Um homem foi detido transportando 16 pássaros silvestres presas em duas gaiolas em um ônibus comercial em um trecho da BR 116 em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O caso ocorreu no sábado (23), quando o veículo passava pelo KM 828 da rodovia.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma equipe deu ordem de parada ao veículo e, na revista ao ônibus, encontrou as duas gaiolas na região própria para o armazenamento de bagagens. Dez aves da espécie Canário da Terra e seis da espécie Coleira estavam sendo transportadas no compartimento.
Horas depois, durante a tarde, os policiais encontraram três pássaros da espécie Trinca Ferro no interior de um carro de passeio conduzido por uma mulher, também em Vitória da Conquista. Aos agentes, ela justificou que as aves seriam para a criação doméstica. Mas, assim como o homem apreendido no ônibus, ela não possuía a autorização do Ibama para criação e transporte dos bichos.
Os dois foram encaminhados para a delegacia, onde foi lavrado o Termo Circunstanciado. Ambos foram liberados após prestar depoimento e responderão por crime ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário