quarta-feira, 8 de julho de 2020

Prefeito Fernando Gomes autoriza a reabertura do comércio de Itabuna a partir desta quinta-feira (09)

O prefeito Fernando Gomes autorizou através do Decreto Municipal nº 13.738, o início, a partir desta quinta-feira (9), da Fase 2 do Plano de Retomada das Atividades Comerciais de Itabuna. Dessa forma, após mais de 100 dias de suspensão por conta das ações de combate a pandemia da Covid-19, uma série de atividades não essenciais serão retomadas.

De acordo com o Decreto, o comércio estará liberado de segunda à sexta-feira, das 09 às 15h. Dentre as atividades liberadas estão: lojas de vestuário, cama, mesa e banho, artigos esportivos e utilidades do lar, calçados, bolsas e demais acessórios, tecidos, armarinhos, lojas de cosméticos e perfumarias, joalherias, relojoarias e bijuterias, lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, lojas de informática, móveis, artigos para escritório, estúdios de revelação e impressão fotográficas, gráficas, papelarias e livrarias, lojas de colchões, artigos para festas, chocolates e bombonieres. 

Nessa fase estão autorizados ainda o funcionamento de lava-jatos, concessionárias, indústria não essencial, bancas de jornal e revista, floricultura e do shopping popular. Sábado e domingo todas as lojas estarão fechadas, liberadas igrejas, templos religiosos, e feiras livres, conforme diretrizes estabelecidas pela secretaria de sustentabilidade econômica e meio ambiente.

A reabertura do comércio foi possibilitada a partir da ampliação de leitos clínicos e intensivos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Na última terça-feira, o município recebeu 15 respiradores do Ministério da Saúde, que serão destinados aos pacientes com a Covid-19. “A partir desta quinta-feira, o comércio e os serviços de Itabuna entram em um processo gradual de liberação das atividades econômicas, seguindo protocolos sanitários e de segurança”, explica o prefeito Fernando Gomes, frisando que a reabertura está condicionada a obrigatoriedade dos comerciantes seguirem todas as recomendações do Plano. “Estamos encaminhando o protocolo às entidades do comércio, para que todos sigam rigorosamente as regras”, acrescenta.

Além de permitir o funcionamento do comércio, o Decreto estabelece um rigoroso protocolo sanitário, no qual os comerciantes precisarão seguir recomendações para preservar a saúde de funcionários e clientes, como: redução do número de pessoas no interior das lojas, de modo a respeitar o distanciamento, a obrigatoriedade de máscaras para funcionários e clientes, e disponibilização de álcool em gel nas entradas dos estabelecimentos, dentre outras medidas para prevenir a transmissão da Covid-19.

48 comentários:

  1. Se os comerciantes não agir com responsabilidade a CONTA CHEGA e BEM CARA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como a conta que vai chegar para a população que não respeita decretos.

      Excluir
    2. SOCIEDADE TEM QUE SE UNIR E NINGUÉM COMPRAR, CAPITALISTAS SÓ PENSAM EM DINHEIRO, QUE SE FERREM CLIENTES E FUNCIONÁRIOS, TOMARA QUE NINGUÉM VÁ COMPRAR TÃO CEDO !!

      Excluir
    3. Ta jogando praga nas pessoas é zé ruela !!!
      Que você não gosta de trabalhar agente já sabe seu maconheiro de esquerda , isso e que da esses ( BENEFÍCIOS) criador de preguiçosos ...


      FORA CHINA , FORA COMUNISMO !!!

      Excluir
  2. E os bar não vai abrir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abstinência falo mas alto ...
      kkkkkkkkkkkkkk
      Rapaz guarda o dinheiro do auxílio pra comer miserável ...

      Excluir
  3. as farra continua nos barrio da pereferia muinta genti si agromeranu pa toma cachassa fuma maconhia usa droga e faze zuada com som auto viu prefetio.
    tem qui manda a pulicia e a garda bota esses povo relentu pra corre di baixo de pal, ruma de relentagi da disgrassa impistianu os oto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andam fazendo isso? E você o que anda fazendo? Uma coisa sei q n fez! Ler bastante para assassinar a língua portuguesa desse jeito!

      Excluir
    2. Kkkkkkkkkkk arrasou

      Excluir
    3. Que miséria é isso mesmo ?!
      Kkkkkk
      Rapaz, dei tanta risada aqui, tú não tem noção !!

      Excluir
    4. Kkkkkkkkkkkkkk morro com esses comentários.

      Excluir
  4. Fernando, como os trabalhadores vão trabalhar sem ônibus coletivo,
    Se o problema é gente indo só passear suspende temporariamente esses passes livres,
    Deixa só quem realmente precisa ir no comércio,
    Fica uma ruma de véi sem que fazer perambulando na cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! muito boa a sua colocação! Se tem muitos rodoviários loucos para trabalharem, e nós usuários? Assim como eu que dependo do ônibus para tudo? Como é que fica essa situção?

      Excluir
    2. Rapaz eu tenho até medo dos sindicatos ouvir em trabalho que já vão logo querer fazer greve pra aumentar as passagens e vcs sabe depois quem vai pagar a conta... as eleições estão vindo aíííi´ pense se vale a pena votar nesses pessoal de sindicato .
      Eles tem o direito deles mas não pode tirar o nosso , sem contar que gera muito desemprego ...

      Excluir
    3. O problema não são os idosos mas sim o uso irregular dos passes livre lembrando que os idoso contribuirão pra ter esse direito .
      O problema e gente se fingindo de doido ,pegando cartão emprestado , fingindo ser deficiente o cidadezinha pra ter ''ENCOSTADO '' tá precisando uma visita da federal nessa área previdencial ...

      Excluir
  5. ETA PORRA O LOUCO DO PREFEITO SURTOU DE VEZ COMO QUE VAI REABRIR O COMÉRCIO POIS NEM UM HOSPITAL DE CAMPANA TEM. GENTE ACORDA O PREFEITO ESTAR ESQUEROZADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM TÁ ESCLEROSADO É VOCÊ, PORQUE SEU PARTIDO AFUNDOU,ESTA TENTANDO ACABAR COM À BAHIA E TA RECEBENDO O TROCO, A OBRIGAÇÃO DO GOVERNADOR DO ESTADO QUEM TA FAZENDO E O FEDERAL, QUEREMOS NOSSO DINHEIRO DE VOLTA LADRÕES,
      É QUESTÃO DE TEMPO À POLÍCIA FEDERAL AGIR PRA CALAR ESSA BOCA PODRE SUA COM BAFO DE MORTANDELA AZEDA.

      Excluir
    2. Você e burro seu animal que não leu a matéria acima ...

      Excluir
  6. É engraçado os comerciantes não tão nem aí pra vidas dos funcionários a loja do e Cia do calçadão estava colocando um monte de gente dentro da loja com as portas fechada um absurdo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontecia na cara dos fiscais.
      Inaceitável esse tipo de comportamento, colocando a vida dos funcionários e clientes em risco.
      Foi melhor autorizar a abertura com medidas sanitárias, pois todos precisam trabalhar sobreviver. Chega de tanto desemprego, tanta dificuldade.
      Srs.clientes só vão às ruas se necessário, evitem aglomeração,ajudem a manter a ordem e evitar a contaminação do vírus. Parem de estar na rua somente batendo perna ou olhando coisas, sejam responsáveis.

      Excluir
    2. VAI TRABALHAR VAGABUNDOS, pega os 600,reais compra álcool pra lavar essa boca suja,
      Com fedor de mortadela azeda.

      Excluir
  7. Desde quando nas igrejas caça niquies estavam fechadas? Piada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando chapou 10 leitos de uti vão ocupar so essa semana kkkkkkk

      Excluir
    2. Você só pode ser sem noção🤦
      Cara, nem todas as igrejas estão abertas, ainda existem lugares em que as pessoas que estão à frente do povo, não pensam só no dinheiro.
      Vá procurar pesquisar a respeito do assunto, antes de vir aqui falar besteira.

      Excluir
    3. Procura uma trouxa de roupa,se não achar eu tenho uma melhor, comprou um smartphone com os 600,de Bolsonaro, pra ficar aqui escrevendo merda,.

      Excluir
  8. Será que tem alguma autoridade para fazer esse Prefeito PARAR e fazer ele enxergar que isso é uma loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso tudo e só pra não ir trabalhar e broder ....
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  9. Máfia do guincho volta a atuar em Itabuna

    ResponderExcluir
  10. MORRA QUEM MORRER!! DEIXA DONO DE LOJA NA LINHA DE FRENTE! PEÃO É A IMAGEM DO CÃO, NEM ÔNIBUS P IR TRABALHAR TEM! TOMEM VERGONHA E DEIXEM ESSES CAPITALISTAS MISERÁVEIS ABRIREM AS BODEGAS, POIS ELES TEM CONDIÇÕES DE SE CUIDAREM, VCS PEÃO, NÃO. TOMARA QUE NINGUÉM SAIA P COMPRAR, OU ENTÃO SAIA TODO MUNDO DE VEZ , E ESSA DESGRAÇA FECHA DE NOVO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e que não voto mais em socialista , comunista de esquerda e grevista ...

      Excluir
  11. A loja do dez e Cia tá de+ uma falta de respeito com seus colaboradores e clientes que se aglomera dentro da loja correndo grande risco de contaminação...vamos abrir o olho autoridades e fiscalizar de vdd e ao gerente por favor seja mais humano e deixe de ser olho grande que dinheiro fica aí mais nossas vidas é uma só seu fdp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ass ; nem loja eu tenho , sou um invejoso ...

      Excluir
  12. A loja do 10& Cia tá de+ uma falta de respeito com seus colaboradores e clientes a loja super lotada botando todos em eminente risco de contaminação vamos abrir o olho autoridades e fiscalizar de vdd e ao gerente seja mais humano seu FDP dinheiro vai e vem mais a vida é uma só seu bosta

    ResponderExcluir
  13. Dessa vez meu prefeito fez bosta

    ResponderExcluir
  14. As católicas ficaram fechadas o tempo todo. Eles fizeram missas olaine. Agora, as evangélicas essas sim não fecharam.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Nem todas as igrejas evangélicas abriram demente.
      Pelo menos as que eu vejo (com exceção da Universal, e e algumas assembléias) estão fechadas.
      Por outro lado, muitas outras, inclusive a católica, ainda estão realizando seus cultos ou missas online, esperando a liberação para voltarem as reuniões presenciais, O que eu penso que seja o correto a se fazer.
      Vá procurar se informar, para não vir aqui falar abobrinha!
      Não se deve afirmar aquilo que você não tem conhecimento!

      Excluir
  15. O Detran de Itabuna também abrirá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. habilitação de carro só ano que vem , pra não ficar batendo perna pra cima e pra baixo .

      Excluir
  16. O Detran também abrirá

    ResponderExcluir
  17. As coisas não funcionam, Por Que a própria classe empresarial não colabora. Fizeram reuniões o sindicom, Lions etc etc botaram no papel planos excepcionais para cumprirem regras de abertura que só vão ficar no papel. Tem muitos donos de empresas dizendo que não vão seguir regra nenhuma. E aí, mais uma vez, prefeito desmoralizado porque não vai cumprir de cassar o alvará dos irresponsáveis. Esperem pra vê!!

    ResponderExcluir
  18. Eu só sei de uma coisa o governo do estado não está nem aí pro povão de Itabuna para Ilhéus tudo pra Itabuna nada. Ontem mesmo o secretário de saúde do estado foi em Brasília e conseguiu mais leitos de uti para Ilhéus. E Itabuna que se foda

    ResponderExcluir
  19. Quem depende de Ônibus Coletivo vai trabalhar como ?!

    ResponderExcluir
  20. NAO SOU CONTRA ABERTURA DO COMERCIO, POIS ENTENDO A NECESSIDADES DOS QUE TEM O GANHA PAO DIARIO.
    MAS TAMBEM ENTENDO QUE DEVE HAVER UM FISCALIZAÇAO MAIS RIGIDA. TANTO NO CENTRO, COMO NOS INTERIOR DOS BAIRROS. NAO PODE SER DE QUALQUER JEITO, POIS O QUE ESTA EM JOGO SAO VIDAS.
    POIS O BRASILEIRO É MAL EDUCADO, NAO RESPEITA AS LEIS E ACHAM QUE TUDO DEVE SER FEITO DE FORMA ERRADA.
    PEÇO A DEUS QUE NOS AJUDE NESSE MOMENTO DIFICIL, NAO PODEMOS PARAR E NEM DESISTIR, SE ENTREGAR JAMAIS.
    JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.
    VOCE QUE ESTA INDO TRABALHAR, BUSCAR O SUSTENTO DA FAMILIA VAI COM DEUS, MAS TENHA CUIDADO.
    DEUS ABENÇOE A TODOS.

    ResponderExcluir
  21. eu só quero saber quando os correios vão começar a entrega de nossos boletos o comercio ja estar aberto a tempo precisamos pagar as nossas conta preciso receber cartão e faturas

    ResponderExcluir
  22. Bolsonaro enviou 15 respiradores, aí Cuma abriu. Itabuna não tem hospital campana. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  23. Bolsonaro enviou 15 respiradores, aí Cuma abriu. Itabuna não tem hospital campana. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  24. Governadores e prefeitos receberam verbas de Bolsonaro, receberam equipamentos, a população esquecida recebeu auxílio emergencial, empresários receberam ajuda financeira... E ainda tem gente desejando o mal para o presidente Bolsonaro.

    ResponderExcluir