quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Bahia é único estado do Nordeste a testar vacina contra Covid-19

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, explicou, em entrevista à TV Bahia nesta quarta-feira (12) como está o andamento dos testes das vacinas experimentais contra a Covid-19 no estado. Atualmente, são testadas vacinas produzidas pela empresa alemã Pfizer e pela americana de Oxford.

"Nós temos aqui na Bahia, hoje, já em andamento, dois protocolos de investigação para vacina de Covid-19. Um no Hospital Santo Antônio, que testam a vacina alemã que foi adquirida pela Phizer. São duas vacinas diferentes. Vamos testar inicialmente mil pacientes. As aplicações começaram ontem, e há uma previsão de poder evoluir até 5 mil sujeitos de pesquisa incluídos nesse estudo. A outra é de Oxford, também americana, sendo testada no [hospital] São Rafael", disse Vilas-Boas

Nesta quarta, a revista científica "Nature", uma das mais importantes do mundo, mostrou resultados preliminares da vacina das farmacêuticas BioNTech e Pfizer, que apontam que ela induziu uma resposta imune "robusta" e não teve efeitos colaterais graves em voluntários adultos.

Os níveis de anticorpos neutralizantes dos participantes foram de 1,9 a 4,6 vezes maiores do que os de pacientes em recuperação da Covid-19, segundo o estudo. Estes resultados, entretanto, ainda não mostram a eficácia da vacina. Isso será determinado em fase 3 (a última).

Os resultados divulgados são referentes às fases 1 e 2 da pesquisa, que estudam a segurança e começam a determinar a eficácia da vacina. Essas etapas ainda estão em andamento.

Os testes da vacina da Pfizer estão sendo feitos no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador. No Brasil, a imunização da vacina também está sendo testada em São Paulo.

Além dessa vacina contra a Covid-19 testada pela Pfizer, outra, idealizada pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, também está sendo testada no país e voluntários baianos já receberam a dose. O teste é feito em parceria com o Hospital São Rafael.

3 comentários:

  1. O Governo Federal já encomendou mais de 100 milhões de doses da vacina de Oxford e investiu quase 2 bilhões do orçamento. Os primeiros testes ja foram realizados e está na segundas fases da vacinação. A estimava é que, em Outubro, já esteja pronta. Agora é rezar e esperar.

    ResponderExcluir
  2. tem que terstar a Russa e a Chinesa, fora com veneno de americanos!! lembram da cloroquina da anta do bolsonaro?? ninguém mais quer cair nessa de americanos filhos da puta não, temos uma anta com o vaGABUNDO DO PRESIDENTE ,MÁS A POPULACÃO É QUE SOFRE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que a vacina produzida pelos ingleses e americanos não pode e não deve ser desperdiçada em seres imundos e abjetos como os demônios petralhas. Estas escórias oriundas de um ser diabólico e geradas em alguma cloaca, devem ingerir uma infusão de raspas das galhas das touceiras de chifres em redor do "furico fedorento" de Lullaladrão, o cornão galhudo.😂😁😊🤣😂😂😂😂😂😁😁😁😁😊😊😊😊🤣🤣🤣🤣😂😂😂😁😁😁😊😊😊🤣🤣🤣😂😂😂😁😁😁😊😊😊🤣🤣🤣

      Excluir