sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Filhote de baleia jubarte é encontrado morto no litoral de Porto Seguro

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto nas proximidades da praia dos Nativos, em Trancoso, distrito turístico da cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, nesta quinta-feira (10).

De acordo com informações do Instituto Baleia Jubarte, trabalha no monitoramento e conservação da espécie, o animal era um macho, com 3,66 metros de comprimento. Exames feitos por uma equipe do projeto atestaram que ele estava com uma infecção no umbigo, mas não se sabe se essa foi a causa da morte. Ele foi enterrado na praia.

Na última terça, outro filhote de baleia foi encontrado em Trancoso. No entanto não há relação entre as duas mortes.

Com o registro desta quinta, o litoral baiano passa a contabilizar o maior número de baleias jubarte encontradas mortas em 2020, comparado com outros estados brasileiros.

De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Baleia Jubarte, que monitora esses animais em todo litoral Brasileiro, em 2020 já foram registrados 52 encalhes de jubarte confirmados, sendo 3 em Santa Catarina, 5 em São Paulo, 8 no Rio de Janeiro, 15 no Espírito Santo, 17 na Bahia, 1 em Alagoas, 2 em Pernambuco e 1 no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário