sábado, 31 de outubro de 2020

Queridinhas dos famosos, lentes de contato dentais levantam debate sobre efeitos adverso

Queridinhas dos famosos, lentes de contato dentais levantam debate sobre efeitos adversos

Técnica que faz sucesso entre os famosos, as lentes de contato dentais ficaram entre os temas mais comentados nas redes sociais nesta semana. Questionamentos sobre os efeitos adversos do procedimento ganharam os portais de notícias ao redor do Brasil, depois que o cantor Kevinho publicou um vídeo dos seus dentes sem as lentes.

Na técnica são colocadas lâminas de porcelana extremamente finas nos dentes. As lentes possibilitam que sejam adotadas características desejadas pelo paciente, explica o dentista Victor Simões, de 29 anos. Além disso, o procedimento ainda permite clarear, diminuir a distância entre os dentes, correção da dentição, aumento do tamanho, ajuste de curvatura e melhora da aparência do esmalte. “É uma espécie de ‘capa’ revestidora para o dente”, simplifica o profissional.

E esta procura não é de agora. De acordo com dados registrados pela Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) o interesse de modificação na região da boca vem ocasionou um crescimento de 300% na busca por esses procedimentos em 2014 só na região Sudeste do Brasil. Para se ter uma ideia da adesão, procura por lente de contato dental ultrapassou a de implantes de silicone em 2017, de acordo Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

No entanto, para se chegar ao resultado final o processo é longo e pesa no bolso. O investimento chega a ser de dois mil reais por dente. “Por ser um tratamento primordialmente estético não é comum a colocação de lentes de contato em todos os dentes da boca, geralmente limitamos o planejamento à zona estética de cada paciente, mas em média o preço varia de R$ 1.200,00 a R$ 2.000,00 por dente”, explica.

Apesar da aplicação majoritarimente por casos estéticos, há contra indicações mais específicas, como em pessoas com parafunções intensas - como o bruxismo (atividade de apertar ou ranger os dentes) -, dentes muito mal posicionados e pequenos, dentes escurecidos, pessoas muito jovens ou com problemas periodontais e de cáries intensos.


POPULARIZAÇÃO X BUSCA DE PADRÕES DE BELEZA

Mesmo não sendo barata, a técnica vem se popularizando. Aqui na Bahia o procedimento foi feito por cantores como Tierry, Mari Antunes, Vina Calmon, do Cheiro de Amor, e Denny Denan. Em conversa com o BN, o ex-Timbalada disse que começou a aplicação há três anos por motivos estéticos. Ele confessou ter tido medo de entrar “na modinha”, mas diz que ficou mais tranquilo quando viu o resultado “Não só gostei, como amei”, reforçou. Disse ainda que passou pelo desgaste dental.

Depois da adoção de uso de lentes dentais pelos famosos, a procura pelo procedimento vem crescendo nos consultórios odontológicos. Este fato levanta a problemática sobre a “moda” e a padronização estética.

Crítico de “cópias de sorrisos”, o dentista defende a individualidade e adaptações caso a caso. “O sorriso da Xuxa funciona na Xuxa, não em Victor. O profissional tem que entregar o melhor para o paciente, mas o melhor para ele não é necessariamente o mesmo melhor que para o amigo dele”, pondera o dentista. Ele ainda ressalta a importância da etapa de planejamento e definição do melhor tratamento para cada cliente.

“Acho que as pessoas têm que se sentir bem e estarem felizes consigo mesmas. Se existe algo que te incomode e que seja possível mudar, que seja feito. Apenas me preocupa a busca por um padrão inalcançável de beleza que é definido como correto e estético. Cada indivíduo tem suas peculiaridades e características próprias. Para mim o ideal é buscar alterar o mínimo possível para obter a satisfação e garantir saúde para cada paciente", defende.


CAMINHO SEM VOLTA?

O dentista assume que no caso de uma pessoa optar por deixar de usar as lentes, não existe possibilidade de recuperação natural. “Depois de desgastados os dentes precisam ser restaurados de alguma forma, o esmalte dentário não se regenera. No caso da desistência de se manter as lentes em boca, podem ser feitas restaurações de resina para readequar o formato dos dentes, mas o ideal é a manutenção do tratamento previsto”, reforça.

Uma vez aplicadas, as lentes necessitam de cuidados e manutenção periódicas, além da atenção à higienização e visitas regulares ao dentista. "Mas pessoas que não fizerem o uso de lentes de contato também precisam desses cuidados", lembra.

PARA ALÉM DA ESTÉTICA

As lentes de contato têm como principal indicação a estética, mas em alguns casos o procedimento se torna necessário. É o caso da baiana Maihana Cazuquel. A relações públicas passou por um processo cirúrgico de bariátrica há 15 anos e teve como efeito colateral a perda de cálcio. A saída encontrada por ela foi a utilização de lentes de contato.

"Não tinha esse propósito porque achava muito caro. Devido a bariátrica, meus dentes ficaram porosos, acabei perdendo três dentes por conta da cirurgia e tive que fazer implante. Quando fui fazer reabilitação, minha médica indicou o procedimento para fazer a correção", detalha. Ela se submeteu ao procedimento há dois anos por indicação de sua dentista e afirmou ter tido desgaste mínimo. "Sou apaixonada pelo meu sorriso", finaliza.  (por Júnior Moreira Bordalo / Jade Coelho/Bahia Noticias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário