quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Fechamento da Ford na Bahia deixa 12 mil desempregados

Entenda como fica a situação dos trabalhadores dispensados, principalmente, os que possuíam contratos terceirizados

Após um século no Brasil, a Ford pegou o governo da Bahia de surpresa na segunda-feira, dia 11 de janeiro, ao anunciar o encerramento das atividades da fábrica em Camaçari. A marca, que fechou 2020 como a 5ª que mais vendeu carros no país, com 7,14% do mercado, manterá na Bahia apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto. Já o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul continuarão no estado de São Paulo. Além de Camaçari, as montadoras que a empresa mantinha em Taubaté (SP) e Horizonte (CE) também serão descontinuadas.

Segundo o presidente da Ford na América do Sul, Jim Farley, a saída da fábrica se justifica pela instabilidade e incerteza econômica do país por parte do governo federal, trabalhadores, fornecedores e toda a sociedade devido a pandemia de coronavírus, que impactou diretamente no encerramento das atividades da Ford no Brasil, visto que o cenário provocou ociosidade da indústria e redução das vendas.

Embora a situação institucional e econômica do país seja preocupante, o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas da Bahia (ABAT), advogado André Sturaro, relembra que o Brasil já vivenciou momentos drásticos como a hiperinflação nos anos de 1980 e, nem por isso, a montadora desmobilizou instalações. “A Ford recebeu inúmeros benefícios para se instalar na Bahia, sem falar dos incentivos fiscais concedidos pelo governo estadual ao longo de 3 décadas e o empréstimo de 3,5 bilhões a juros abaixo da média de mercado. A empresa ainda possui um passivo de 335 milhões, cuja contrapartida para a benesse dos juros tinha a ver com geração e garantia de empregabilidade e outros projetos sociais”, esclarece o advogado.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Júlio Bonfim, o impacto será da perda de emprego de 12 mil trabalhadores diretos. "Embora a Ford mencione um número de aproximadamente 5 mil dispensas, a conta deve levar em consideração as empresas parceiras de autopeças que produzem nas mesmas condições, como trabalhador direto da Ford, somando oito mil empregados, juntamente com os quatro mil trabalhadores de empresas satélites que fornecem diretamente para a empresa", disse Júlio Bonfim ao ressaltar que cada trabalhador direto corresponde a cinco trabalhadores indiretos. Assim, são cerca de 72 mil empregos afetados.


Situação dos trabalhadores dispensados

O presidente da ABAT revela que, em sua maioria, os trabalhadores dispensados pela Ford eram terceirizados. Nessa modalidade de contratação, as empresas que fornecem o serviço de mão de obra são responsáveis pelas contratações. Entretanto, “é a Ford que assume a responsabilidade das dispensas”.

O advogado explica que, além das inúmeras despedidas diretas, o fechamento da planta importará na rescisão de contratos com empresas prestadoras de serviços mediante intermediação de mão-de-obra. “Nesse caso, cuja motivação das extinções dos contratos de trabalho decorrerá da estratégia de gestão da tomadora de serviços, a Ford terá de responder por todos os créditos trabalhistas destes empregados, bem como participar de negociações coletivas que deveriam preceder ajustes para as demissões em massa”.

42 comentários:

  1. Deus abençoou os governos de LULA e DILMA e foi tão bom.

    Hoje é só tristeza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom so se for na sua cabeça de bagre !

      Excluir
    2. A era do LulaDrao e DilmaRata kkkkk
      A época do toma lá dá cá kkkkk
      Isso não tem nada a ver com Bolsonaro 2022 em nome de Jesus

      Excluir
    3. É daí?
      É só uma empresinha.
      Só tem comunista e corrupto nessa presa.
      Cabide de emprego do PT.
      Pode fexar, o povo tem que aprender a istudar e se livrar de cer burro, tem que prestar concurço público como eu fis.

      Excluir
    4. Esse concurso q vc fez e passou deve ser pra servir de Capim pra animal...pq vai escrever errado assim no inferno...

      Excluir
    5. AH! Cambada de idiotas e baba ovo do "bozo"... Parece que estão alienados, pois nada falam do conchavo do "bozo" com o centrão...É demais... Cambada de insensatos!!!

      Excluir
  2. SAUDADES DE LULA E DILMA.

    AQUILO QUE ERA GOVERNO.


    HOJE É SÓ DESGRAÇA COM SATANÁS AJUDANDO O BOLZONARO SAFADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otário isso e na Bahia, onde tem o icms mais alto, quadrúpedes mortadela, vai com LULA LADRÃO pra cuba segurar vela pro corno cachaceiro.

      Excluir
    2. LulaDrao e DilmaRata vão para o presídio da papuda e o melhor presidente da história dessa nação será reeleito em 2022... Bolsonaro 2022

      Excluir
    3. Comentários 18 .01 vai lavar essa boca com água sanitária, só fala merda, tu tem mau hálito.

      Excluir
  3. Bando de petistas burros , olhem a reportagem , a Bahia emprestou 3 bilhões para uma fábrica super milionária e fica de boa seus petistas filhos do capeta já tem 3 empresas querendo adquirir as estruturas da Ford e deve gerar o dobro de emprego . Aqui é Bolsonaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ver vc comprar um carro zero agora é sustentar a gasolina. Vai ver que esse idiota q chama os outros de otário deve ser um quebrado que vive aplicando golpe nos outros aqui em Itabuna.

      Excluir
  4. A Bahia não é PT? Os sindicalistas estão com fazendo de gado, prédios, dinheiro no exterior, deve ter muita saudade mesmo filhos de umas éguas.
    Veja a miséria na Bahia? 14 anos sem aumento salarial,
    aposentados da Polícia Militar este filho de uma égua do PT furta a metade do salário com desculpa Planserv, agravante sem nenhuma contrapartida, médico se quer um dermatologista não tem urologista idem, PT é muito bom para os ladrões, bandidos, maconheiros da CUT e sindicalistas a casta de comunistas e PT, você sente muita falta mesmo filho de uma égua!
    O quanto os servidores público da Bahia vive na miséria extrema, os aposentados três vezes mais piores, é melhor maconheiros do PT, ladrões, filhos de uma éguas
    vão pra o inferno já! Saia da Bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse idiota do filho de mutuns só fala merda mesmo. Rapaz, vc calado já é um fracasso. A reforma administrativa foi um projeto de emenda constitucional apresentada pelo seu governo e teve um efeito cascata. O povo está sendo escravo do poder em todas as esferas. Fala a boca seu herege macumbeiro

      Excluir
    2. POR QUE NÃO COMENTA SOBRE A FÁBRICA DA FORD FECHADA EM SÃO PAULO GOVERNADA PELO PSDB? OH FILHO DE MUTUNS PÁRA DE FUMAR COCÔ DE GADO PENSANDO QUE É ERVA DA BOA. AH, NÃO ESQUEÇA DAQUELA DOSE DE CLOROQUINA TAMBÉM. TEU CÉREBRO AGRADECE.

      Excluir
  5. O GOVERNO BRASILEIRO TÁ COMO MORCEGO, VENDO O MUNDO DE PONTA CABEÇA.
    - A reforma trabalhista aumentou o desemprego.
    - A reforma da previdência não beneficiou ninguém e não diminuiu déficit fiscal.
    - O limite de gastos ( teto) não conteve a dívida pública.
    TODAS AS MEDIDAS FISCAIS TOMADAS ESCORRAÇARAM OS INVESTIDORES.
    - O BRASIL TÁ QUEBRADO ( palavras do presidente BOLSONARO).

    ResponderExcluir
  6. A Ford vai fechar as Fábricas na Austrália,Belgica,
    França, Reino Unido e uma nos USA
    E a culpa e do Bolsonaro,
    Só na cabeça dos Petista.

    ResponderExcluir
  7. Essa é idiota mesmo,o governo que mais fechou indústria, deixou 14 milhões de desempregado, mandou todo dinheiro dos brasileiros, pras ditaduras, fecha essa boca pode, erva vencida.

    ResponderExcluir
  8. A reestruturação da Ford Mundial vem sendo planejada a mais de 4 anos. A fabricação de carros para passeio vinha dando prejuízos e apenas se manteve no Brasil graças aos gordos subsidios do governo. Infelizmente a desinformação de algumas pessoas provocam uma onda de comentários sem nenhuma lógica e desprovidos de verdade. Os petistas recalcados são os mais assanhados.

    ResponderExcluir
  9. ESQUECERAM DE AVISAR A POPULAÇÃO, QUE A FORD TÁ SAINDO DEVENDO O BNDS, ACABOU A INSERÇÃO DO GOVERNO, E QUE NÃO É SÓ NO BRASIL QUE ESTÃO FECHANDO. INFELIZMENTE OS SERES HUMANOS ACOSTUMARAM DE VIVER DE MIGALHAS.

    ResponderExcluir
  10. Deixa de ser burro comunistas procurem saber quanto a Ford tá devendo só bnds animais, vcs derrotados só fez roubarem o país

    ResponderExcluir
  11. Aos comunistas otários que ficam torcendo para quanto pior melhor, o ministro Paulo Guedes acaba de anunciar q a Ford continua para tristeza dos petistas kkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Vixi partiu trabalhar na roca

    ResponderExcluir
  13. BRASIL VIROU UMA VENEZUELA.

    QUEM DIRIA

    ResponderExcluir
  14. E AINDA TEM BANDIDOS APOIANDO UM INCOMPETENTE E FRACO.


    VEJA A QUALIDADE DE BRASILEIROS.


    PRESIDENTE LIXO

    AH, CADE FLAVIO RACHADINHA???? Papai já o livrou ???

    ResponderExcluir
  15. Pra mim todo petista ou da o caneco ou é ladrão

    ResponderExcluir
  16. os petistas daqui não conseguem eleger Geraldo Simões....kkk

    ResponderExcluir
  17. Aquela erva vencida do comentário 18,01 vai ter que engolir, o governo federal acaba de fechar com a ford ate 2025 boca pode ,petistas mete o dedo no chicote e rasga.

    ResponderExcluir
  18. miiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito! ai que saudades de Lula ladrão que eu comia carne todo dia, coprava queijo, iogurte... hj só ovo e pão um pra cada aqui em casa, prefirio Lula que ninguem provou que roubava, roubando que Bozo que é miliciano e rachadinhas e eu cpassando vontade até de comer!!!#ForBozo sua desgraça não voto mais em tu!

    ResponderExcluir
  19. Só bobos mesmo pra escrever tanta asneiras , o país é rico nada justifica estarmos na miséria a não ser o sistema capitalista que vivemos. Precisamos valorizar nossa moeda , e digo mais quando lula entrou a intenção era boa mas o sistema já espera lá dentro de Brasília Bolsonaro entrou as intenções eram boa mas virou amigo de Dias Tofolle ou seja muda presidente continua o sistema . Precisamos pegar nossos facões foice e partir pra cima .

    ResponderExcluir
  20. E o presidente pilantra fazendo showzinho da Cloroquina, não compra seringa, não tem vacinação.


    A maldade dele vai se pagando assim.


    Fora INCOMPETENTE.
    Fora Pilantra.

    ResponderExcluir
  21. JA PRENDEREAM O LADRÃO DO FLAVIO RACHADINHA ???????

    E o Queiroz?

    A Micheque ??

    QUEM DIRIA, OS 17, O GADO TEM BANDIDO DE ESTIMAÇÃO.

    ResponderExcluir
  22. CONFISCA TUDO ATÉ DEVOLVER AS BENESSES.

    ResponderExcluir
  23. "PRECISAMOS PEGAR NOSSOS FACÕES, FOICE E PARTIR PRA CIMA" os terroristas com foice, facão, porrete ameaçaram o STF, quebraram vidros desta corte ninguém foi preso e ninguém foi processado, a mídia calou-se, sabe por quê? Recebia propina do PT, dinheiro roubado da Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal,
    BNDS, Fundo de Pensão, Correios e do tráfico internacional de cocaína as fronteiras do Brasil eram abertas, ou seja, tinha passe livre do PT, os Portos, aeroporto livre para a cocaína e maconha para o mundo tendo o Brasil entreposto comercial de drogas, armas, munições e a juventude, as famílias destruída morria
    mais de 15OO pessoas por dia, ao ano mais de 17 milhões de vidas eram assassinadas envolvimento no mundo do crime vítimas do sistema do PT que implantou no Brasil, jornalistas fumando maconha a vontade, então Rede Globo idem, não falava em morte, a não ser se fosse um policial que matasse bandido ou uma "bala" perdida atingisse uma inocente vítima, ai é vida que importa, essa vitima iria ser médica(o) engenheiro(a), advogado(a) a farsa sustentando o PT, era Alice no País das Maravilhas o Brasil, é Copa do Mundo, Olimpíada e o legado vai ficar no Brasil e ficou mesmo, é melhor deixar pra lá.
    Hoje se repete o vírus da China, quem se posicionar contra é execrado, os ladrões
    e maconheiros jogam pesado pelo domínio da mídia no Brasil, consórcio nacional de imprensa é o poder moderador do Brasil, acima do STF, Congresso Nacional, do presidente do Brasil, quer a volta da roubalheira, tráfico de cocaína e maconha e morra quem morrer, não será feito nenhum clamou pra não causar medo e terror a população foi isso mesmo que ocorreu, se queres fazer uma guerra, criar um caos tenha o domínio da mídia, isso que a TV Globo fez nestes últimos 1O messes, é morte, é morte, é morte, é morte, coronavírus, coronavírus, coronavírus que as pessoas morreram de medo, deixaram de procurar um médico, de ir ao hospital e fique trancado em casa, não saia que o coronavírus vai te matar, era gente decepado o pescoço foi o coronavírus, gente furado de tiros foi coronavirus, acidentes de carros foi coronavírus, gente de câncer, infarto, diabete, Adis, suicídio e outras enfermidades foi coronavírus, escavadeira cavando buraco com milhões de caixões cheios de pedras é coronavírus, gente mutuada feito molambo nos hospitais do Brasil é coronavírus, quem mata mais é o medo, terror, ou tiro? Medo e terror mata mais, assim o Brasil deve responsabilizar a TV da Morte, TV do terror a indenizar cada vítima no Brasil que este julgamento seja em um Tribunal Internacional e o PT da Bahia idem!
    milhares de pessoas morreram de medo na Bahia.
    Finalizando; PT continua ameaçando os baianos, "precisamos pegar nossas facões, foices e ir pra cima" além de infiltrar terrorista do exterior a se juntar ao PT da Bahia. Nós povo Brasileiro só contamos com o Presidente do Brasil e as Forças Armadas, não contamos com mais ninguém no Brasil! Isto é real, é ou não? Sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdadeiro, o pt so tem LADRÃO e vagabundos maconheiro,

      Excluir
    2. Fala a boca seu maconheiro. Pegar foice, pais de Alice... pt ameaça baiano. Vc sabe de merda nenhuma seu idiota drogado. Fala da Globo como tivesse conhecimento de causa. Vá pagar o que vc deve filho de mutuns fiduma égua descarado. Deve a Deus e o mundo e fica tirando onda de honesto a favor de um presidente vagabundo. Devolva o que vc conquistou no governo pt e recomece do zero seu ateu

      Excluir
  24. BOZO, QUEIROZ, FLAVIO RACHADINHA estão destruindo o Brasil.


    Viramos uma VENEZUELA.

    Que tristeza.

    ResponderExcluir
  25. NOTÍCIA URGENTE.
    Bolsonaro avisa que tá comprando todos os carros marca FORD.

    ResponderExcluir
  26. PARABÉNS BOLSONARO , PAULO GUEDES, EVANGÉLICOS, PSICOPATAS, SEGUIDORES FANÁTICOS DO BOZO, VCS CONSEGUIRAM DESTRUIR A SEXTA ECONOMIA MUNDIAL, E GRAÇAS A VCS POR ENQUANTO ESTAMOS QUASE NA LANTERNA, E VAMOS CHEGAR LÁ COM VCS NO PODER! FODERAM O PÍS E SEU POVO! O INFERNO ESPERAM VCS DE PORTAS ABERTAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh cegueira, o Brasil está lascado faz bastante tempo, desde quando “Lulinha paz e amor” mandou nosso dindin para os “companheiros” e a conta chegou .....

      Excluir
  27. Esse mutuns ou é viado ou dá o caneco, pq um macumbeiro herege descarado desse, fundido, que não tem onde cair vivo, fica defendendo um presidente que arromba com o pobre. Todo mundo sabe mutuns que vc é um lascado caloteiro e fica pagando de patriota, devendo ate a conta de água e luz. Os ciganos querem te ver seu baba ovo fedorento

    ResponderExcluir
  28. BOZO 2022 eleito no primeiro turno Quem
    Não quiser cair que se deite!!

    ResponderExcluir