terça-feira, 4 de agosto de 2020

Molusco conhecido por 'dragão azul' é encontrado por salva-vidas em praia de Salvador


Um tipo de molusco conhecido como dragão azul foi encontrado na última semana por um salva-vidas na praia de Jaguaribe, em Salvador. O animal é predador das caravelas e não oferece perigo ao ser humano.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), esse foi o primeiro registro do animal nas praias do estado.

Entretanto, a aparição do dragão azul, que vive no Oceano Atlântico, tem sido frequente nos últimos anos, apesar de rara no litoral baiano. A informação foi divulgada pelo doutor em Isologia, especialista em animais marinhos e professor da Universidade Federal de Alagoas / Penedo, Cláudio Sampaio.

“Ele é um animal, quando a gente vai olhar os registros dele, ele está amplamente distribuído, mas são raros os registros. Ou seja, embora ele tenha registros em Pernambuco, na Bahia, em Alagoas, e até no Rio Grande do Sul, são registros pontuais”, disse o especialista.

O Glaucus atlanticus, conhecido por lesma do mar ou dragão azul, é mais visto na costa da Europa, África, água subtropical e tropical. De acordo com Claudio Sampaio, eles têm entre três e quatro centímetros, e deve ter chegado em Salvador por causa de desvio de correntes marítimas ou mudança de ventos.

“Isso se deve, por ser um animal pequeno, ele chega a ter por volta de 3 centímetros, a maioria, ele encalha na praia e pode ser soterrado, pode estar misturado com as caravelas e aí é um ponto importante, porque o dragão azul vive flutuando nos oceanos. Então, para a gente encontrar eles no habitat natural é bem difícil, porque ele é pequeno e na imensidão dos oceanos faz com que encontrarmos seja muito raro”, contou o biólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário