segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Com 90 anos, líder indígena cacique Raoni testa positivo e é internado em Mato Grosso

Diagnosticado com Covid-19, o líder da etnia Kayapó Raoni Metuktire, 90 anos, mais conhecido como cacique Raoni, está internado desde a última sexta-feira (28), no Hospital Dois Pinheiros, em Sinop (MT).

Em nota, o Instituto Raoni informa que ele apresenta bom estado de saúde, respirando normalmente, sem a ajuda de aparelhos.

“O motivo [da internação] foi a constatação de alterações na taxa de leucócitos no sangue e sintomas de pneumonia. Exames específicos realizados, tomografia computadorizada e sorologia confirmaram Covid-19. Seu estado é bom, sem febre, respirando normalmente e sem ajuda de oxigênio”, afirmou o instituto.

A equipe médica do Hospital Dois Pinheiros confirmou que Raoni contraiu a doença, mas ressaltou que ele já possui anticorpos contra a doença e está fora de perigo. O líder indígena, porém, ainda não tem previsão de alta.

Em 18 de julho, Raoni havia apresentado quadro de hemorragia digestiva. Na ocasião, ele passou por duas unidades hospitalares, permanecendo internado por uma semana.

Durante o período de internação, o líder kayapó foi submetido a uma transfusão de sangue e a uma bateria de exames, que detectou úlceras intestinais, inflamação no cólon, fibrilação atrial crônica e enfisema. Como consequência do sangramento digestivo, desenvolveu anemia em nível grave.

Cacique Raoni é uma liderança de forte influência e que mantém interlocução com diversas figuras, como o Papa Francisco. Reconhecido pelas mobilizações em prol dos povos indígenas e da Floresta Amazônica, ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, por iniciativa de ambientalistas e indigenistas.

De acordo com levantamento elaborado por uma aliança de organizações do movimento indígena, como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), já são 28.815 os casos de Covid-19 confirmados entre indígenas. Pela contagem, o total de óbitos causados pela doença chega a 757.

12 comentários:

  1. Deixa esse petista safado morrer.

    ResponderExcluir
  2. Eu era um infante e já via esse homem na televisão. Hoje tenho quase 40 e ele está ai. Que Deus restabeleça a sua saúde.

    ResponderExcluir
  3. Com um beiço deste, onde vai colocar a máscara. Esse é índio Nutella, índio raiz infecta o vírus.

    ResponderExcluir
  4. Corno velho do beiço de mula! Beiço de sola da miséria!! 😂😂😂

    ResponderExcluir
  5. Tem que sofrer muito esse comunista amigo de lula, se não fosse nosso presidente acabar com essa bagunça esse cara estava roubando até hoje.
    Ele tem 3 selulares, e 1 aifone, o presidente fez até uma matéria para denunciar ese índio farjuto.
    Tomara que sofra muito como fez muitas famílias sofrer

    Tomara que Bolsonaro continue com essa forsa total por muito anos.
    Tem meu voto e deinha familha toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja o que vc escreve, antes das terras ser invadida por portugueses. A terra era dos índios se tem alguém que tem que sair é vc sua puta vc do comentario 31/08/2020 22:11

      Excluir
  6. Que furo de reportagem grande merda ...

    ResponderExcluir
  7. o covide tem que matar essa raça da desgraça de crackeiro é muita noia nessa itabuna. doutor o que fazer pra denuciar uma desgraça de noia que ta virado no satanás o desgraçado é casado tem filhos mora de favor rouba de tudo pede tudo é fuma essa desgraça todo dia até na frente dos filhos é um fedor dentro de casa insuportavel quero denuciar esse satanás onde devo fazer isso

    ResponderExcluir
  8. Devemos respeitar a cultura de todos os povos.

    ResponderExcluir
  9. Pra esses bando de ze povinho que está aí de plantão para os nossos povos indígenas que já sofreram tanto desde quando os colonizadores invadiram o Brasil porque esse país na verdade nunca foi nosso,Eu desejo que Deus cuide de vcs para que nem um dos seus familiares pegue essa doença que já fez muitas vítimas E que Deus abençoe esse senhor que ele possa ter sua saúde de volta.

    ResponderExcluir
  10. Bem, pelo teor dos comentários percebi que os comentaristas desse blog não passam de crianças estúpidas...

    ResponderExcluir