sábado, 2 de janeiro de 2021

Líder Pataxó morre de Covid na Costa do Descobrimento

A comunidade indígena da Costa do Descobrimento está de luto pela morte de uma grande liderança, Jaguatiri Pataxó. Nas redes sociais, muitos amigos lamentaram a morte do indígena. Jaguatiri também foi brigadista do Ibama. O índio morreu vitima de Covid. O Instituto Pataxó de Etnoturismo divulgou uma nota nas redes sociais lamentando o fato. 

"É com muita tristeza que anunciamos o falecimento de Jaguatiri Pataxó, que passou pela Reserva da Jaqueira e se tornou uma grande liderança e brigadista do Ibama. Seu falecimento foi pelo Covid-19, levando a um ataque cardíaco. A Comunidade da Reserva Pataxó da Jaqueira lamenta muito a morte desse jovem guerreiro. Ele era um grande exemplo para nós. Que Deus conforte toda família". (O Baianão)

21 comentários:

  1. E Babau ainda vive ninguem nunca mais.ouviu falar depois que o Governo Bolsonaro assumiu

    ResponderExcluir
  2. Por mim matavamos todos esses vagabundos, pezam mas de 7 alrobas e só querem mamar na tetas do nosso dinheiro público
    Ainda bem que o nosso presidente acabou com essa farra da esquerda comunista.
    Grassas a deus tudo está meliorando a cada dia, o povo deichou de ser burro e enganado por lula caxasseiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um idiota, analfabeto !!! Um ESCROTO!!

      Excluir
    2. Vc é podre de alma

      Excluir
    3. O Crime de Ódio é uma forma de violência direcionada a um determinado grupo social com características específicas, ou seja, o agressor escolhe suas vítimas de acordo com seus preconceitos e, orientado por estes, coloca-se de maneira hostil contra um particular modo de ser e agir típico de um conjunto de pessoas.

      Os grupos afetados por esse delito discriminatório são os mais variados possíveis, porém o crime de ódio ocorre com maior freqüência com as chamadas minorias sociais. São consideradas minorias sociais aqueles conjuntos de indivíduos que histórica e socialmente sofreram notória discriminação. Como exemplo podemos citar as vítimas deracismo, homofobia, xenofobia, etnocentrismo, intolerância religiosa e preconceito com deficientes.

      O Crime de Ódio é mais do que um crime individual; é um delito que atenta à dignidade humana e prejudica toda a sociedade e as relações fraternais que nela deveriam prevalecer. Ele produz efeito não apenas nas vítimas, mas em todo o grupo a que elas pertencem. Assim sendo, podemos classificá-lo como um CRIME COLETIVO DE EXTREMA GRAVIDADE.

      A Declaração Universal dos Direitos Humanos assegurou a igualdade entre todos os indivíduos. Independente do grupo social ou do modo de ser e agir, todo ser humano tem o direito ao tratamento digno e imparcial.

      A Constituição Federal do Brasil afirma como objetivo fundamental do país a promoção do bem-estar de todas as pessoas, sem discriminações.

      O Código Penal brasileiro, por sua vez, assegura a punição em casos em que essa igualdade de tratamento não é aplicada e, assim sendo, ocorre discriminação.

      A lei nº 7.716 de 5 de janeiro de 1989 decreta que serão punidos “os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” (CRIME DE INCITAÇÃO AO PRECONCEITO).

      Há muitos tipos de Crime de Ódio que não são englobados pela Lei nº 7.716, porém todo e qualquer tipo de delito de intolerância vai contra as leis e encontrará amparo na Constituição.

      Excluir
  3. Analfabeto volte a escola para aprender a escrever, e lembre que quem deseja o mal a seu próximo para si mesmo chegará, aguarde imbecil.

    ResponderExcluir
  4. Índio com furinho no queixo. "Pode isso, Arnaldo?!"

    ResponderExcluir
  5. Conheci Jaguatiri Pataxó pessoalmente, quando trabalhei com ele na reserva Pataxó da Jaqueira em coroa vermelha. Pessoa íntegra, que defendia a sua cultura como poucos brasileiros. Importante liderança Pataxó, humano, sempre prestativo e interessado em contribuir e colaborar para a melhoria das condições de vida de seu povo e de toda a região. Amava a natureza e a defendia com unhas e dentes. Não aceitou esses comentários preconceituosos que li aqui. Ele era um verdadeiro guerreiro, brasileiro nato, honesto, responsável. Era o locutor oficial dos jogos indígenas. Com certeza toda a comunidade indígena da Bahia e do Brasil está de luto. Amigo Jaguatiri, vc mora em nossos corações e sempre será lembrado com alegria. Você merece o descanço de um verdadeiro guerreiro que era. Aweri!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sai daí, Claudio! Índio sanguessuga peso morto assim como vc... que se diz da Cultura, da agricultura popular mas é apenas um sanguessuga!

      Excluir
    2. Saia do anonimato e venha pra batalha do dia a dia.

      Excluir
  6. Que comentários são esses Verdinho? Crime de ódio e racismo. Isso não é opinião! Vcs tem responsabilidade civil e criminal pois há moderação nos comentários. E se começarem a aparecer abaixo assinados para que instituições como o Governo do Estado da Bahia, Vida Med, prefeitura de Itabuna e outros não coloquem propagadandas em sites que permitem disseminação de crimes de racismo, homofobia e demais crime de ódio? Será que muda essa postura? ou pode mudar pela consciência da responsabilidade?

    ResponderExcluir
  7. Verdinho, tome cuidado com os comentários racistas e preconceituosos que estão sendo publicados no blog. É inadmissível esses tipos de comentários numa notícia como essa e o pior é a publicação do mesmo. Isso dá processo.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! presado editor responsável pelo blog. Quero alertar que os comentários ofensivos e racistas contra uma liderança indígena, cidadão brasileiro, que merece nosso respeito e acaba de falecer é algo inadimissível, além de crime previsto em Cosntituição e Código Penal. O blog precisa assumir sua responsabilidade social e moderar tais comentários pois também é de sua responsabilidade. Respeitem as pessoas. Vams promover uma cultura de respeito

    ResponderExcluir
  9. Vai trabalhar e construir sua história mano. A inveja mata sabia!!!

    ResponderExcluir
  10. Saia do anonimato e mostra sua cara para eu jogar um processo em você. Aí vai ver com quantos paus se faz uma canoa...

    ResponderExcluir
  11. O Flávio Rachadinha tem pai famoso é xeretado por idiotas doentes políticos.
    Dos milhões roubados do povo por ele ( senador) muitos xeretas de calam.

    ResponderExcluir
  12. A liberdade o que é mesmo? Será que é crime ter liberdade? Depende qual liberdade? Liberdade de pensamento? Liberdade é um gênero? Mas a liberdade que vamos descrever é a liberdade de expressão, PT passou 14 anos no poder criou "é nós contra eles" eles referia todos que não era PT, ou seja a elite do Brasil, imagine que este que vos escreve um lascado sem eira nem beira elite, elite são os miliardários do Brasil, também, classe do proletariado e classe da burguesia
    enfim, ninguém contestava o discurso de ódio, além, de coagir, ameaçar, não vote em fulano ela é ladra vai tirar o bolsa família e seus filhos não vai mais estudar, não vai ter direito ir no hospital etc e tal.
    A TV mentia todo dia, era bilhões de pessoas bilionária no Brasil, acabou a pobreza no Brasil, só existe uma classe social no Brasil a elite, ninguém fez tanto por este Pais do que o PT, as pessoas estão fodendo mais e por ai vai[...].
    A liberdade de Expressão é isso que o noticiário entra todos os dias nas casas dos brasileiros aterrorizando, ameaçando, coagindo, implantando o medo ao longo destes últimos 11 messes, é morte, é extermínio, cemitério, velório, escavadeira
    em cemitério empilhando milhares de caixões fique em casa, fique em casa, não saia de casa, se traque na casa, isso é o que mesmo? Não é pior do que o tal discurso de ódio? "Nós contra eles" "eles não gostam de negros" "somente PT amam os negros" negros hoje entram na faculdade" "negros hoje come três vezes ao dia"
    tal fato foi nos 14 anos do PT, nenhuma vozes batia de frente a não ser a voz deste que vos escreve no blog do pimenta na Muqueca quando era mais lido, espaço que o Verdinho ocupou.
    Finalizando, o que existe é um descompasso entre não quer ser massacrado e outro
    que pode massacrado literalmente na mídia, um que detém poder e dinheiro não admite ser ultrajado e outro lado que quer a coisa certa, equilibrada, no popular sem corrupção, sem roubalheira é massacrado por aqueles que se esconde contra a liberdade de expressão deste que seja a favor do mesmo, censura expressão que vá de encontro seus próprios interesses, tal fato não é novo, em Cuba é assim, Venezuela é assim, o nazismo foi assim. O Brasil vive assim com a Rede Globo de Televisão, a mesma é o maior perigo da humanidade, não é nenhum exagero. "Se queres fazer uma guerra mim entregue o domínio da comunicação, antes das pessoas serem atacadas elas já começam atirarem e fazer a guerra" Dr. Goebbels.
    As pessoas estão extasiadas nestes últimos 11 meses e morrendo em casa entes de ser cometido por coronavírus, perfil desta legião pessoas acometidas de cuidados médicos diversos e preferiram morrem em casa do que se contaminar pelo Terror implantado pela liberdade de expressão da Rede Globo, mas este que vos escreve teve o facebook cancelado por falar mau do PT, mas se fosse meter o cacete literalmente no Presidente do Brasil é liberdade de expressão e neste mister o Brasil vive uma ditadura no biombo de democracia e liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  13. Filho de Mutuns, vc não passa de um idiota letrado cheio de ódio. Estamos vivendo sim uma ditadura miliciano, ou você vive em outra dimensão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um palhaço tabacudo, se esconde com o nome de FILHO DE MUTUNS, faz texto longos e idiotas, só prega violência, é um xereta da elite fraudadora e corrupta, defensor do Flavio Rachadinha.

      Excluir
  14. Nossa q comentarios estúpidos. Um ser humano não tem o direito de morrer em paz mais só pq defendia ser o que sempre foi toda vida sem hipocrisias, um índio brasileiro! Tem gente que não merece a vida que tem. Qdo vc aponta um dedo, olhe q tem três apontando pra vc, santinho!

    ResponderExcluir
  15. Nossa q comentarios estúpidos. Um ser humano não tem o direito de morrer em paz mais só pq defendia ser o que sempre foi toda vida sem hipocrisias, um índio brasileiro! Tem gente que não merece a vida que tem. Qdo vc aponta um dedo, olhe q tem três apontando pra vc, santinho!

    ResponderExcluir