quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Lacen-BA detecta seis linhagens diferentes de coronavírus

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN/BA), que é a terceira maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, identificou a circulação de seis linhagens diferentes de coronavírus, após realizar o sequenciamento de 48 genomas do SARS-CoV-2. 

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, nenhuma delas refere-se aos tipos encontrados em Manaus, África do Sul ou Reino Unido, que são cepas mais contagiosas. "As análises contemplam amostras dos cinco últimos meses e demonstram que a vigilância estadual está ativa, possibilitando avaliar a dispersão do vírus no estado e investigar novas linhagens. Os seis diferentes tipos de coronavírus encontrados são subtipos do SARS-CoV-2 e não detectamos um risco aumentado para estas linhagens”, afirma.

Nos últimos anos, o Governo do Estado investiu mais de R$ 20 milhões no laboratório. A se torna agora referência nacional para fazer o sequenciamento genético de amostras da Bahia e de outros cinco estados (Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte).

2 comentários:

  1. Essa coisa de Vigilância Sanitária é uma vergonha. A pessoa a procura (liga) informa que está com os sintomas, ou seja suspeita. Então eles indicam pra fazer o exame no Candinha Dórea e tchau, mais nada, não existe acompanhamento nem mesmo uma ligação pra saber se a pessoa está viva ou já morreu. Falam que o resultado sai de 07 a 10 dias, porém vc tem que se humilhar pra que eles informem se foi POSITIVO ou NEGATIVO. Maior parte sempre POSITIVO e aí vem o X da questão, eles não se movem pra nada, apenas pede pra ir buscar a alta e vc que se dane pra lá. Esse é o nosso Brasil. Que pena!

    ResponderExcluir
  2. Vá vocês tudo procurar o que fazer filhos de Belial.

    ResponderExcluir