segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Pesquisador, ambientalista e secretário estadual participam de live do PGP sobre o Rio Cachoeira

Foi realizada, na manhã de sábado, dia 29, mais uma live do Programa de Governo Participativo do PT de Itabuna, dessa vez com o tema Rio Cachoeira, Água e Meio Ambiente. O evento, realizado pelo Partido dos Trabalhadores através do canal TV PT no YouTube, teve como palestrantes o secretário estadual do Meio-Ambiente, João Carlos, o pesquisador aposentado da Ceplac, Quintino Araújo, e a professora e escritora Efigênia Oliveira.

O pré-candidato a prefeito, Geraldo Simões, defendeu a participação do governo do estado nas ações de recuperação do rio Cachoeira, desde uma ação de ampliação de coleta e tratamento de esgotos até a reincorporação da Emasa ao patrimônia do Estado. "Em Ilhéus, o governo fez uma grande intervenção na zona sul, o que elevou os índices de coleta e tratamento de esgoto para 80%. Precisamos da universalização da coleta e tratamento de esgoto, e essa é uma demanda que o município não tem condições de cumprir".

Já o secretário estadual do Meio-Ambiente, João Carlos, disse que o desenvolvimento sustentável apenas será alcançado a partir da valorização da ciência. "Negar a ciência não nos levará a nada", disse, numa referência ao que prega o governo Bolsonaro. Ele lembrou que os negacionistas não acreditam na influência das ações do homem sobre o clima, enquanto as queimadas no pantanal se expandem com o calor e a seca fora do nornal. 

Mas João Carlos lembrou que desenvolvimento sustentável também não se faz sozinho. "Meio-ambiente não pode ser feito de forma isolada. É preciso a participação de todos, e esse é um grande momento para uma reflexão política. Quem queremos para administrar nossa cidade? Tem compromisso com o meio-ambiente, com o desenvolvimento sustentável?". 

Para João Carlos, o problema de Itabuna é de lideranças políticas. "É preciso saber quem são os candidatos a prefeito e vereadores nas cidades da bacia do Leste. Quem é o candidato em Itabuna que se preocupa com esse tema? Administrar Itabuna não é pra qualquer um".

Bacias

O professor, pesquisador e doutor em Conservação de Solos, Quintino Araújo discorreu sobre os diversos estudos que demonstram a necessidade urgente de mudar a forma de interferência do homem nos solos dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do rio Cachoeira, especialmente na agropecuária. "A conservação dos solos impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas e é igualmente determinante para a saúde dos rios", explicou. 

A professora, escritora e ambientalista Efigênia Oliveira, defendeu a Educação Ambiental como fator determinante para a formação de uma geração de defensores do meio-ambiente. Ela falou sobre como a interdiciplinaridade pode ser uma saída pedagógica para tratar de meio-ambiente mesmo por professores que não sejam da área de ciências. 

"Eu sempre fui professora de Língua Portuguesa, mas isso não impede que qualquer professor aborde temas relacionados ao meio-ambiente em seu trabalho. A Educação Ambiental é um fator determinante nessa luta pela preservação". 

O presidente do PT, Jackson Moreira, destacou a importância da construção coletiva na proposta de um programa de governo a ser apresentado pelo candidato do partido, Geraldo Simões. "O PT vem apresentando à sociedade uma proposta inovadora de programa de governo participativo, uma construção coletiva em que todos podem colaborar, através da plataforma www.programadegovernopt.com.br/itabuna".