pra ajudar quem estão esperando por ajuda.

    ResponderExcluir
  12. ainda tem uns parasitas que recebem o auxilio e torra todo em cachaça deixando os filhos com fome, vocês gente de bem denunciem esses ou essas parasitas coloque o nome e endereço para que as autoridades fiquem sabendo, não faz por merecer nem receber o auxilio ou o bolsa familia, coloquem o nome todo para encaminhar para CORTE DO AUXILIO OU BOLSA e ai entra o Conselho Tutelar

    ResponderExcluir
  13. Dar uma passadinha nos bares no Pontalzinho. Todos cheios meia porta..então acha covid

    ResponderExcluir
  14. Muitos servidores da linha de frente sem fazer...

    ResponderExcluir
  15. Fiscalização já estabelecimentos que não deveriam estar funcionando em pleno Toque de Recolher como o Motel Veneza por exemplo, fazendo os funcionários de escravos

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente, não há como acreditar em tais informações.
    A realidade mostra-se por si.
    Convivo com pessoas que mesmo com todos os sintomas da covid-19, são orientadas a ficar em isolamento, sem qualquer acompanhamento e muito menos ter feito o teste.
    A informação que se recebe nos postos de saúde, é que não tem teste pra aplicar.
    Tenho uma colega de trabalho que aguarda há uma semana pra fazer o teste, sofrendo com os sintomas da covid, isolada em casa.
    Portanto, se realmente foram adquiridos esta quantidade declarada, o que foi feito deste material?

    ResponderExcluir