Secretários de Saúde de ao menos cinco estados, incluindo a Bahia, veem ligação entre o aumento recente de casos de coronavírus e o início das campanhas eleitorais pelo país. A informação é da coluna Painel, da Folha.
Na Bahia, o boletim epidemiológico de quarta (28) apontou o maior acréscimo de casos novos (1.990) desde 14 de outubro. "Os eventos reúnem centenas de pessoas aglomeradas, sem que haja a devida atenção às regras sanitárias recomendadas", diz o secretário Fábio Vilas-Boas. Ele avalia que o Tribunal Regional Eleitoral deveria proibir aglomerações presenciais, exceto carreatas, e diz que o país ainda não vive uma segunda onda, e sim uma "maré alta".
No Amapá, o número de hospitalizados quadruplicou na rede privada, enquanto as Unidades Básicas de Saúde tiveram incremento de 300%. No Espírito Santo, os hospitais próprios de empresas de planos de saúde já têm os leitos cheios. Rio Grande do Norte e Paraíba também registram alta de casos após o início das campanhas.
TRE lança Disque Aglomeração
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou neste sábado (31) o Disque-Aglomeração, canal exclusivo para denunciar concentração de pessoas em atos de campanha eleitoral em municípios do estado. O serviço funcionará todos os dias, das 9h à meia-noite, por meio do número (71) 3373-9000.
O Disque-Aglomeração será coordenado pela equipe do Plano Integrado de Segurança - Eleições 2020, liderado pela juíza da 18ª Zona Eleitoral, Isabella Lago, além de ter a colaboração do assessor de Segurança e Transporte do Tribunal, Coronel Wilson Dutra.
Conforme prevê a Resolução Administrativa Nº 37/2020, a juíza Isabella Lago poderá exercer o poder de polícia em todos os municípios da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário