sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Arquiteto que projetou Casa de Jorge Amado é encontrado em MG após desaparecer na BA

O arquiteto Gilberbet Chaves de Oliveira, de 93 anos anos, que desapareceu na região do Canela, em Salvador, foi encontrado na cidade de Uberaba, em Minas Gerais, nesta sexta-feira (5). Ele foi o responsável por projetar a famosa Casa de Jorge Amado, no bairro do Rio Vermelho.

A informação foi confirmada pela filha dele, Helena Chaves, e pela polícia rodoviária mineira. Segundo Helena, Gilberbet está bem fisicamente, mas debilitado emocionalmente. Providências já estão sendo tomadas junto as autoridades, para que o arquiteto seja trazido para a Bahia.

"Meu pai está bem, graças a Deus. Apenas muito debilitado e muito triste. Muito debilitado emocionalmente. Graças a Deus ele foi achado e a gente já está tomando as providências com autoridades de Uberaba e daqui. Só tenho a agradecer o carinho, as orações. Eu estou ainda muito emocionada com tudo isso, porque não foi fácil. Graças a Deus, Deus iluminou e protegeu meu pai, e o espírito de luz também, guiando ele", disse ela.

Na manhã desta sexta, Gilberbet está em um posto da policia rodoviária de Minas Gerais, esperando família buscá-lo. De acordo com a polícia mineira, ele pegou um ônibus com destino a São Paulo e desceu no caminho, na cidade mineira, após ter um surto.

A família demorou de ser localizada pela polícia, porque o arquiteto tem dislexia – um distúrbio de aprendizagem que causa dificuldade na fala e na escrita. O arquiteto desapareceu na tarde de quarta-feira (3). Ainda não há detalhes sobre como ele sumiu, nem como foi parar em Minas Gerais. Um boletim de ocorrência chegou a ser registrado na Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP).

Gilberbet Chaves foi amigo próximo do casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. Em Salvador, ele foi o responsável por projetar a famosa Casa de Jorge Amado, onde o casal morou no bairro do Rio Vermelho.

O imóvel, que fica na Rua Alagoinhas, acabou sendo transformado em um museu, onde é mostrada a história do casal e sua produção artística e literária. Na literatura, inclusive, Gilberbet virou personagem no livro Dona Flor e Seus Dois Maridos, escrito por Jorge Amado e publicado em 1966.

2 comentários:

  1. Como esse velhote foi parar em Minas?🤔
    Até agora estou pensando...de carro? De moto? De avião? São mil e tantos Km

    ResponderExcluir
  2. Essa filha dele hen,bonita pra porra!

    ResponderExcluir