sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Uesc realiza ciclo de palestras “A História do Esporte na Bahia”

A partir da disciplina Seminário da História do Esporte na Bahia, disponibilizado pelo colegiado do curso de Educação Física, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) no trimestre letivo excepcional, será realizado o Ciclo de Palestra da História do Esporte na Bahia. 

A atividade é uma parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex/Uesc) por meio da Rede Ibero-Americana de Investigação da Formação em Educação Física e dos Grupos de pesquisa em Manifestações de Lazer e Aventura na Natureza (Malan/Uesc/CNPq) e História do Lazer. 

O evento contará com nove palestras e oito convidados e vai ocorrer sempre às terças-feiras no horário de 8h30min as 10h30min e para receber os links das salas virtuais e certificados equivalentes aos dias de participação, é obrigatória a inscrição para cada palestra mediante o preenchimento do formulário no link. 

A inscrição pode ser feita até as 23h e 59 min. do dia anterior a data da palestra. Para maiores informações entrar em contato com o Professor Marcial Cotes pelo e-mail. 


As palestras serão realizadas a partir de 20 de outubro com o Dr. Rafael Fortes: “Os estudos históricos do esporte no Brasil: avanços, limites e desafios”; No dia 27 de outubro palestra com o Dr. Cleber Dias: “Esporte e cidade: balanços e perspectivas”. Para o mês de novembro as palestras começam dia 3, com o Doutorando Henrique Sena dos Santos: “Futebol no interior da Bahia, 1920 – 1940”; No dia 10 de novembro palestra com o Dr. Coriolano Pereira da Rocha Junior: “Esporte, cidade e modernidade: Salvador”; Em 17 de novembro palestra com o Doutorando Fábio Santana Nunes: “Incidência histórica do esporte no piemonte da chapada diamantina, sertão baiano, nas décadas de 1920 e 1930”; 

No dia 24 de novembro palestra com o Dr. Roberto Gondim Pires: “História e memória do esporte em Jequié”. Para dezembro no dia 1º está programada a palestra com o Dr. Marcelo Henrique Dias: “As transformações geográficas de Ilhéus no primeiro quartil do século XX”; No dia 08 de dezembro palestra com os Doutores Cleber Dias e Marcial Cotes: “Um círculo vicioso incapaz de reter os capitais destinados ao lazer: esportes, cultura e desenvolvimento econômico em Ilhéus (c. 1890-1930)”; Terminando o ciclo de palestras em 15 de dezembro com o Dr. Marcial Cotes: “Primeiros apontamentos para legitimar Ilhéus na historiografia do surf da Bahia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário