sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Ano novo… Velhos problemas

 ANO NOVO… VELHOS PROBLEMAS

Será que é um novo ano mesmo? Que tudo vai mudar e os problemas de 2020 ficarão no passado e 2021 será diferente? Que nossos sonhos não realizados sairão do papel e que esse ano tudo dará certo? Ouço essa ladainha faz algumas décadas e todo ano começa na empolgação e termina na frustração.

Não sou cético ou muito menos pessimista, nem estou aqui no ‘primeiro dia’ desse ‘novo ano’ torcendo contra, mas tenho comigo que para cobrarmos tanto desse ano que iniciou hoje, precisamos primeiro mudar de atitude. A mudança não depende de data ou passagem no ponteiro do relógio, estouro de fogos, frases de efeitos ou fotos produzidas nas mídias sociais. Depende só de você!

O fato é que para termos um ano melhor precisamos melhorar. Se o nosso problema é de ordem financeira – faço parte desse grupo – precisamos rever nossos gastos, eliminando tudo o que for supérfluo. Para termos uma boa vida financeira é simples: nossa despesa precisa ser pelo menos 20% menor que nossa receita. Se você não fizer isso, terá um ‘novo ano’ com dívidas e problemas antigos.

Falamos da saúde financeira e agora vamos falar da saúde física, mental e espiritual. Se você está lendo esse artigo é porque graças a Deus escapou da Pandemia e virou o ano com vida e saúde. A ‘saúde’ é a base para tocar a vida que lhe foi dada por Deus.

Quando digo saúde física é com relação aos hábitos saudáveis. É ter uma atividade física regular. Se não tem, coloque na pauta de mudanças desse ‘novo ano’ alguma prática esportiva: como caminhar, nadar, pedalar ou até mesmo uma academia. Faça exercício! É bom salientar que com a saúde física, a saúde mental vem no ‘pacote’.

A saúde espiritual também conta muito. Eu sou cristão e tenho Cristo como o meu Salvador. Acho importante ter uma crença. Crer em algo. Poder se apoiar e pedir ajuda, direcionamento, amor, paz, sabedoria para viver bem sem fazer o mal a ninguém, e vejo em Cristo esse guia – pastor – que preciso. Como sou cristão, aconselho que tenham Cristo diariamente e terá uma boa saúde espiritual.

Por último eu coloquei a família. Você precisa estar bem em família, no casamento, com os filhos, com os pais – se ainda tiverem – os irmãos e os parentes. A boa convivência e harmonia familiar é o pontapé inicial para um ano melhor. Como posso falar em melhorar o ano, o mundo, o país, o estado e a cidade em que vivo, se não consigo melhorar a minha convivência em casa com a minha família?

Para um ano melhor é necessário que você seja uma pessoa melhor.

Comece melhorando por você e tudo vai conspirar ao seu favor.

Arnold Coelho – Tentando ser alguém melhor nesse ‘novo ano’

7 comentários:

  1. Concordo em gênero, número e grau. Parabéns ao autor do texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus ano que vem já teremos uma eleição e uma familicia pra botar atrás das grades.

      Excluir
  2. 👋Sábias palavras Arnold, mas faltou incluir nessas belas palavras o nome de um ser que estar acima de todos os citados. Inclusive o próprio JESUS falou dele no livro bíblico de Mateus cap.11 vec.25ao27 e o cap.26vec.36,39. fora isso sua matéria tá excelente 👋

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKKKKKKK VOCE AI QUE JA ESTAVA TODO CHEIO DE DIVIDAS,,,,E QUE CHEIO DE EMPOLGAÇÃO PELO FINAL DE ANO FEZ MAIS DIVIDAS AINDA,,,,,OLHA,,,AGORA VA CHÓRAR NO CÓLO DE ANTIDE VARA GRANDE KKKKKKKKKKK SE LASQUE KKKKKKK VOCE ESTAVA PENSANDO QUE ANO NOVO VIDA NOVA...QUE SUAS DIVIDAS SERIAM ESQUECIDAS......PENSOU ÉRRADO.....KKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. PORRA DE ANO NOVO, REBANHO DE ABESTALHADOS,TODO ANO É A MESMA COISA,OU PIOR!! SÓ MUDA O CALENDÁRIO!!

    ResponderExcluir
  5. Na prática, um ano é extensão do dia seguinte, nada muda, os problemas e as dívidas permanecem e até crescem com o fermento do tempo. Somente os ladrões do erário público possuem milhões de "razões" para comemorarem o "ano novo". Estou procurando um fulgaz motivo para me alegrar. Vou esperar a "vachina" de Doriana e Ruim Bosta ser aplicada nos otários, se algum sobreviver, então pensarei acerca da possibilidade de por minha existência em risco. Cautela e canja de galinha DA ROÇA não fazem MAL A NINGUÉM!

    ResponderExcluir
  6. Eu agradeço muito ao meu eterno prefeito, que Deus continue abençoando sua vida.

    ResponderExcluir