segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Morre o pai de santo itabunense Jair de Ogum, aos 76 anos

Morreu nesta segunda-feira, dia 31, Jair de Ogum, 76 anos, de insuficiência pulmonar. O pai de santo, que estava internado no Hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca, ficou conhecido por atender famosos e por ter participado durante 12 anos da programação da Rádio Globo, no Rio de Janeiro. O babalorixá atuava há quase 60 anos. "O Aye e Orun são planos que se complementam na construção da nossa ancestralidade. Ao se complementarem eles fecham um ciclo. 

Hoje, dia 31 de Agosto de 2020 (mês de Obaluaê), às 9h, ele fechou o ciclo. No fechamento deste ciclo de vida terrena, Babalorixá Jair de Ogum, sacerdote espititual, que iniciou-se em 1961 na nação da Alaketu pela Yalorixá Júlia de Obaluê cumpriu sua missão no compromisso com as religiões de matrizes africanas, sendo também considerado o Rei da Umbanda no Brasil. O Babalorixá Jair de Ogum fundou seu Ilê Axé: Ilê da Oxum Apará em abril 1978. No dia de hoje, Jair de Ogum segue para o Orun, tornado-se um ancestral", diz a nota de falecimento. Nascido em Itabuna, na Bahia, em 22 de março de 1944, Jair de Ogum foi iniciado na religião em Olaria, na Zona Norte do Rio, aos 17 anos.

Ao fim da vida, morava no bairro do Pilar, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Filho de Ogum e Oxum, o menino se tornaria um dos mais reconhecidos babalorixás do país — nomenclatura destinada aos sacerdotes com vasto conhecimento da umbanda e do candomblé, das raízes africanas e da ancestralidade. Foi pai de santo de estrelas como as atrizes Soninha de Paula e Arlete Salles e o cantor Elymar Santos. Em abril de 1977, fundou em Itaguaí o templo e a Associação Beneficente Ilê da Oxum Apará, instituição espírita de caridade e utilidade pública. Por sua obra no local, Jair recebeu várias honrarias de instituições públicas e religiosas. 


Em 1994, a Alerj concedeu-lhe o título de cidadão do estado do Rio de Janeiro e a Medalha Tiradentes. Dois anos depois, foi coroado o Rei da Umbanda no Brasil. Em 2004, recebeu também a Medalha Pedro Ernesto da Câmara de Vereadores do Rio. Jornalista, radialista, escritor, apresentador e palestrante, Jair de Ogum publicou vários livros e participou de diversos programas na TV Globo e em outras emissoras. Por 12 anos, participou diariamente do programa de Haroldo de Andrade na Rádio Globo. Publicou por anos suas previsões no EXTRA e na revista Canal Extra, além de vários outros jornais do Rio. 

Trabalhou no Ministério de Educação e Cultura (MEC), na Fundação Leão 13 e fundou também a Casa de Cultura Santa Cândida. O sucesso em meios de comunicação renderam a Jair de Ogum menções honrosas entre políticos. Em entrevistas, o pai de santo gostava de relembrar ter sido recordista de cartas na Rádio Globo, em 1995. O baiano também era grato a um cabeleireiro de um renomado salão de beleza em Ipanema, que foi o responsável por lhe apresentar a diversos famosos. O cantor Elymar Santos, um dos que se já se consultou com o babalorixá, prestou uma homenagem ao amigo. "Descanse em paz e obrigado por tudo. Saudade eterna", escreveu.

12 comentários:

  1. Esse cachorro
    Nunca foi pai de santo
    Pai de chiqueiro
    Pai de santo é Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMENTÁRIOS DESTE TIPO SÃO TÍPICOS DOS FANÁTICOS POR EDIR MACEDO, MALAFAIA, PASTORA FLORDELIS, WALDOMIRO, RR SOARES E AFINS. TODOS ADORADORES DE DEMÔNIOS EM PELE DE CORDEIRO. LAMENTÁVEL.

      Excluir
  2. VOCÊ FALA DE TUDO, MENOS DA CENSURA IMPOSTA PELO JUDICIÁRIO CONTRA UM JORNAL.



    https://www.esmaelmorais.com.br/2020/08/nassif-e-censurado-pela-justica-do-rio-blog-do-esmael-se-solidariza-com-jornalistas-do-jornal-ggn/



    https://revistaforum.com.br/midia/justica-do-rio-censura-materias-do-jornal-ggn-que-denunciam-esquema-do-banco-btg-pactual-em-licitacoes/

    ResponderExcluir
  3. Agora está ao lado do Deus a quem serviu quando esteve na terra. Isso é certo.
    Certo para todos os que estão vivos, que após a morte há dois caminhos, mas só poderá seguir naquele que preparou enquanto viveu aqui na terra.

    ResponderExcluir
  4. Ô PT DE ITABUNA, TÃO COM MEDO DE QUE?
    DEIXA ESPAÇOS PRA COMENTÁRIO, ISSO QUE DEMOCRÁTICO,
    O CARA QUE ESPALHOU A VASSOURA DE BRUXA NA REGIÃO, HOJE DIZ QUE QUER CONSERTAR ITABUNA, OS ANTIGOS TRABALHADORES RURAIS, HOMENS HONRADOS VIRARAM MISERÁVEIS POR CAUSA DESSE TERRORISTA, RESULTADO TIVERAM QUE VIRAR ATE BANDIDOS.

    ResponderExcluir
  5. Ele foi discípulo de satanás, Santo é DEUS TODO PODEROSO! e JESUS CRISTO É O SENHOR,
    centros de umbandas é casa de satanás tropa de imundos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comentário típico de seguidor de pastora assassina.

      Excluir
    2. Caminheiro das Trevas1 de setembro de 2020 19:21

      Pelo seu comentário, é provável que és um religioso fanático. Provavelmente, não conheces o que é respeito a diferenças e respeito ao próximo... Estás tão longe do que disse o Cristo... Talvez, no momento certo, aprendas o que significa a verdadeira mensagem do Cristo. Terminando, se és um frequentador de templos feitos de pedra, digo-vos: tropa de imundos são espíritos do seu nível!!! Fui

      Excluir
  6. foi senta no colo do capeta e dos seus guias kkkkk

    ResponderExcluir
  7. QUANDO LEIO ESSES COMENTÁRIOS CARREGADO DE ÓDIO E INTOLERÂNCIA ME PERGUNTO QUE TIPO DE DEUS ESSES INDIVÍDUOS DO CORAÇÃO RAIVOSO SERVE?DEUS SEMPRE PREGOU O AMOR ENTRE OS POVOS,O RESPEITO E EMPATIA.INDEPENDENTE DE QUE TIPO DE RELIGIÃO VC SEGUE,O IMPORTANTE É TER DEUS NO CORAÇÃO. PORÉM ME PERGUNTO O PORQUE AS RELIGIÕES AFRODESCENDENTES SÃO TÃO PERSEGUIDAS E DESCRIMINADAS? TEMOS INÚMERAS RELIGIÕES SENDO PRATICADAS POR ESTE BRASIL A FORA MAS NENHUMA É TÃO HUMILHADA,PERSEGUIDA,MALTRATADA E INTOLERADA QUANTO AS RELIGIÕES DE ORIGEM AFRICANA. "AS RELIGIÕES IRÃO DESTRUIR OS POVOS"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caminheiro das Trevas1 de setembro de 2020 19:23

      Ótimo comentário. Tens meu respeito!!!

      Excluir