segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Brasil volta a ter média móvel de mortes por Covid acima de 1.000

 Brasil volta a ter média móvel de mortes por Covid acima de 1.000

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Brasil registrou 1.016 mortes como média móvel de óbitos por Covid-19, neste domingo (10). Uma média tão elevada havia ocorrido pela última vez na semana final de julho de 2020.

Neste domingo, o Brasil registrou 483 mortes pela Covid e 29.153 casos do doença. Com isso, o país já soma 203.140 óbitos e 8.104.823 de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

Especialistas vêm alertando que os números de mortes podem permanecer altos pelas próximas semanas, devido às viagens, encontros e festas que realizados durante o Natal e o Ano-Novo.

Os dados do país são fruto de colaboração inédita entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Além dos dados diários, a Folha também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 988. O valor da média representa um aumento de 55% em relação ao dado de 14 dias atrás.

Todas as regiões do país apresentam crescimento na média móvel de mortes.

Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins apresentam aumento da média móvel de mortes em relação a 14 dias atrás.

Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Santa Catarina estão em situação de estabilidade, o que não significa uma condição de tranquilidade.

Nenhum estado apresenta queda nos dados.

O Brasil tem uma taxa de 96,7 mortos por 100 mil habitantes. Os Estados Unidos, que têm o maior número absoluto de mortos (373.669), e o Reino Unido (81.567), ambos à frente do Brasil na pandemia (ou seja, começaram a sofrer com o problema antes), têm 114,4 e 122,7 mortos para cada 100 mil habitantes, respectivamente.

O Brasil havia ultrapassado a taxa da Itália de mortes por 100 mil habitantes (130,3), país com 78.755 óbitos pela doença. Contudo, com a segunda onda que assola a Europa, a Itália voltou a passar o Brasil.

O México, que ultrapassou o Reino Unido em número de mortos e já contabiliza 133.204 óbitos, tem 105,6 mortes para cada 100 mil habitantes.

Na América do Sul, chama a atenção também o número de mortos por 100 mil habitantes do Peru: 118,9. O país tem 38.049 óbitos pela Covid-19.

A Índia é o terceiro país, atrás apenas de EUA e Brasil, com maior número de mortes pela Covid-19, com 150.999 óbitos. Lá, devido ao tamanho da população, a taxa proporcional é de 11,2 óbitos por 100 mil habitantes.

Na Argentina, onde a pandemia desembarcou nove dias mais tarde que no Brasil e que seguiu uma quarentena rígida de início, o índice é de 99,8 mortes por 100 mil habitantes (44.417 óbitos).

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

10 comentários:

  1. O Bozo fodeu o país em todos os aspectos.
    Tô indo embora para a Europa com o maior prazer .
    Fiquem aqui e se fodam bolsominions, a Venezuela do Bozo vai agradar vcs, nem carne nem gás nem gasolina.
    A mesa só é farta para os ricos, seus otários burros pobres e neoliberais, vai estudar gado

    ResponderExcluir
  2. Qu comentário mais ridículo. Pobre de espírito é o cúmulo da pobreza. A pandemia piorou pq o Brasileiro é mau educado, prefere festas, gelada, aglomeração, paredão etc. Vc é tão ignorante que vai pra um lugar onde os números do covid só aumentam. Na vdd deve ser um coitado que mau tem dinheiro pra comprar uma coxinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou médico otário!
      Já tive covid e estou imune.
      Mas chegando lá vou receber a vacina tranquilamente e trabalhar ganhando em euro.
      Fique aqui o Bozo tem ivomec pra vc otário.

      Excluir
    2. Trabalhadores da Ford protestam contra o fechamento da fábrica da montadora em Camaçari, região metropolitana de Salvador, na manhã desta terça-feira (12). De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Júlio Bonfim, durante uma reunião com o presidente da Ford na América do Sul, a empresa informou que a decisão de encerramento da produção foi tomada por causa da instabilidade econômica do país.

      Excluir
  3. Esse comentário de vim aqui para Europa é besta!
    Vem pra aqui ser estrangeiro e discriminado otário. Comer frio no traseiro, mesmo sendo médico, vem enfrentar a sua convalidação que pode demorar anos pra sair, e ainda ver os colegas europeus tirar onda por ser brasileiro e vc ter que engolir em seco.
    Aqui ontem em Portugal que tem uma população estimada em menos de 10 milhões de habitantes, vejam só: 122 óbitos.
    Faça a proporção para um país com mais de 200 milhões de habitantes como o Brasil ???!!!
    Mas não tiro o argumento de uma sociedade que apodreceu na farra, cachaçada, paredão, pó, golpe ali e aqui, assalto e tiro pra todo lado. Na verdade uma guerra civil disfarçada. E uma grande maioria vive no mundo nada ignorância e falta de educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O médico aí vai passar apertado na Europa então?
      O povo do Brasil é que vai estar bem e contente né?
      Kkkkk
      O cara que está na Europa dizendo que o médico vai sofrer, esse cara deve ser mais do que médico então.
      Kkk

      Excluir
  4. Mais uma prova que vc é zero a esquerda, um médico sabe que n existe imunidade uma vez que já foi provado que várias pessoas que tiverem a covid voltaram a ter... Pra mentir no mínimo tem que entender do que fala. Quanta ignorância sua Dr. Hahahahah

    ResponderExcluir
  5. Medico? kkkkkkkk um retardado falando asneiras Jumento kkkkkkk deve ser mais um com diploma da vanezuela.
    Verdinho e sensacionalista porque não colocam a quantidade de pessoas mortas por outras patologias ?? por HIV por exemplo ? recebeu uma potinha pra tocar terror em ? tudo comunista !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade até agora nós que somos bolsonarista não vimos uma só morte de covid, é tudo invenção do comunista! uma simples gripe que não dura 48 hs, até o momento não tem nenhuma prova que matou alguém, isso é coisa da mídia para derrubar o nosso mito, que foi enviado por jesus de nossa igreja para punir os comunistas ! estive em vários hospitais inclusive fora da bahia e todos estão vazios, é tudo mentira, somente para prejudicar nosso amado e querido presidente que jesus nos enviou para nossa proteção, hoje no país só temos nosso Deus "edir macedo" e o nosso querido filho de Deus que é jesus cristo "bolsonaro" , amém irmão de fé!

      Excluir
  6. Verdinho censurou o meu cometário porque?Fiz apologia a alguma coisa ou só falei o que sabia que esses cometários são vocês mesmos quem produz com erros grosseiros de ortografia para dizer que o povo que estão postando do jeito que é do jeito que escreve.Pobres de espírito vocês estou de olho abra o olho porque a mentira tem pernas curta uma hora a praga que vocês pregam chegarão na tenda de vocês.

    ResponderExcluir