sábado, 27 de fevereiro de 2021

Operação Oxigênio orienta e fiscaliza feirantes e consumidores no Centro Comercial

A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias de Segurança e Ordem Pública, Saúde, Infraestrutura e Urbanismo e Indústria Comércio, Emprego e Renda, promoveu na manhã deste sábado, dia 27, ações de educação sanitária, orientação e fiscalização de feirantes e consumidores do Centro Comercial de Itabuna. Também sendo feita a distribuição máscaras faciais.  

Até as 5 horas de segunda-feira está em vigor a restrição aos estabelecimentos comerciais e de serviços não-essenciais, determinada em decretos pelo governo estadual e o município. A medida decorre da necessidade de se evitar a disseminação do novo coronavírus em aglomeração de pessoas, devido ao aumento de casos de internações de pacientes na UPA 24 Horas e nos hospitais e superlotação de leitos clínicos e de UTI. Também objetivo reduzir a curva de novos casos da doença.  

O decreto assinado pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), também prevê novas restrições de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20 h às 5 horas de segunda-feira.

Na noite de ontem foram instalados gradis, barreiras e toldos em acessos ao Centro Comercial, a maior central de abastecimento da cidade, para facilitar o trabalho de orientação e fiscalização dos prepostos das secretarias, Guarda Civil Municipal e polícias Militar e Civil. Em paralelo, avisos sobre os cuidados que as pessoas devem ter para evitar a contaminação foram veiculados por sonorização de uma motocicleta. 

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública coordenou ações contra comerciantes que insistiam em abrir atividades comerciais não autorizadas no centro da cidade, onde uma unidade de uma cadeia de lojas de móveis e eletrodomésticos mandou que colaboradores trabalhassem sem uniformes, em meia porta, na tentativa de burlar a fiscalização. A loja foi autuada pela fiscalização.

Na Rua Castro Alves, no Bairro Califórnia, o dono de um bar vendia bebidas, ameaçou que ninguém o faria parar de vender, pois,  ficava de dentro do bar com uma pessoa do lado de fora da grade fazendo as vendas por  uma porta lateral. Uma viatura do 15º Batalhão de Polícia Militar foi acionada pelo Comando e cessou a atividade ilegal.

Na noite sexta-feira, as ações da Operação Oxigênio em toda a cidade resultaram na abordagem de 85  pessoas, inibição de 12, por descumprimento dos decretos; 10 estabelecimentos abordados, quatro residências e dois veículos, um carro e uma moto, e uma motocicleta removida. 

Foram mobilizadas 12 viaturas e efetivos da Polícia Militar (7), Secretaria Indústria, Comércio, Emprego e Renda (6), Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (3), Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de saúde (5), Guarda Civil Municipal (4), Secretaria de Transportes e Trânsito (5) e Polícia Civil (4), totalizando 34 profissionais.

As ações de fiscalização da Operação Oxigênio prosseguem neste sábado e domingo. A Secretaria de Saúde mantém a recomendação para que seja mantido o distanciamento social e que se evitem aglomerações. As pessoas devem usar máscaras e higienizar as mãos com água e sabão e álcool gel a 70% e sair de casa, se for estritamente necessário. 

27 comentários:

  1. Cadê a gratidão do povo de itabuna, para ver os serviços público funcionando, fiscalização etc, excelente administração do prefeito, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parou tudo e a trifil trabalhando dobrado.

    ResponderExcluir
  3. Que Lokedaw é esse que vc vê o povo para cima e para baixo nas ruas , fiscalização que é bom nada ,o povo não tá nem aí para nada ,nem se preocupam com os dados nem de aumento e nem de morte

    ResponderExcluir
  4. No centro não tem ninguém mesmo ,mais eu quero vê a fiscalização é nos bairros ,com os bares de porta baixada e os clientes dentro do estabelecimento

    ResponderExcluir
  5. Quem mandou matar PABLO BARRETO?

    ResponderExcluir
  6. Vocês deveriam vir fiscalizar era os condomínios São José, Juliana e Gabriela. Por aqui ninguém usa máscara. venham pra Ka e verão o que eu estou falando.

    ResponderExcluir
  7. Só se eles estiverem cego ou fax vista grossa porque na california aglomeração nos mercados praças sacolão na praça e muito Mas. Só não pode trabalhar os pobres. Só os ricos .me polpa viu.

    ResponderExcluir
  8. Imaginei os outros bairros .É está história de vacina hoje ser A que não vai ter aglomeração pelo amor de DEUS. Sejam realitas

    ResponderExcluir
  9. Todos estão nas ruas. Mas só pra fazer valor a autoridade capaz de dizer que foi ótimo..querermos trabalhar . Como mercados sacolão .

    ResponderExcluir
  10. Eu não sabia que indo nestes lugares e os funcionário deste lugares que vai para casa e todos que entram lá são imunes ao Covid

    ResponderExcluir
  11. Agora os boletos vai chegar com juros quem paga para população Augusto Rui. Sera

    ResponderExcluir
  12. Isso não se faz escolher quem pode abri seus comércio . Quem vai pagar nossos boleto que com certeza vem com juros

    ResponderExcluir
  13. Aqui na california sacolão mercado todos aglomerado eu só não sabia que estes lugares eram imunes não pegamos Covid me poupe

    ResponderExcluir
  14. Aqui passam fiscais polícia gente sem máscara na frente deles gente sentado s nas praças e fazem nada

    ResponderExcluir
  15. Se cuide galeria porque só E fiscalizado e pego quem da azar .na hora porque fiscalizado não tem nada disso . Aqui na california tudo a zoi

    ResponderExcluir
  16. A diferença é que tirou dos bares para dentro das casas as aglomerações. Se hoje com a chuva vão dizer que o povo ficou em casa .kkk me poupe

    ResponderExcluir
  17. Não adianta , as fiscalização não fazem nada , ontem teve várias agromeraçáo e liguei pra guarda , só perda de tempo , ninguém apareceu pra fz um oi

    ResponderExcluir
  18. A vagabundagem continua, um monte de lojas no São Caetano ontem a meia porta, com gente aglomerada dentro! Quando passa a fiscalização alguém avisa eles correm e fecham as portas com o povo aglomerado dentro! Tomara que essas desgraças morram tudo de covid!!

    ResponderExcluir
  19. ACADEMIAS E ÔNIBUS LOTADOS, BARES FECHADOS COM GENTE AGLOMERADA DENTRO, OS MESMOS SÃO AS LOJAS DA FEIRA DO SÃO CAETANO, MEIA PORTA COM GENTE AGLOMERADA DENTRO, QUANDO A FISCALIZAÇÃO PASSA, FECHAM COM O POVO AGLOMERADO DENTRO!! DESSE JEITO É DAÍ P PIOR!! A IGNORÂNCIA DO POVO É UMA DESGRAÇA!

    ResponderExcluir
  20. Estão precisando fiscalizar os MERCADOS do São Caetano.
    Vigilância sanitária deixando a desejar, dando entender que comem uma pontinha pra não multar. É muita sujeita e eles passando por cima

    ResponderExcluir
  21. O que eu acho engraçado é , Itabuna está praticamente na mão da bandidagem, assalto a toda hora , assinatos a luz do dia , e não vemos nenhuma operação para o combate a criminalidade, agora repreender o trabalhador
    É mais fácil do que o bandido, fecham o comércio, por causa dos irresponsáveis que se aglomeram em paredões e festas clandestinas.É melhor ser bandido no Brasil??

    ResponderExcluir
  22. AQUI EM ITABUNA NADA DISSO FUNCIONA! LOCKDOWN, TOQUE DE RECOLHER, DISTANCIAMENTO SOCIAL, RESTRIÇÕES DE COMÉRCIO, NADA FUNCIONA!! O POVO TEM QUE SE LASCAR, MORRER TUDO!! HJ TINHA LOJAS A MEIA PORTA NO SÃO CAETANO, AGLOMERAÇÃO NA FEIRA, ÔNIBUS LOTADOS, ACADEMIA FECHADA COM GENTE AGLOMERADA DENTRO, TEM JEITO NÃO!! O POVO É IGNORANTE, TOMARA QUE MORRAM TUDO.

    ResponderExcluir
  23. Atenção fiscais do trabalho e fiscais vigilância sanitária.Há um decreto em andamento a ser respeitado,mas o pessoal da confeitaria "DIVINO BOLO"além de explorar seus funcionários extrapolando horário de almoço,intervalos,trabalham com funcionários sem carteira assinada,com horario apenas de tentar e não pagam horas extras.Sendo que a mesma tem uma dona e proprietária que destrata seus funcionários com palavras pesadas agressivas. Favor verifiquem !

    ResponderExcluir