sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Guarda Civil Municipal conduz indivíduo com mandado de prisão em aberto ao Complexo Policial de Itabuna

Na manhã desta sexta-feira (30), a guarnição Charlie Romu da Guarda Civil Municipal, conduziu um indivíduo com um mandado de prisão em aberto e em seu desfavor, por porte ilegal de arma de fogo. 

A ocorrência foi no bairro São Caetano quando em patrulhamento preventivo pela Av. Princesa Isabel os agentes avistaram um indivíduo em uma bicicleta, que , ao perceber a presença dos agentes, demonstrou inquietação e nervosismo. 

Os agentes fizeram o retorno para averiguar de perto se havia algo ocorrendo de ilícito pelas imediações e continuaram fazendo o acompanhamento do mesmo.

Ao se aproximar do estacionamento pertencente ao Super Mercado Itão, o indivíduo jogou a bicicleta sobre uma mulher que começou a gritar pedindo socorro. O mesmo alegava ser companheiro da referida senhora. 

No mesmo instante os agentes desembarcaram da viatura e o abordaram e no momento da busca pessoal detalhada, acabaram vendo, dentre algumas tatuagens pelo seu corpo, uma com um palhaço segurando uma arma de fogo, que no âmbito da criminalidade regional significa matador de polícia, ou algo similar.

Ao verificarem seus documentos e consultarem no sistema do aplicativo da SSP BA, os agentes descobriram que havia um mandado de prisão em aberto por porte ilegal de arma de fogo, registrado na cidade de São José da Vitória. 

Perguntado sobre detalhes do caso, o mesmo alegou ter sido preso com um revólver .38 e uma espingarda de  calibre .12 e que havia cumprido pena há três meses, quando fora liberado através de alvará de soltura. Ele foi apresentado no Complexo Policial de Itabuna. 


28 comentários:

  1. 1) a tatuagem descrita é matador de polícia, não é matador de guarda municipal;

    2) o sistema consultado é o da ssp, o qual os guardas não fazem parte;

    3) teve que pagar vexame na polícia civil pq GCM não é polícia.

    Bom é guarda patrimonial. Ainda q faça trabalho preventivo é no âmbito patrimonial. Esse besteirol todo não evolui e não me convence

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu tá com medo porque tú e vagabundo,
      Eu apoio a guarda civil municipal, alguém tem que fazer alguma coisa, e eles estão fazendo,
      Embora precise de mais um pouco de polidez, mais tá bom.

      Excluir
    2. Não vale nem a pena responder, porque sua ignorância é uma bênção pra você.

      Excluir
    3. Você está desatualizado cidadão, procure se atualizar.
      A GCM não está usurpando a competência de ninguém, pois como já foi comentando aqui por alguns cidadãos conhecedores das legislações atuais e da Lei Federal 13.022/2014, a qual regulamentou o parágrafo 8° do Art. 144 da CF que trata da segurança pública, ficando responsável por instituir as normas gerais e disciplinar a atuação das Guardas Municipais como:

      Art. 3º São princípios mínimos de atuação das guardas municipais:

      II - preservação da vida;
      III - patrulhamento preventivo;

      Art. 5º São competências específicas das guardas municipais, respeitadas as competências dos órgãos federais e estaduais:

      XIV - encaminhar ao delegado de polícia, diante de flagrante delito, o autor da infração, preservando o local do crime, quando possível e sempre que necessário;

      Tá achando ruim e não concorda com a consticuicionadade da lei, monte uma associação como a FENEME (Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais) e entre com uma ADI no STF questionado-a.

      Me poupe viu.
      Uma boa noite pra você!

      Excluir
    4. E outra! Os GCMs sabem que não são Polícia e não fazem questão de usar o nome, pois a própria Lei 13.022 já dá o poder de polícia às GCMs e explícita de forma clara as nomenclaturas que as GCMs podem que usar:

      Parágrafo único. É assegurada a utilização de outras denominações consagradas pelo uso, como Guarda Civil, Guarda Civil Municipal, Guarda Metropolitana e Guarda Civil Metropolitana.

      Excluir
  2. Esses guardas são o que mesmo? São polícia, são guarda municipal que devem tomar conta do patrimônio público? Ou querem ser policiais militares? Daqui a pouco vão tomar conta da polícia federal?

    ResponderExcluir
  3. Esses guardas querem ser Sérgio moro

    ResponderExcluir
  4. Daqui a pouco esses guardas vão querer estar atuando na BR, no presídio, tomando o lugar do juiz, do promotor. Eles acham bonito ficar postando uma coisa que não é atribuição dele. Quero ver eles colocarem reportagens do tipo: os gcm's nas portas das escolas públicas, nas praças, na porta da prefeitura. Parece q tem vergonha

    ResponderExcluir
  5. Oxe. 6 home da guarda pra prender um cara de bike.

    ResponderExcluir
  6. Ladrão safado que roubou corsa na beirario mulher e policia seu aronbado

    ResponderExcluir
  7. Ladrão safado que roubou um corsa ela é mulher de policia seu aronbado

    ResponderExcluir
  8. Ladrão que roubou o corsa mulher de policia aronbado voe vai cai

    ResponderExcluir
  9. tá ficando legal, a falta de assunto criminal leva vcs a noticiar uma bobagem dessas, graças a deus... pq esse blog nao deixa de ser mais do mesmo?

    ResponderExcluir
  10. Venham aqui no condominio itapoan no Jorge Amado pra VCS levar umas 10 viaturas cheia de bandidos e ai vai encarar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agressor de mulher então nem se fala. Tem pra dar e vender, bando de covarde

      Excluir
  11. Parabéns a Guarda municipal

    ResponderExcluir
  12. Eta Materia enfeitada da peste

    ResponderExcluir
  13. Lugar de Guarda Municipal e tomar conta do patrimônio municipal,principalmente das praças que estão abandonadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho vc do comentário das 17:22 concordo com você ta certo

      Excluir
    2. Afinal de contas quem pediu socorro o.homem q foi preso ou a mulher que tava passando n hora??? Reportagem mas enfeitada e ninguém entendeu nada falta de assuntos Afff

      Excluir
    3. Vocês são tão semi analfabetos que nem conseguem interpretar uma matéria.

      Excluir
  14. Já ficou chato esse povo sempre fazendo a mesma pergunta idiota, parecem um bando de papagaios sempre repetindo a mesma coisa. Guarda não é polícia, lugar de guarda é tomando conta de patrimônio, vão tomar conta das praças!!!.
    Evoluam bando de vagabundos,, pois quem critica quem quer seja que ajuda a segurança pública só pode ser marginal. Mas tá valendo, o que importa é que ajudaram mais um itabunense. Parabéns a guarda, bravos guerreiros.
    Ah e pra os desavisados de plantão, quando vocês forem presos pela guarda, aí você fala pro delegado que guarda não é polícia pra prender.

    ResponderExcluir
  15. oxe! porque tá com raiva dos guardas? isso deve ser comentarios de noias

    ResponderExcluir
  16. Esses policias de papel são uma viagem 😂😂😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  17. Verdinho, não postaram nada sobre a prisão de Wallace.
    Estamos esperando.

    ResponderExcluir
  18. E o patrimônio público que ngm cuida? As obras da Beira-Rio estão sendo destruídas...

    ResponderExcluir
  19. Fica você plantado 24 horas pra impedir que isso aconteça. Se vir algo de anormal é só chamar a guarda.

    ResponderExcluir