terça-feira, 28 de julho de 2020

Presidente da CDL de Itabuna critica decisão da justiça de fechar comércio e fala em manifestação

Nesta segunda-feira (27), a Justiça determinou o fechamento imediato do comércio não essencial na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, já pára a partir desta terça-feira (28), para conter o avanço do coronavírus. 

A prefeitura informou que vai recorrer da decisão da justiça, embora ainda não tenha sido notificada à respeito do assunto, o que pode fazer com que o comércio continue aberto no município, ao menos, por enquanto.  O comércio não essencial está aberto desde do dia 9 de julho

“Nós estamos preparados para recorrer dessa decisão, porque abrimos grande parte do comércio e não aumentou o coronavírus em Itabuna, está a mesma coisa que era antes”, disse o prefeito Fernando Gomes.

A decisão foi proferida pela 1ª Vara da Fazenda Pública da cidade, após pedido feito pelo Ministério Público da Bahia. Itabuna é o terceiro município com mais casos registrados da Covid-19 na Bahia, ficando atrás apenas de Salvador e Lauro de Freitas. 

A Justiça determinou que a prefeitura adote as medidas de flexibilização das regras de distanciamento social e das restrições ao funcionamento da atividade econômica e comercial por meio de fases, com base em estudos técnico-científicos de avaliação de risco, como variação do número de mortes e taxa de casos positivos da Covid-19.

Ainda no documento, a Justiça pontua que a prefeitura deve adotar a proibição de eventos religiosos com público superior a 50 pessoas, não somente estabelecer um limite de capacidade, que atualmente é de 50%.

Caso haja descumprimento de qualquer medida determinada pela Justiça, a prefeitura terá que pagar multa diária de R$ 50 mil, além da adoção de medidas decorrentes do descumprimento da ordem, que pode configurar crime de improbidade administrativa.

O Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabuna, Carlos Leahy, em audio divulgado em redes sociais, afirmou que vai convocar em breve uma manifestação para expressar a insatisfação da classe. “Parece que o lojista, empresário, não tem nada a perder... Todo kjundo manda, quem vai pagar a conta somos nós”.


26 comentários:

  1. Os lojistas de Itabuna foram muito pacatos, esperaram demais pra pensarem em fazer algo do tipo. O governo de Itabuna nada tem feito pra conter o avanço do corona vírus, pois a verba pública tem sido desviada, não temos um hospital de campanha, e o único hospital que está atendendo a população está se beneficiando demais com isso.

    ResponderExcluir
  2. Manifestação de que seu idiota?? A cidade está em COLAPSO!! Não tem estrutura, não tem médicos, o povo não colabora!! Manifestação é o caralho!! Tem que dá LOCKDOWN de 30 dias, construir hospital de campanha, o povo está morrendo, e vcs querendo desgraça de comércio aberto!! Seu sem noção!! Será que tem que desenhar, não estão vendo o COLAPSO E O CAOS, que se INSTAUROU em Itabuna?? PQP !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk colapso????? Só se for da cachaça... Só tem imbecil falando merda nessa cidade corrupta....

      Excluir
    2. Do que adianta comércio fechado se o povo faz aglomerações nos bairros!!!

      Excluir
    3. VOCÊ É O PSICOPATA, QUE SO PENSA EM FECHAR,
      TUA FAMÍLIA TEM VERGONHA DE VOCÊ, BAFO DE MACONHA VENCIDA.

      Excluir
    4. Vc ou é burro ou cego, seu analfabeto!!

      Excluir
  3. LOCKDOWN.PROIBIR COMERCIALIZACAO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

    ResponderExcluir
  4. Deixa essa desgraça aberto msm. Quem se fode é trabalhador, pq patrão nem na loja encosta. O interesse do patrão é o lucro, enquanto trabalhador fica entregue à sorte. Depois a gnt adoece, e ainda somos demitidos. Eu trabalho todos os dias morrendo de medo, não durmo quando chego em casa. A loja vive lotada de gnt que n leva nenhuma peça. Entra para saber do preço, fica passeando msm com esse vírus matando muita gnt. Mas infelizmente eu preciso pagar aluguel. Ninguém tá nem aí pra mim, pra minha saúde, segurança. Mas o patrão disse que a gnt tem que se ajudar. Ajudar oq? Salvar o comércio dele, né? Pq ele nunca apareceu na loja nesses tempos. Fala com a gnt por chamada de vídeo e só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo seu comentário, força e saúde

      Excluir
  5. Matarão um no salobrinho, cara das antigas, todo.undo com medo.

    ResponderExcluir
  6. Gente é uma situação muito triste e delicada, de uma lado o vírus infectando pessoas e matando.
    Do outro lado o comércio de portas fechadas e todo mundo tomando prejuízo e indo para a beira da falência.

    E A SAÚDE ONDE FICA?
    Estamos com 100 % do pouco de leitos de UTI que temos ocupados, vimos reportagens em vários veículos de comunicação de nossa região mostrando isso, gente sendo transferida para Salvador com falta de ar que só Deus sabe se vai chegar lá viva para por em um respirador, gente sendo transferido para Camacan e vários outros lugares atrás de socorro, porque em Itabuna não tem mais vaga em leitos dos poucos 20 de UTI que temos e ocupados.

    ResponderExcluir
  7. Foi noticiado em toda a imprensa grapiúna que no dia 07 de julho chegaram em Itabuna 15 respiradores que o Governo Federal mandou para Itabuna, via pedido do Deputado Federal Bacelar, inclusive o prefeito agradeceu ao Governo Federal.
    Estes 15 respiradores chegaram dia 07 de julho e dia 09 de julho, no mesmo dia que o comércio abriu, o prefeito inaugurou mais 09 ou 10 leitos, porque uma hora fala em 09 e outra hora fala em 10.
    Porque prefeito, o senhor não utilizou os 15 respiradores que chegaram, inaugurando 15 leitos? Agora.... Com o sistema colapsado, sem vaga de UTI, comércio fechado é que o senhor está dizendo que vai inaugurar mais 08 leitos, porque isto?

    ResponderExcluir
  8. Ta errado em fazer manifestação,vai causar aglomerações.

    ResponderExcluir
  9. É um absurdo em Itabuna não ter um hospital de campanha ou não ter reaberto algo similar, Camacan uma cidade pequena em relação a Itabuna, abriu um hospital de campanha.
    Em Ilhéus temos vários hospitais de tratamento da covid-19: Costa do Cacau, Hospital de Ilhéus, Hospital Bartolomeu perto do terminal de coletivo no centro, Hospital de Campanha no Centro de Convenções e etc.
    Já em Itabuna, meu Deus que gestão é essa, quantos hospitais de campanha abriram?

    ResponderExcluir
  10. CARLOS LEAHY É UM SAFADO ISSO SIM, SÓ OLHA PRO LADO QUE BENEFICIA ELE E SUA CLASSE, ENQUANTO ISSO O PESSOAL MORRENDO DIARIAMENTE, É SÓ PEGAR AS ESTÁTICAS E VER A MEDIA DE MORTES DPS QUE O COMÉRCIO ABRIU, MAS COMO NÃO FOI NGM DA FAMÍLIA DELE OU DE QUEM ESTÁ A FAVOR, AÍ QUEREM ABRIR E OS OUTROS QUE SE LASQUEM.. AÍ VEM O PREFEITO DIZER QUE OS CASOS TEM ABAIXADO, CERTEZA WUE ESTÁ VENDO OS NÚMEROS DA CIDADE ERRADA, E AINDA QUER ABRIR O SHOPPING.. BANDO DE HIPÓCRITAS, ANTES DE OLHAR PARA OS SEUS BOLSOS, OLHEM PARA AS VIDAS QUE ESTÃO SENDO PERDIDAS, SE PERGUNTEM E SE FOSSE ALGUÉM DA MINHA FAMÍLIA QUE MORRESSE?

    ResponderExcluir
  11. É muita audácia de Carlos Lee desobedecer uma ordem judicial e pior; convocar pessoas para manifestação.

    ResponderExcluir
  12. Eu as vezes fico aqui pensando Itabuna umas das Grandes cidades da Bahia estar do jeito que estar.nao tem hospital colocam um toque de recolher que não serve pra nada.centro cheios de pessoas zanzando muitos nem compram nada ainda querem fazer protesto só em Itabuna mesmo.Ate em Manaus com alto índice de morte o povo se tocou aqui o povo não se toca não.

    ResponderExcluir
  13. Nos bairros e so AGLOMERAÇÃO de pessoas bebendo quero ver quando esse auxilio acabar o que nego vai fazer.

    ResponderExcluir
  14. Itabuna cidade sem Saúde e Educação salve se quem puder.

    ResponderExcluir
  15. TEM QUE FECHAR,,,,,,TEM QUE FÉCHAR......O COMERCIO DE ITABUNA TEM QUE FECHAR ATÉ QUE ITABUNA TENHA PELO MENOS UMAS 10 UTIS DISPONIVEIS,,,,,,COM RESPIRADORES DE VERDADE,,,,,,,,CHEGA DE ENGANAR O POVO,

    ResponderExcluir
  16. Carlos ñ tem vergonha na cara ele só quer dinheiro no bolso dele esse safado que fica mandando também tirar os pais de família que trabalha informal das ruas

    ResponderExcluir
  17. Itabuna atende toda região, visto que os hospitais estão cheios de pessoas de outras cidades, a culpa disso tudo é do governo do Estado, ou seja o Governador que quando foi solicitado a abertura do hospital de campanha em nossa região não permitiu. Agora os hospitais de itabuna precisam atenfer toda a região e o povo de itabuna sofre com seu comercio fechado.

    ResponderExcluir
  18. Esse presidente da cdl, nunca trabalhou na vida.

    ResponderExcluir
  19. Manifestação p causar aglomeração! É cada um cabeça de bagre, viu?? Tem que cobrar é hospital de campanha, atitudes contra a doença! O povo morrendo e uns idiotas preocupados com abertura de comércio!! É cada uma, viu ??

    ResponderExcluir
  20. Vix deixa eu ir comprar logo minha cartela d ovos porq pra carne o didim ja acaboukkkk

    ResponderExcluir
  21. Se o comércio fechar novamente só vc aí aumentar o número de desempregados .

    ResponderExcluir