sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Prefeitura de Itabuna decreta nova restrição na circulação noturna de pessoas

Devido ao aumento de casos e internações por Covid-19, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), assinou Decreto nº 14.315, com novas restrições de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20 h às 5 horas, desta sexta-feira, dia  26, até segunda-feira, 1º,  no Município de Itabuna, conforme estabelecido no Decreto Estadual n° 20.254 do dia 25 deste mês. 

O Decreto será publicado no Diário Oficial do município nesta tarde. De acordo com o Decreto Municipal, os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período estipulado, para a garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores até suas residências.

Ficam autorizados, somente o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas a saúde, comercialização de gêneros alimentícios, feiras livres, segurança e ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde, em todo o território do Município.

O Decreto diz que, consideram-se serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações.

Os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação poderão ter seu funcionamento estendido até a meia-noite. As atividades não essenciais deverão encerrar seu funcionamento hoje, nos seguintes horários: 

17 horas, o comércio de rua; 18 horas,  bares e restaurantes, com atendimento presencial; e 19 horas,  shoppings, galerias de lojas e demais centros comerciais. Pel Decreto, não serão consideradas como unidades de saúde os estabelecimentos de serviços estéticos.

Ficam excetuadas da vedação prevista, as hipóteses de deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos ou situações em que fique comprovada a urgência. Tais restrições não se aplicam aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança.

Também ficam excetuados:  O funcionamento dos terminais rodoviários, bem como o deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização desta atividade fim; Os serviços de limpeza pública e manutenção urbana; Os serviços de entrega em domicílio (delivery) de farmácia e medicamentos;  As atividades profissionais de transporte privado de passageiros; e o deslocamento de passageiros para o aeroporto de Ilhéus e retorno.

A venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), também fica  vedada, assim como a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras durante o período, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.

Durante os períodos de restrição, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e dos Centros de Distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores ficam autorizados. Ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, religiosos, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica. 

O transporte urbano no sábado e domingo, dias 27 e 28, será até as 20 horas. 

A Guarda Civil Municipal apoiará as medidas necessárias tendo em vista o disposto neste Decreto, em conjunto com Polícia Militar da Bahia – PMBA, nos termos do que dispõe o Decreto Estadual.

21 comentários:

  1. Augusto Castro votamos em você pra ser prefeito de Itabuna e não capado de Ruim Bosta, eleições viram e você verá a resposta, tem muitas maneiras de se cuidar contra essa pandemia, vá fiscalizar as feiras livres, os bancos super lotados e sem nenhum protocolo, porque não fizeram toque de recolher nas eleições? Como sempre dinheiro muito é o que vocês políticos visam pro bolso de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra completar; O que trás aglomeração são servicos que nao sao essenciais como os bares com som ao vivo, academias, igrejas, cinemas.

      Excluir
  2. Pelo que está no decreto municipal de Itabuna-BA, fica suspenso o transporte urbano no sábado e domingo, dias 27 e 28 de fevereiro.

    ResponderExcluir
  3. E a trifil é essencial em que?? Pra continuar funcionando...com tantos funcionários contaminados lá dentro contaminados e continuam trabalhando colocando a vida dos outros em risco...cadê vc seu prefeito??? Tem que permanecer aberto pra doar máscara pra prefeitura???

    ResponderExcluir
  4. Augusto castro enganou meio mundo de otários nessa campanha viu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Pau mandado do Governador. As mesmas palavras que o governador Ruim Bosta publicou no Diário Oficial. Todos farinha fo mesmo saco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiversemos elegido um dos dois médicos, com certeza seria diferente.

      Excluir
  6. Augusto Castro tá certíssimo.
    Os derrotados têm que aceitar o resultado das urnas.
    Têm que aceitar as recomendações da medicina.
    Têm que aceitar as determinações do prefeito.

    ResponderExcluir
  7. Sem mais: Augusto é uma Decepção!
    CANALHA!
    TODOS OS TRABALHADORES IRAO LEMBRAR DE VC. CHUPA SACO DO GOVERNADOR

    ResponderExcluir
  8. O grande problema é direcionar o município achando que é capital. Salvador é diferente de Itabuna. Infelizmente os órgãos competentes daqui da região segue o prefeito de Salvador somado por Rui capeta. Já sofremos com tantas pessoas doentes, desempregadas e agora decretos de isolamento sem soluções para a população. Queria saber dos leitos? São Lucas vai abrir que dia? As vacinas do governo Federal vão utilizar quando? Tudo isso o governo pTistas de merda mandando no estado e fazendo de Augusto mais um pal mandado. Felizmente, temos três municípios que não se calam e que não aguentam mais. Porto Seguro/ Vitória da Conquista/ Teixeira de Freitas. Isso sim é liderança competentes e que assume o comportamento com a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretissimo seu comentário...

      Excluir
    2. Um ano de pandemia... e a unica coisa que esse governador sabe fazer é Toque de Recolher e Lockdown... e ainda parece um tirano quando fala nas entrevistas, parecendo que não foi o povo que o elegeu.

      Excluir
  9. A trifil tá funcionando normal cadê a fiscalização, 70% dos funcionários tudo contaminado

    ResponderExcluir
  10. Os hipócritas adoram culpar as autoridades pela irresponsábilidade deles. Os caras n usam mascara p nada, causam o caos na saude. Rebanho de fdp sem noção

    ResponderExcluir
  11. Galera, as autoridades estão certas. Se as pessoas n conseguem entender pelo lado bom q usar mascara salva vidas, tem q entender pelo lado ruim

    ResponderExcluir
  12. A trifil tá trabalhando normal cadê a fiscalização, 70% dos funcionários estão contaminados.

    ResponderExcluir
  13. Os donos de bares São os q mais reclamam, mas é dificil vc entrar em um q eles estão seguindo os protocolos. Gente burra tem q se fuder mesmo

    ResponderExcluir
  14. A culpa disso tudo é de bolsonaro que incentiva as pessoas a n usarem mascaras e dos retardados que param p seguir uma mula daquela

    ResponderExcluir
  15. Povo burro so aprende na bruta. Usem mascara rebanho de fdp q o comercio n fecha

    ResponderExcluir
  16. Mesmo sabendo que restrições não salvar a cidade dessa doença maldita , mas sim seguir protocolo de prevenção coisa que a maioria dos políticos não querem fazer sacrificando a saúde das pessoas depois chamam o atual PR de genocida viu ???

    ResponderExcluir