terça-feira, 8 de dezembro de 2020

MPF tem 66 investigações em andamento sobre desvio de recursos para combater à covid-19 na Bahia


Às vésperas do Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado em 9 de dezembro, o Ministério Público Federal (MPF) divulga dados que evidenciam que não só os órgãos e entidades de saúde tiveram aumento de trabalho em razão da covid-19 no ano de 2020, na Bahia. O combate à corrupção também experimentou aumento de demanda na fiscalização da aplicação dos mais de R$2,5 bilhões em recursos públicos já repassados para que os municípios da Bahia adotem as ações exigidas durante a pandemia.

Ao todo, 159 municípios baianos são alvo de apurações conduzidas pelo MPF que acompanham a devida aplicação dos recursos federais destinados ao combate do novo coronavírus. Os dados foram levantados na última semana de novembro, quando foram contabilizadas 66 investigações em andamento, todas abertas em 2020, durante a pandemia. Outras 1.298 apurações seguem sendo conduzidas no estado, apenas na área de Combate à Corrupção.

As investigações abrangem casos diversos, entre eles: aquisição superfaturada ou irregular de testes rápidos, equipamentos de proteção individuais, respiradores, e insumos para atendimentos pelo Sistema Único de Saúde; irregularidades na contratação ou superfaturamento de contratos para gestão ou reformas de unidades de saúde; pagamento a maior de diárias para profissionais da área; e fraudes em licitações com uso dos recursos emergenciais. O MPF apura, ainda, relatos de uso de recursos federais da merenda e do transporte escolar durante a pandemia, mesmo com as aulas suspensas.

10 comentários:

  1. Fique em casa, acredite nas mentiras dos noticiários, na manipulação dos números e no exagero a respeito do vírus e deixe os governadores e prefeitos roubarem a vontade.

    ResponderExcluir
  2. Deixa o cara trabalha te qui ganha mesmo pelo menos ta trabalhando ao contrario de muitos querendo destruir a cidade sem fazer nada.

    ResponderExcluir
  3. foi pastor ou político, todos já sabem que são ladrões!

    ResponderExcluir
  4. Em Ibicaraí o Prefeito é politico e pastor!!!!

    ResponderExcluir
  5. Em Ibicaraí é politico e pastor!!!!

    ResponderExcluir
  6. Investiga também a cidade de itaju do colônia não só a corona virus não é tantas coisas até o vereador presidente da Câmara e o prefeito reeleito

    ResponderExcluir
  7. Abra o olho Enrique do restorante fureiro ( E de casa) estamos de olho em você pegando lanche na lanchonete de um real dormido com preço bem abaixo e suco de caixinha vencido agora em final de gestão fica esperto viu qualquer momento a viatura dos homens de preto chega ai🚓🚓🚓🚓🚓🚓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse cara é um pilantra o tal do Enrique se mete a dono de restaurante e fornece lavagem dizendo ser comida, aqui no SAMU quase morri com esse lixo que ele fornece tive que procura um gastrologista pra fazer tratamento o restorante dele fica no jardim do ó bora vê polícia fazer mal de mandato com certeza fazendo notas frias🚓🚓🚓🚓 pega esse palhaço 🤡

      Excluir
  8. Tem que investigar Buerarema tb

    ResponderExcluir
  9. MPF , E POLÍCIA FEDERAL, COMEÇA A INVESTIGAÇÃO PELO GOVERNADOR RUIM ENCOSTA. QUE DESVIOU O DINHEIRO DOS RESPIRADORES, QUE NUNCA FORAM ENTREGUES ... DEPOIS VENHAM PARA ITABUNA INVESTIGAR FERNANDO MARAJÁ... ( QUE DESVIOU O DINHEIRO DA SAÚDE ). DO DINHEIRO QUE VEIO PARA O DECRETO DE ESTADO DE EMERGÊNCIA , E DESVIOU DINHEIRO DAS OBRAS SUPERFATURADAS ... )

    ResponderExcluir