quinta-feira, 23 de julho de 2020

Secretaria de Indústria e Comércio faz balanço positivo das fiscalizações no comércio de Itabuna

A Prefeitura Municipal de Itabuna, através do Departamento de Indústria e Comércio, que é vinculado a Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, faz um balanço positivo destes primeiros 15 dias de funcionamento do comércio da cidade, validado pelo Decreto de nº 13.738. De acordo com o diretor de Indústria e Comércio, Edvaldo Alves, nesta segunda etapa de retomada da economia,  foram multadas 18 lojas na área central da cidade. 

Para o  Diretor,  o  trabalho, que conta com o apoio da Guarda Civil Municipal,  tem uma  balanço   positivo.  “Esta  semana apenas uma loja de utilidades domésticas foi multada, por estar aberta após às 15 horas. A  cada dia que as pessoas estão mais conscientes”,  comemora. Edvaldo Alves  reforça a importância de os comerciantes  cumprirem rigorosamente a medida, que determina o  funcionamento das lojas no horário das 9 horas às 15 horas.

Na  primeira segunda-feira após a abertura, 13 de julho, os fiscais chegaram a multar 10 estabelecimentos. A maioria do ramo de confecções. No entanto, esse número  vem reduzindo a cada dia. “Estamos na rua até às 18 horas, mas todos estão cumprindo o que determina o decreto”, frisa. Vale ressaltar que as fiscalizações permanecem acontecendo também aos domingos nas feiras livres da cidade. “Ficamos até às 13 horas  para orientar feirantes e consumidores a usarem a máscara e evitarem aglomeração”, informa Edvaldo Alves.

Os fiscais fizeram vistorias  em 12 óticas  de Itabuna na manhã desta quinta-feira (23). O objetivo  foi orientar esses estabelecimentos a fecharem as portas às 15 horas, porque muitos estavam  seguindo o primeiro Decreto, em que permitia apenas o funcionamento de serviços essenciais e alguns estabelecimentos comerciais, como por exemplo, as óticas. Desta forma, eles estavam estendendo o horário de funcionamento. “As óticas permaneceram abertas desde o início da pandemia, mas agora eles precisam se adequar ao Decreto 13.738”, finaliza  o diretor de Indústria e Comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário