quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Fluxo de gestantes com suspeita de Covid preocupa Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna enviou ofício à Secretaria Municipal de Saúde cobrando uma definição sobre o fluxo para paciente gestante. Preocupada com a situação no município, a instituição pede medidas urgentes em relação ao atendimento às grávidas com suspeitas ou positivadas para o novo coronavírus. 

No documento, a Santa Casa afirma ser necessário que a Prefeitura de Itabuna estruture a rede de saúde para assegurar assistência às pacientes e reforça que o Hospital Manoel Novaes tem contrato com o município apenas para atendimento materno-infantil, com referência na assistência aos casos de gestação de alto risco. Hoje não existe contratualização para atendimento às pacientes com suspeita ou positivadas para Covid-19, mesmo porque o HMN não dispõe de UTI Adulto. 

A Santa Casa ressalta que o Hospital Manoel Novaes está credenciado junto à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apenas para atendimentos pediátricos, com habilitação de três leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 leitos clínicos (enfermaria). Mesmo não tendo leitos de UTI/adulto contratualizados para gestantes positivadas, o Hospital Manoel Novaes vem realizando partos das pacientes com sintomas e/ou infectadas pelo novo coronavírus, desde que não estejam em estado clínico grave. 

Mas devem ser devidamente reguladas, no caso de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A SCMI reforça que as pacientes com suspeita e/ou infectadas pela Covid-19 necessitam ser direcionadas para unidades especializadas que disponham de retaguarda de UTI Adulto e UTI Materna. Ressalta ainda que o HMN não dispõe de UTI para pacientes adultas com Covid-19. No documento enviado pela Santa Casa é pedido também que a Secretaria de Saúde de Itabuna redesenhe a rede de assistência às pacientes obstétricas suspeitas ou confirmadas para Covid-19 com intuito garantir o atendimento e evitar prejuízos para elas. (JBO)

12 comentários:

  1. EU QUERO SABER O QUE ESSAS PUTAS IRRESPONSÁVEIS FICAM FAZENDO NA RUA E Ñ FICAM EM CASA!! UM MONTE DE DESGRAÇA QUE PEGA BARRIGA SEM RESPONSABILUDADE NENHUMA É FICAM VAGABUNDANDO NA RUA, ENCHENDO O RABO DE CACHAÇA DEPOIS VÃO QUERER BUSCAR CULPADOS.
    TROPA DE PORRA👿👿👿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, isso é uma verdade, pessoas jovens, irresponsáveis e sem noção das consequências futuras.

      Excluir
  2. Acho um absurdo a santa casa vir a público reclamar reabram o São lucas senhores gestores a verba de milhões não vaio só para o hospital de base.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lamentável, prefeito faz alguma coisa pelo amor de Deus.

      Excluir
  3. A Santa Casa não ta preocupada, ela quer dinheiro da prefeitura, esta claro isso no texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a realidade de lá, vai lá conferir de perto antes de falar besteira.

      Excluir
  4. Vou contar aqui o que me aconteceu semana passada.
    TUDO começou com a garganta INFLAMADA, depois veio uma intensa coriza com CALAFRIOS. Me automediquei tomando um antiinflamatório e uma vitamina C, com muita oração e fé em Deus.
    Resumindo, TUDO começou na quinta-feira e na segunda-feira eu já estava curada.🙏
    Imagine vocês se eu tivesse procurado a UPA ou o BASE. Se ñ estivesse morta, estaria no meio dos contaminados.
    MINHA MENSAGEM É A SEGUINTE:
    NEM TUDO QUE PARECE É. Ñ SE DESESPEREM, MAS PRA ISSO TOME CUIDADO. PROCURE FICAR EM CASA, NÃO SAIA SEM NECESSIDADE. CASO ISSO ACONTEÇA, TERÁ A CONSCIÊNCIA TRANQUILA QUE Ñ SE CONTAMINOU

    ResponderExcluir
  5. ITABUNA TINHA QUE TER UM HOSPITAL DE CAMPANA.....EXCLUSSIVO PARA O COVID 19....EM MARÇO NO INICIO DA PANDEMIA FALTAVA REALMENTE EQUIPAMENTOS E CONHECIMETO DA DOENÇA......MAIS AGORA ESTAMOS EM AGOSTO....6 MESES...O HOSPITAL DE CAMPANA NÃO FOI IDÉALIZADO....ITABUNA NÃO TEM UMA ÉQUIPE DE PROFISSIONAIS VOLTADA PARA CUIDAR...ORIENTAR E ENCAMINHAR PARA EXAMES,,INTERNAMENTOS,,,SABEMOS QUE VACINA SÓ ANO QUE VEM..MEDICAMENTOS SÓ PALIATIVOS...ITABUNA CONTINUA SENDO A TERCEIRA CIDADE BAHIANA COM MAIS CASOS E MORTE,,,E NADA..NADA ESTA SENDO FEITO.....A BRIGA FICOU ENTRE ABRIR E FECHAR O COMERCIO... MAIS NÃO TEM BRIGA PARA QUE ABRA O HOSPITAL DE CAMPANA....ITABUNA PRECISAVA DE NO MINIMO UNS 50 RESPIRADORES...OU SEJA 50 UTI DISPONIVÉL....E MAIS DE 300 LEITOD CLIMICOS,,,,,EM UM SÓ LUGAR....HOSPITAL DE CAMPANA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas parece que a gestão se faz de burra ou que não está vendo nada.

      Excluir
  6. Alguém sabe informar com certeza quem é o "prefeito" de Tabocas? Fernando Cuma continua ou já foi gozar a aposentadoria em seu palacete na Suíça nordestina?

    ResponderExcluir
  7. O que me causa certa estranheza é a Santa Casa começar a tornar público a não contratação de leitos no HMN para mulheres com COVID-19, quase 6 meses após o início da PANDEMIA, estratégia barata da NOVA Provedoria para tirar mais DINHEIRO da SMS, isso é claro e explícito no texto... GOSTARIA QUE A SANTA CASA MOSTRASSE CLARAMENTE QUE EXECUTA 100% DO CONTRATO... POIS O QUE BEM SEI E TENHO CONVICÇÃO DO QUE ESTOU FALANDO, é que a Santa Casa produz de 30 a 60% de atendimentos SUS e vive brigando com a Secretaria porque quer 100% do pagamento por 30 a 60% de serviço prestado... O NOVO PROVEDOR só fala nisso, só pensa nisso e denota na sua gestão desesperada de tentar formar um CLAMOR PÚBLICO para tentar forçar a SMS a enviar mais dinheiro... PENA A PROVEDORIA TER SAÍDO DE UMA MÃO SÉRIA PARA A MÃO DE UM GENERALZINHO MAL FEITO....

    ResponderExcluir
  8. A santa da casa gosta de dinheiro para roubar eu não tô vendo essas coisas todas de gestante de covid eles querem reabrir o São Lucas aí depois fica tudo particular rebanho rebanho de ladrão cadê que não abre por sus eles querem tudo particular não abre não Fernando Gomes o Lucas

    ResponderExcluir