segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Indígena de Euclides da Cunha é a primeira baiana a ser imunizada contra a Covid-19

No primeiro dia, cem são vacinados no Hospital das Clínicas - Folha PE 

Primeira indígena e a segunda brasileira a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil, é da cidade de Euclides da Cunha, norte do estado da Bahia. Vanuzia Costa Santos, 50, da aldeia Massacará, é técnica de enfermagem e assistente social. Ela é moradora da aldeia multiétnica Filhos Dessa Terra, que fica na cidade de Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo. Vanuzia deixou a Bahia em 1988 para trabalhar e se aprimorar na carreira profissional. Após ser imunizada, ela declarou ser uma defensora da ciência e lembrou o drama vivido em maio do ano passado após contrair a doença.

“Fiquei muito feliz de participar deste momento. Sou defensora da vida, de outras vacinas, da prevenção e da saúde. Devemos valorizar a educação, a ciência, e isso pode ser conciliado mantendo uma crença, com as rezas e a medicina tradicional do meu povo”.

“Não fui para o hospital porque ajudava a cuidar de outras seis pessoas, precisava ter força para dar uma palavra de conforto e cuidar deles sem me abater. Tinha um oxímetro [equipamento que mede a saturação de oxigênio na corrente sanguínea], mas não media minha respiração para não me apavorar. Fiz o teste em 15 de junho e já estava curada.”, completou em entrevista à assessoria de comunicação do Governo do Estado de São Paulo.

A indígena concluiu a graduação em Assistência Social com bolsa integral pela PUC-SP no ano passado, com aulas à distância. “O sinal era horrível na aldeia, corria com guarda-chuva para baixo de uma árvore. Fiz meu TCC inteiro pelo celular”, contou. Agora, ela pretende fazer residência em Saúde Mental para continuar a contribuir com seu povo e manter viva a herança dos ancestrais.

8 comentários:

  1. Oxente! Como conseguiram essa vacina antes dos outros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na bahia temos governo! por isso conseguimos! e o rui costa entrou no stf para adquirir o que o governo federal jamais vai dar e nem cumprir a obrigação dele! viva rui costa que já tem aqui a vacina tanto que bem antes da privada da caganeira da anvisa galinheiro de bolsonaro autorizar, a bahia já tinha!!! viva rui costa.

      Excluir
    2. e essa bosta que alem de ter fumado vc comeu seu animal !

      Excluir
    3. Ela é moradora da aldeia multiétnica Filhos Dessa Terra, que fica na cidade de Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo. kkkkk esse comentário das 10:43 é demais, leia a reportagem kkkkk esquerdopata fanático...

      Excluir
  2. País de merda. PORRA, coranavirus tá nem aí pra indio, branco ou negro, vamaos vacinar tudos nesse pais de brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. Primeiro deram espelhos daí viram um mundo doente agora querem vacina

    ResponderExcluir
  4. Disse que a vacina chega hoje,segunda feira e que começará a vacina na quarta. Como Euclides da Cunha já vacinou?👀👀👀👀

    ResponderExcluir
  5. Faltou dizer que esses que foram vacinados em São Paulo são pessoas que já estavam participando das pesquisas. Hj vivemos um monte de notícias manipuladas.

    ResponderExcluir