domingo, 15 de novembro de 2020

Lewis Hamilton vence GP da Turquia e é heptacampeão de Fórmula 1

A Fórmula 1 tem um novo heptacampeão mundial: com mais uma atuação genial, Lewis Hamilton venceu neste domingo o Grande Prêmio da Turquia e igualou o alemão Michael Schumacher como o maior campeão de todos os tempos. De quebra, chegou à 94ª vitória, ampliando o próprio recorde. O inglês da Mercedes superou um começo difícil com a pista mais molhada pela chuva, andou parte da prova no quinto e sexto lugares e surgiu com força total quando o asfalto começou a secar.

Viu os adversários trocarem os pneus intermediários, manteve-se na pista, passou o líder Sergio Pérez, da Racing Point, e disparou para a décima vitória em 14 corridas na temporada, 31 segundos à frente do mexicano. Este chegou a ser ultrapassado por Charles Leclerc na última volta, mas o monegasco da Ferrari errou e ainda caiu para quarto, atrás do companheiro Sebastian Vettel, que subiu ao pódio pela primeira vez em 2020. Depois da corrida, Hamilton mandou pelo rádio uma mensagem para as crianças acreditarem nos seus sonhos.

Hamilton precisava somar apenas oito pontos a mais do que o companheiro Valtteri Bottas, único que ainda tinha chances de lhe tirar o hepta, mas ele não só venceu, como viu o finlandês ter uma atuação ridícula e cruzar a linha de chegada apenas em 14º, após rodar por seis vezes.

Agora, Hamilton soma 307 contra 197 de Bottas, que ainda pode perder o vice para Max Verstappen, sexto na prova de Istambul após uma rodada espetacular quando era o terceiro - o holandês soma 170 pontos.

Pole position, Lance Stroll liderou a maior parte da corrida, mas terminou apenas em nono. Uma estratégia errada de trocar pela segunda vez os pneus intermediários jogou o canadense para o meio do pelotão. Com uma queda de rendimento, Stroll ainda perdeu mais posições.

Também marcaram pontos Carlos Sainz Jr (McLaren), em quinto, Alexander Albon (RBR), em sétimo, Lando Norris (McLaren), em oitavo, e Daniel Ricciardo (Renault), em décimo.

3 comentários:

  1. Parabéns!
    Um negro de esquerda fazendo sucesso como sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Hamilton,a fórmula 1 perdeu entusiasmo e lideranças,não tem mais competividade como na época dia anos 90,com Airton, Prost,niquelauda, Maison.Ficou sem graça perdoe o tesão.

    ResponderExcluir
  3. Se Senna,piquet,prost ou Alonso,tivesse pilotado essa mercedes de Hamilton,,,, teria tbm alcançado os 7 títulos,tudo é questão de estar no lugar certo na hora certa,Hamilton é muito bom,mas n dar para cravar q ele é o melhor,os carros na época de piquet e senna era um tanque de guerra com embreagem,cambio manual e sem direção hidráulica,,hje eles pilotam um foguete automático,,basta ve uma câmera on board no carro de senna,o volante tremia igual a vara verde,o carro pulava igual a touro brabo,,hje o piloto sai do carro parecendo que saiu do salão de beleza,essas palavras n são minhas,,foi de um ex piloto.

    ResponderExcluir